Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

italberto

Livros para desenho

Recommended Posts

Em casa tenho muito livros de arte (desenho) que me ajudam bastante nos estudos. Os recomendo para iniciantes e intermediários. São muito bons, mas todos são em inglês.

 

  • Drawing Realistic Textures in Pencil - J. D. Hillberry
  • Dynamic Wrinkles and Drapery - Burne Hogarth
  • Pespective - A guide for Artists, Architects and Designers - Gwen White
  • Drawing Trees an Nature - A classic Victorian Manual - J. D. Harding
  • Drawing Nature - Stanley Malzman
  • The art of animal Drawing - Ken Hultgren
  • Drawing Portraits - Faces and Figures - Giovanni Civardi
  • Pencil Drawing Techniques - Davis Lewis
  • Drawing the Human Head - Burne Hogarth
  • Drawing Scenery: Landscapes and Seascapes - Jack Hamm
  • Drawing Dynamic Hands - Burne Hogarth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa valeu mesmo, alguns eu conhecia. São todos em inglês? E como posso encontra-los?

 

Grato \o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o primeiro – “Drawing Realistic Textures in Pencil (J. D. Hillberry)”. Comprei na Amazon. O livro veio impresso num tipo de papel que eu desconhecia (em livros) até a chegada do mesmo – tem a textura daqueles pôsters das locadoras de DVD, o papel realça os desenhos a lápis e a impressão que você tem é que você pode acompanhar passo a passo os desenhos feitos pelo autor/desenhista – olhando no livro (ao contrário da versão digitalizada), os detalhes dos desenhos do autor são impressionantes e o destaque vai pro tutorial de como desenhar a textura da madeira e do couro.

 

No entanto, eu jamais recomendaria este livro pra um iniciante (opinião particular) – o livro não ensina a desenhar, não dá dicas de proporção, valores, perspectiva, tonalidade, etc. O livro é indicado para desenhistas mais avançados e ensina técnicas alternativas de como conseguir texturas de alguns objetos como couro, vidro, metal (refletivo, velho), pele humana, madeira, etc. O livro é ótimo e barato – é um “devo ter” na biblioteca de cada desenhista a grafite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa valeu mesmo, alguns eu conhecia. São todos em inglês? E como posso encontra-los?

 

Grato \o

MajorCueca, comprei alguns pela amazon, e outros consegui com amigos que estavam morando fora do Brasil. Mas antes de ter os originais, consegui por aí todos os scans. Tenho todos aqui comigo, além disso tenho vários que não consegui encontrar para comprar em lugar nenhum. Apesar têlos todos em formato digital, resolvi comprálos por que gosto muito de ler um livro autêntico, folear, e nem sempre tenho um computador a mão quando resolvo ler. Além do mais, a qualidade das imagens na impressão ficam péssimas. Não me arrependo de ter comprado nenhum. Todos são maravilhosos. O último que comprei foi o "Desenhando com o lado direito do cérebro", que já foi muitas vezes citado aqui mesmo no fórum, infelizmente ainda não tive tempo de lê-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o primeiro – “Drawing Realistic Textures in Pencil (J. D. Hillberry)”. Comprei na Amazon. O livro veio impresso num tipo de papel que eu desconhecia (em livros) até a chegada do mesmo – tem a textura daquele papel pôster das locadoras de DVD, o papel realça os desenhos a lápis e a impressão que você tem é que você pode acompanhar passo a passo os desenhos feitos pelo autor/desenhista – olhando no livro (ao contrário da versão digitalizada), os detalhes dos desenhos do autor são impressionantes e o destaque vai pro tutorial de como desenhar a textura da madeira e do couro.

 

No entanto, eu jamais recomendaria este livro pra um iniciante (opinião particular) – o livro não ensina a desenhar, não dá dicas de proporção, valores, perspectiva, tonalidade, etc. O livro é indicado para desenhistas mais avançados e ensina técnicas alternativas de como conseguir texturas de alguns objetos como couro, vidro, metal (refletivo, velho), pele humana, madeira, etc. O livro é ótimo e barato – é um “devo ter” na biblioteca de cada desenhista a grafite.

