malucando 0 Denunciar post Postado Março 5, 2008 Olá pessoal estou com problemas com a consulta sql, pois sou iniciante.gostaria de saber como consultar o nome do credor por qualquer parte da palavra, ex: tenho um credor chamado joão paulo, e gostaria que se pesquisasse por paulo, joão, joão paulo, joao, me retornasse no dbgrid este credor,segue abaixo o modelo que estou fazendo mas que apenas consulta pela primeira palavra do nome: with adoquery1 do begin close; sql.clear; sql.Add('select * from Credor where cod_credor is null'); if edit1.text <> '' then sql.add('and cod_credor =' + edit1.text); if edit2.Text <> '' then sql.add ('and upper(nome_credor)like' + quotedstr ('%' + uppercase(edit2.text) + '%')); open; end; Desde já agradeço a cooperação!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Miss 1 Denunciar post Postado Março 5, 2008 beleza malucando? Uma dica: Dê uma olhada nas Regras do Fórum aqui ,pois isso com certeza vai lhe ajudar a postar tópicos que sejam respondidos mais rápido ... Axo q se ajustar a 4ª linha do seu codigo vai funcionar ... with adoquery1 do begin close; sql.clear; sql.Add('select * from Credor where cod_credor is not null'); if edit1.text <> '' then sql.add('and cod_credor =' + edit1.text); if edit2.Text <> '' then sql.add ('and upper(nome_credor)like' + quotedstr ('%' + uppercase(edit2.text) + '%')); open; end; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
malucando 0 Denunciar post Postado Março 5, 2008 valeu cara,funcionou. muito obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
malucando 0 Denunciar post Postado Março 5, 2008 gostaria de saber agora como fazer para quando for pesquisado um nome que não esteja cadastrado dê um showmessage de não encontrado.estou usando o seguinte codigo: with adoquery1 do begin close; sql.clear; sql.Add('select * from Credor where cod_credor is not null'); if edit1.text <> '' then sql.add('and cod_credor =' + edit1.text); if edit2.Text <> '' then sql.add ('and (nome_credor)like' + quotedstr ('%' + uppercase(edit2.text) + '%')); if edit2.Text='' then showmessage('digite um credor.'); Open; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Miss 1 Denunciar post Postado Março 6, 2008 Para isso, use .RecordCount, ele retorna o nro de registros afetados pela sua Query... with adoquery1 do begin Close; SQL.Clear; SQL.Add('select * from Credor where cod_credor is not null'); if edit1.text <> '' then SQL.Add('and cod_credor =' + edit1.text); if edit2.Text <> '' then SQL.add ('and (nome_credor)like' + quotedstr ('%' + uppercase(edit2.text) + '%')); if edit2.Text='' then showmessage('digite um credor.'); Open; end; if adoquery1.RecordCout = 0 then begin ShowMessage('Nenhum Cliente encontrado!'); end; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites