LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 6, 2008 Galera to com dificuldade para resolver esses 2 exercicios e se alguem puder me ajudar eu agradeço: 3- Elabore um algoritmo que encontre todos os números divisíveis por cinco entre 5 e 1000, inclusive. O resultado deve ser a apresentação de uma lista com todos estes números. 5- Elabore um algoritmo que simule o enchimento e esvaziamento de uma caixa d'água. Defina sensores para a caixa cheia e vazia. Os resultados devem prever os alertas de caixa cheia e vazia para os comandos de encher e esvaziar. Deve ser previsto uma informação de caixa enchendo e caixa esvaziando para os momentos intermediários. Todos os dados necessários devem ser levantados pelos alunos. Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 jah q esta com dificuldades entaum você tento fazer certo?? entaum poste até onde conseguiw para podermos te ajudar na sua dúvida! dica: estude sobre o laço 'para'! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 o problema é que eu não sei nem por onde começar se alguem puder me ajudar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 ta bom jah q você qr um começo te passarei o comecinho, mas c empenhe em fazer: 3- . . para nums de 5 até 1000 faça se (nums % 5) = 0 então . . fim_se fim_para Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 eu nao sei fazer esses 2 ai to no inicio ainda do curso nao sei mta coisa queria ajuda de vcs ai pra me mostra como é tem um feito é facil aprende para o proximo mais começar do 0 sabendo pouca coisa complica :/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 entaum faz assim jah q você naum entendende sobre essas coisas, escreve oq acha q o programa fará.. tipo assim, escreva ql a lógica q você terá q empregar nele, assim eu irei tirando suas duvidas para você concluir esses exercicios! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 o 3 acho que até consigo fazer mais esse 5 eu nao tenho nem noção se você pudesse fazer tipo uma base dele pra mim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 oq eu entendi foi isso: // V para vazia // C para cheia caixa <- 0; status_caixa <- 'V'; Enquanto (status_caixa = 'V') faça Escreva("Digite a quantidade de litros que deseja colocar na caixa: "); Leia(litros); caixa <- litros; Se (caixa > limite_caixa) então status_caixa <- 'C'; Escreva("Caixa Esvaziando"); Senão Escreva("Caixa Enchendo"); Fim_se Fim_enquanto Olha minha lógica foi a seguinte a pessoa entra com qnts litros de água quiser, se com esses litros a caixa estiver dentro do limite ele exibe a mensagem de enchendo, caso contrario esvazia a caixa! qlqr coisa posta ae []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 eu atribui um valor x para limite_caixa dai eu boto um numero menor ele aparece enchendo e pede pra digitar litros dinovo como faz para aparecer caixa enchendo... e dai caixa cheia dps de um tempo tpw uns 3 seg Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 naum entendi :S Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 assim, se eu bota um valor acima do limite ele aparece "esvaziando" se eu botar um valro abaixo ele aparece "enchendo" só q dps de aparece enchendo ele aparece pra digitar um valor novamente eu queria saber como faz para aparecer assim Caixa enchendo... (dai espera uns 3seg) Caixa cheia fim. entendeu? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 nunca vi isso em portugol! em Linguagem C, sei q tem a função sleep! bom sei lah coloque para esperar uma tecla ow algo do gênero! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 eu não sei fazer isso se você puder me dizer Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 para esperar uma tecla! coloca um comando leia em uma variavel auxiliar! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Korosi 0 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 assim, se eu bota um valor acima do limite ele aparece "esvaziando" se eu botar um valro abaixo ele aparece "enchendo" só q dps de aparece enchendo ele aparece pra digitar um valor novamente eu queria saber como faz para aparecer assim Caixa enchendo... (dai espera uns 3seg) Caixa cheia fim. entendeu? Acho q pede pra entrar com outro valor novamente porque ele foi menor q a capacidade dela, nao?!Entao nao encheu a capacidade total... Foi o q entendi! Eu faria o seguinte (usei seu código quitZAUMMM,beleza): CODE // V para vazia// C para cheia caixa <- 0; status_caixa <- 'V'; Enquanto (status_caixa = 'V') faça Escreva("Digite a quantidade de litros que deseja colocar na caixa: "); Leia(litros); caixa <- caixa+litros; Se (caixa > limite_caixa) então status_caixa <- 'C'; Escreva("Caixa Esvaziando"); Senão Se (caixa=limite_caixa) então Escreva("Caixa Cheia"); Senão status_caixa <-'V'; Escreva("Caixa Enchendo"); Fim_se Fim_enquanto Assim, acredito eu, se a caixa tiver, por exemplo, 20 litros. E se você entrar com 10, ela vai anunciar q está enxendo, mandará status vazia, e pedirá mais...até encher, ou ultrapassar seu valor!! Só nao entendi a parte do "esvaziando"... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 Korosi, no exercicio pede para encher qdo você der o comando e esvaziar qdo você der o comando e por exemplo qdo você abrir o alg. ele dizer caixa vazia e esperar você dar o comando de encher dai ele aparece caixa enchendo... e dps caixa cheia e dps dar o comando de esvaziar e aparecer esvaziando e dps caixa vazia se puder me ajudar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 olha entaum oq você pode fazer é: Escreva("Caixa Enchendo"); //limpa tela Escreva("Caixa Enchendo"); //limpa tela Escreva("Caixa Enchendo"); //limpa tela Escreva("Caixa Enchendo"); //limpa tela Escreva("Caixa Enchendo"); //limpa tela Escreva("Caixa Enchendo"); //limpa telanaum lembro ql comando de limpar a tela.... ai ele vai ficar piscando a msg creio eu! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 entao dai fica piscando "Caixa enchendo" pisca umas 5 vezes por exemplo e aparece "Caixa cheia" dai fica nisso ate eu dar o comando de esvaziar dai pisca "Caixa esvaziando" e aparece Caixa Vazia eu queria ver se tem como só dar o comando de encher ate digamos 1000 litros, sem eu ter q digitar os litros, tipo atribuir o valor de litros da caixa mais sem digitar nada soh mandar encher e esvaziar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Korosi 0 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 Acho q entendi...você quer sem valores...só mandar um "encher" e aparecer "enchendo..." e depois "cheia"; é isso? Se for é bem simples... Faria algo assim: CODE PROGRAMA CAIXA D'AGUA caracter: status, comando inteiro: caixa status <- 'vazia' caixa <- 0 Escreva ("Caixa" status) Escreva ("Deseja encher ou esvaziar?") Leia (comando) Se (comando='encher') Entao Escreva ("Enchendo caixa") Para caixa=0 até 100 Faça caixa <- caixa+1 Escreva(".") Fim Para Escreva ("Caixa Cheia") Senão Escreva ("Esvaziando caixa") Para caixa=100 até 0 Faça caixa <- caixa-1 Escreva(".") Fim Para Escreva ("Caixa Vazia") Fim Começando com caixa=0 e Anunciando "Caixa Vazia". Mandando "encher", anunciava "Enchendo Caixa" e adicionaria "." até encher (caixa=100). E o reverso para esvaziar... Tá certo isso?? Não tenho muita experiencia, entao melhor nao confiar...hahahha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LucasPS 1 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 poderia só arrumar ali onde fica inicio e tals pq eu arrumei aqui e ta dando erro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites