Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jackson Dias

[Resolvido] Materiais para desenhos e pinturas

Recommended Posts

E ai iMasters! Bom pessoal, ultimamente venho me dedicando na medida do possível aos desenhos feito a mão.

Antes de participar do fórum eu fazia razoáveis desenhos usando somente uma folha e um lápis desses comum encontrados nas papelarias, e as vezes uma caneta esferiográfica preta.

Com algumas dicas tou começando a usar o lápis HB, 2b, 6b, borracha, estilete e a folha que uso é aquele famoso chamequinho A4 e uma dica que a D.Piotto me deu foi de usar contonetes para fazer os sombreamentos que foi uma excelente dica. Outra pessoa me deu a dica de usar também papel higiênico, dar pra fazer uns efeitos bem legais, assim meus desenhos vem melhorando razoávelmente.

Conclusão: diga quais os matériais você usa nos desenhos/pinturas incluindo os que você usa para dar efeitos tanto faz ser na hora de desenhar quanto de pintar também.

Isso vai ser uma troca de conhecimento muito boa.

E que venha o conhecimento!

Jackson Dias

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma maneira muito legal de conseguir efeitos em seu desenho é faze-lo sobre gesso acrílico. O gesso você encontra em qualquer loja de artesanato, é barato.

A gente começa usando um papel bem encorpado, de gramatura bem alta. Usando um pincel largo, aplicamos o gesso sobre o papel em camadas finas. Eu prefiro não diluir o gesso com água, mas se você quizer...

Dependendo da maneira como você aplica o gesso, vai conseguir uma texturas bem interessantes.

Deixamos secar e aplicamos outra camada. Repetimos a gosto. A grosso modo é o mesmo processo do texturato em paredes.

Uma vez seco é só começar a desenhar. O grafiti costuma ficar mais escuro sobre o gesso.

Você também pode usar o estilete para criar efeitos (normalmente em desenhos a nanquim). Podemos chamar isso de "scratchboard" dos pobres.

Compartilhar este post

Link para o post

Olás,

Essa questão dos materiais é muito importante.

Estou pesquisando bastante a respeito ultimamente e tenho chegado a algumas conclusões...

você tem a intenção que seu desenho dure, eu digo permaneça ao longo do tempo?

Use bons materiais...

Isso significa:

Use um papel de ph neutro (7) de preferência da gramatura ideal para o meio que você vai utilizar...

Pq? Os papéis comuns, como chamequinho, sulfites de gramatura alta, canson escolar, etc, fungam rapidamente, não retém muitos pigmentos e engruvinham com a utilização de qualquer medium dissolvido em água.

Os papéis mais porosos e texturados são melhores para aquarelas, gouaches e outros...

Falando em gouache, nenhum nacional presta...

Tem mais... eu comprei uma caneta (marcador) da marca staedtler (paguei caro!!!) e resolvi fazer um teste de resistência do material...

É simples, você preenche uma determinada área do papel com o pigmento, no caso a caneta, anota a data e deixa exposto ao sol... durante um tempo pré-determinado, depois você retira a folha e compara com uma nova... e vê se a cor desbotou e quanto desbotou...

O fato é que em UMA SEMANA, das 12 cores que eu testei, 03 sumiram... simplesmente sumiram do papel... Isso significa que apesar de cara, importada e de marca boa, a caneta é uma bosta... e que desenhar com ela é fazer um desenho com prazo de válidade!!!!!

Agora sempre faço esse teste com todo material....

Se você usa lápis da linha B (5B, 6B, etc) ou dermatográfico, ou pastel e precisa de verniz, não use os nacionais... eles modificam muito a cor original... Se n tem grana para comprar um importado, use laque de cabelo! O único problema é que ele deixa um cheiro residual... mas n interfere tanto no ph do papel...

Cola é outra questão... o idela é a cola de restauro... tb ph neutro...

Eu vou adorar se outras pessoas dividirem suas experiências com materiais nesse fórum...

E uma coisa eu sei... se algo quer de fato desenhar, a primeira atitude é trabalhar com bom material e deixar de lado o sulfite e material escolar... afinal de contas, se você treina com material ruim, tem resultado ruim, o que só pode ser frustante...

p.s. tem umas canetas naquin descartáveis que vem com a observação: resistente a luz e água, essas costumam ser boas...

p.s. 2 Uma das melhores marcas de lápis disponíveis no mercado brasileiro é a KOHINOOR TOISON DOR, experimentem...

Abraços a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.