Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lúcio Gomes

Novo sistema para publicar releases

Recommended Posts

Acabei de terminar um novo sistema de releases, que nada mais é do que uma área para usuários logados postarem um texto sobre novidades de uma campanha.

Ainda está em fase de testes, pois vou publicar no próximo mês. Como estou mais de 15 dias adiantado em meu planejamento e já terminei e testei todo sistema, percebi que um detalhe não está muito bom, que são os links.

A parte do sistema que exibe o conteúdo de um banco de dados é bem simples, pois tem uma página que lista os títulos de 10 em 10 releases (a paginação já está ok) e vem com um link em cada título, para ao clicar, ler o release completo e todos seus detalhes. O link está: site.net/secao_blog.aspx?release=3

O arquivo “secao_blog.aspx” é o arquivo que carrega algum conteúdo do banco de acordo com o ID do release que pega pela url, neste caso, id 3.

E usando esses mesmos arquivos, eu só queria mudar a url para que não aparecesse o nome do arquivo e extensão que estou usando e ao invés do ID aparecesse o nome de acordo com o título do release, exemplo:

site.net/seção_blog/release-titulo ou site.net/seção_blog/release/titulo

Mas não sei se devo usar o arquivo WebConfig e também não sei o que devo colocar nesse arquivo, ou como tratar a url no arquivo aspx. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode utilizar URL Rewriting

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms972974.aspx

Certo, existe o URL Rewriting que faz o esquema que eu preciso.

E eu posso utilizar o URL Rewriting do ASP.Net para ocultar outros tipos de extensões, como arquivos .htm, .php, .asp?

A minha principal necessidade, é fazer isso em um servidor de hospedagem e não local, por isso não tenho acesso ao IIS. Eu estava vendo o http://www.isapirewrite.com/ e tem um pacote lite, mas o completo mesmo é pago, eu preciso baixa-lo ou devo baixar e instalar outra coisa?

Para mais detalhes, há outros tutoriais (em português) sobre isso ou só no site da própria Microsoft?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, agradeço pela sua ajuda, mas realmente estou com muita dificuldade em encontrar esse material (tutoriais em português) na web ou aqui no fórum. Até o momento, os que eu encontrei, necessita ter acesso à configuração do servidor IIS e no meu caso eu não possuo este acesso, pois trata-se de um serviço de hospedagem online e não local. Se possível, você poderia me recomendar alguns links que falem sobre isso?

E sobre minha curiosidade: "eu posso utilizar o URL Rewriting do ASP.Net para ocultar outros tipos de extensões, como arquivos .htm, .php, .asp?"

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tenta entrar em contato com o seu servidor e veja se eles disponibilizam, provavelmente sim, conforme este artigo: http://imasters.com.br/artigo/5475/url...p_aspnet_ou_php irá funcionar para ambas as linguagens, mas tem que mexer no IIS.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, já entrei em contato com eles mas acesso ao IIS eles não disponibilizam e nem eles podem alterar determinadas configurações desse tipo pq se mudar pra mim, todos os outros sites sofrem essa alteração (segundo eles me informaram).

Páginas de erro também eles só permitem HTML, não pode usar página dinâmica.

Enfim, se você puder me indicar outros tutoriais que falem mesmo sobre como transformar as urls complexas em simples para linguagem ASP.Net sem a necessidade de modificar configurações do IIS, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.