djuris 0 Denunciar post Postado Maio 14, 2008 Ae pessoal! num consegui achar algo aqui no fórum que resolvesse minha dúvida.. to fazendo um sistema de cadastro e consulta em delphi e paradox eh o seguinte.... tenho um formulário de cadastro com Cod- * Nome CPF RG Quero fazer o seguinte, após preencher o cadastro, ao clicar em salvar que o sistema verifique se há algum registro com esse nome e CPF.... tentei fazer assim CODE if (tblFirmas.locate('Nome',nome,[])) and (dmfirmas.tblFirmas.locate('CPF',cpf,[])) then begin MESSAGEBOX(Application.Handle,'Esse registro já está no Banco de Dados'+#13+'Verifique os dados!', 'Aviso!', MB_ICONWARNING+MB_OK); sendo que a váriavel nome, recebe o digitado na DBEditNome e o CPF o digitado na DBEditCPF, mas ele faz a busca independente.... queria imprimir a mensagem so quando os dois corresponderem ao mesmo registro.... obrigado desde já Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Maio 14, 2008 Desta forma não vai funcionar, pois visto que a tabela da um locate e depois outro, o melhor é fazer uma query em separado somente para realizar esta consulta, algo como: CODE query.Close; query.SQL.Clear; query.SQL.Add('select *'); query.SQL.Add('from cliente'); query.SQL.Add('where cliente.nome = ''' + nome + ''''); query.SQL.Add('and cliente.cpf = ''' + cpf+ ''''); query.Open; if (not query.IsEmpty) then MESSAGEBOX(Application.Handle,'Esse registro já está no Banco de Dados'+#13+'Verifique os dados!', 'Aviso!', MB_ICONWARNING+MB_OK); query.Close; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites