Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Será que a Sun vai conseguir rejuvenescer o Java?

Recommended Posts

Será que a Sun vai conseguir rejuvenescer o Java?

Inovações tecnológicas podem, finalmente, transformar o JavaFX em um competidor mais sério ao Flex, Silverlight e ao scripting.

Por Infoworld, EUA

A Sun Microsystems está tentando rejuvenescer o Java, dizendo que a plataforma de 13 anos de idade pode ser a base para a próxima geração de tecnologias que vão freqüentar espaços como aplicações ricas de internet (RIA) e serviços baseados em cloud computing.

A empresa reiterou as suas intenções de catapultar o Java no setor de RIA com a tecnologia JavaFX. Para tanto, a Sun lançou melhorias como um codec de vídeo para a plataforma base em Java e prometeu o lançamento da plataforma de serviços em cloud chamada Project Hydrazine.

E segue o discurso da companhia de que é a maior empresa de software em código aberto do mundo.

“Parece que a Sun tem muito mais clareza hoje. Anos atrás, eu fiquei confuso com a direção que eles estavam tomando. Mas com a compra do MySQL e os esforços para o JavaFX, Swing e os clientes em RIA, parece que eles têm uma idéia bem melhor sobre o futuro”, disse Brad Molander, engenheiro chefe de software da National Information Solutions Cooperative (NISC).

Mas com o JavaFX, a Sun espera aumentar a presença da plataforma Java nos diversos tipos de sistemas para fazer da Sun a líder em RIA. Esse desafio é agressivo, já que o setor tem dois grandes e estabelecidos produtos – as tecnologias Flash e Flex da Adobe, a plataforma Silverligth da Microsoft e diversas linguagens de scripting. Você conhece os seis fatores que vão definir o sucesso ou o fracasso do Silverligth?

Novo Java além do JavaFX

A Sun apresentou algumas das capacidades do JavaFX, como efeitos visuais de alto nível e a capacidade de arrastar uma aplicação para fora do navegador. Os Java applets, aquelas aplicações cliente que deveriam ser o ponto alto do Java há muitos anos, serão ressuscitadas com o JavaFX.

A expectativa da empresa é que produtos mais concretos com JavaFX comecem a aparecer no final de 2008.

O projeto Hydrazine, prometido para 2009, consiste em uma infra-estrutura hospedada de serviços baseados em web e será um local para desenvolvedores e designers para colaborar, disse Bob Brewin, CTO da divisão de software da Sun.

O Hydrazine vai ter o servidor de aplicações GlassFish Java assim como diretório, identidade, armazenamento e capacidades de mensageria. O banco de dados MySQL também será usado.

Outra iniciativa, o projeto Insight, deve ser combinado com o Hydrazine para dar aos desenvolvedores informações sobre quem está usando os serviços que eles desenvolveram.

Representantes da Sun comemoraram o acordo com a On2 Technologies para fornecer codec de vídeo para a próxima atualização do Java. A falta de vídeo era uma grande falha do ambiente Java, disse Brewin.

A percepção sobre o Java em alguns círculos é de uma plataforma mais complexa do que as novas linguagens de scripting que caíram no gosto dos desenvolvedores web. Mas, em vez de enfrentar essas linguagens, a Sun continua pressionando para acomodar essas linguagens – incluindo Ruby e Python – tanto no Java Virtual Machine quanto no ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) open-source NetBeans.

Paul Krill – Infoworld, EUA

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/infra_estr...enescer-o-java/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não acho, vejo a Sun como uma empresa séria e que está sempre pensando no futuro.

Acho que a Sun vai continuar forte.

Sim continuará forte. Sim é seria, mas que se acha se acha... rsrssr

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.