 

É isso aí pester, esse livro , com toda certeza, não é para iniciante, talvez para alguém com um nível entre intermediário e avançado.Mas como disse, alguns são para iniciantes, como o "Perspective - A guide for artists, architects and designers", outros, como o "Drawing Scenery " são para intermediários. Esse livro citado por você, em particular, é o mais avançados dentre todos os da lista, mas acho que seria uma boa citá-lo, pois tem muito conhecimento para quem já sabe desenhar e quer aprimorar suas técnicas. Além disso, você tem que concordar que, a parte introdutória dele é perfeita para um iniciante em desenho, pois fala detalhadamente sobre os principais instrumentos de desenho. Valew pela correção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, essa semana estarei indo com meu pai ver uns livros e concerteza irei voltar com um desses fabulosos em mãos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tenho todos aqui. Consegui tudo emprestado com amigos e agradeço mais uma v por compartilhar o que mais me impressionou foi o citado ai pelo pester.

 

é SHOWWWWW o que o Genio Faz.

 

cara ele faz umas texturas muito doidas com o Grafite. Tudo bem, elee deixa claro que nao dá para se fazer com materiais comuns. Ele diz que com materiais apropriados dá para se fazer qquer textura.

 

Pow tb so no LAPIZAO mesmo seria impossivel ne.

 

 

Mas vcs nao tem noção do metal que o cara faz.

 

 

SHOW!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

italberto, o livro é bom, não tenho dúvidas, assim como os 39 reviews de usuários/compradores do site amazon também o classifica como um bom livro (li cada um deles antes de comprar). O primeiro capítulo do livro, que fala sobre os materiais usados pelo autor, não deixa a desejar e é um ponto forte. Dá pra tirar muita dica boa do livro – vale a pena ter na estante, a única reclamação que vi, é que ele é muito curto e que a contra capa diz que é indicado pra iniciantes – o que contradiz um pouco o conteúdo do livro – alguns ficaram decepcionados por isso e esperavam mais do Hillberry.

 

Pantoja, Hillberry é uma referência lá fora por suas obras da galeria Tromp le’Oil, dá uma olhada nos desenhos que estão no site dele (www.jdhillberry.com), a criatividade do cara impressiona. Em relação aos desenhos, se você achou os dele bons, dê uma olhada nos desenhos do Mike Sibley... ele somente usa lápis grafite e desenha “vida selvagem”. Eu comprei o livro dele mês passado (não livro, mas sim O LIVRO) e sinceramente, você não vê nenhuma diferença dos desenhos dele para foto... o cara passa cerca de 200 horas em cada desenho, os detalhes são impressionantes (o que não dá pra ver pelo site), não é a toa q mais da metade da primeira edição do livro dele foi vendida antes mesmo da publicação e olha que ele nem colocou o livro a venda em livrarias – produção e divulgação independente através de fóruns e do site (www.sibleyfineart.com).

 

italberto, se você achou a introdução aos materiais do livro do Hillberry bom, procure saber sobre a introdução de 45 páginas aos materiais usados por Mike Sibley, ele não só diz os materiais que ele usa, mas detalha passo a passo como utilizar os materiais. O livro é uma Bíblia – pra quem gosta desse tipo de desenho, esse não é um “devo ter”, mas sim um “venda todos os outros livros a grafite que você tem, e garanta o teu” – Li 23 páginas de reviews sobre o livro em um fórum de desenho no Art Papa – moderado por Hillberry (só tem monstro nesse fórum) (aconselho fazer o mesmo antes de comprar qualquer livro de instrução de arte) – não li um único review negativo. Pra ter uma idéia, o Workshop dele que foi feito em março, estava esgotado desde janeiro – cada Workshop que vai das 10:00 as 17:00 custa em média R$420,00. O cara é bom, vale a pena conferir as galeria dele tbm – destaque para dog in scenes gallery.

 

Pra quem não conhece... alguns desenhos dos usuários do Art Papa....

Hillberry - tudo o que você ve na imagem é desenho - inclusive o fundo, folhas, etc.

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Mike Sibley - Impressionante a delicadesa dos trabalhos dele - pena que não dá pra ver os detalhes no site e nas imagens na net, como são mostrados no livro.

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Paul Lung - Paciencia Chinesa no Grafite

desenho do pai

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Armin Marsmann - surge o boato que lançará o livro em breve - to na fila

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Todos esses são usurários do Art Papa - No fórum tem uma pá de monstros do desenho a grafite. Vale a pena conferir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei esquecendo de colocar a referência. Pra quem tiver interesse em saber mais sobre o livro citado acima... o nome é "Drawing from Line to Life". Na página do autor há páginas de amostra do livro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eheheheheheheheheheheheheh!!!!!

pester, você é o cara! estou boquiaberto com você!!! Parabéns por sua pesquisa, parabéns mesmo! Vou aproveitar cada linha do seu post!

Graças a colaboração e dedicação de todos que participam, este tópico está se tornando muito produtivo!

O desenho do Paul Lung é realmente d+!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cacetada, tem uns ai que nem parecem desenhos. O cara é mestre, vou ver se dou um jeito de comprar ou achar um e-book desse livro. Muito bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de informação PESTER!

 

esse livro que citou: "Drawing from Line to Life" e´a BIBLIA ? ou seria outro?

 

 

Adorei mesmo obrigado por compartilhar amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraco vélho, o cara é fodão mesmo, que perfeição! Preciso ter esses livros imediatamente!

 

Todas as referências bibliográficas que vocês citaram são de livros em inglês, tem algum em português à altura de um desses?

 

Falow abraços ae!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala italberto, valeu pela força. Se você gostou do desenho do Paul Lung, confira a galeria dele no DeviantArt (http://paullung.deviantart.com/gallery/). O cara é muito bom e parece ter uma fixação por gatos.

 

MajorCueca, ebook eu acho mais difícil, mas se quiser comprar – o único lugar disponível para venda é na página do autor (www.sibleyfineart.com) ou se der sorte, pode achar um pouco mais barato no eBay. Obs.: Ler um livro desses no PC é até um crime rsrsrsrs..... são mais de 625 imagens de desenhos a lápis em alta definição e ver os detalhes dos desenhos, pelo menos pra mim é essencial. Em todo caso se realmente for comprar e como é um livro caro, procure ver a opinião de outras pessoas pra ter certeza que realmente esse é o livro que você precisa.

 

Pantoja, quando eu disse que o livro é a bíblia, foi na intenção de dizer que é o tipo de livro que se deve sempre manter por perto e também em referência ao seu “tamanho” o livro é bruto. O que eu acho ruim na grande maioria dos livros (me baseando nos livros que eu já tenho e que me foram indicados como sendo os melhores por pessoas mais experientes), é que geralmente o autor faz o livro ou para um completo iniciante ou para desenhistas avançados.

 

A grande diferença que eu vi no livro “Drawing from Line to Life” é que ele aborda todas as técnicas que eu já vi em outros livros até hoje sobre o desenho a grafite (somente aborda esse material) e que o completo iniciante pode pegar o livro que não terá problemas - aprenderá desde o básico e evoluir com as melhores técnicas, assim como o desenhista avançado aprenderá muito – o livro é uma referencia. Dificilmente irá precisar de outro livro a respeito – ele aborda muuuuiiiiiiiita coisa.

 

A impressão é que realmente o cara colocou os 25 anos do seu conhecimento como desenhista profissional em um único livro. O livro é caro (mesmo para os padrões lá fora, mas como eu disse antes, eu li 27 páginas contendo reviews de compradores, do fórum Arte Papa – inclusive reviews dos usuários que fizeram os desenhos acima). Quase todos comentaram sobre o preço do livro – que era caro, mas em todos (não vi uma única reclamação quanto à qualidade do livro e/ou do conteúdo) disseram que o livro valeu cada centavo gasto e essa sensação eu também tenho. Sugiro que leia os reviews que estão disponíveis na net, para pegar opiniões de outras pessoas. De um Google. Só um detalhe – o livro é muito bem explicado... cada técnica utilizada é explicada detalhadamente em texto em conjunto com ilustrações (feitas a lápis) que mostram o passo a passo de como conseguir o resultado almejado. Pra quem gosta, acho que vale a pena dá uma olhada mais de perto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pester, valew pelas infos novamente!

 

Mas aee eu havia entendido o lance da "Biblia" hehehe so queria confirnar se era o “Drawing from Line to Life” mesmo!

 

e procurarei sobre ele.

 

A versao que você tem é ingles ou BR?

 

 

e o forum que se refere é ingles tb certo? o PAPA eu digo.

 

Abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.