Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SeaD

Usar ou não usar ?

Recommended Posts

Pessoal e o seguinte,

Trabalho em uma empresa aonde a maioria dos sites feitos são institucionais,

mas o que acontece que meu patrão ele sempre acha q tem que usar as cores do logo para desenvolver o site,

o que as vezes discordo pois tem empresa q manda fazer o logo no ze da esquina q nem sabe o q colocou no logo,

outra coisa q eu discordo que ele fala q qnd uma empresa tem um folder (ou qualquer outro material impresso para publicidade impressa),

tem q ser usado o padrão do flyer ou folder,

que tambem discordo pois se o kra quiser um site igual o folder tinha pedido pra mesma empresa fazer o serviço.

Eu sei que isso esta sendo mais um desabafo do que uma "duvida" mas eu queria juntar mais argumentos para um dia sentar e conversar com ele.

Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

Quem tem que decidir as cores do site, padrão do folder é o cliente e não o seu patrão.

Faça 2 amostras (1 com as cores da logo e outra com outras cores), dai quem decide é o cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro SeaD,

Creio que você não seja o único que passa por isso, no processo de criação da sites institucionais. Porém é preciso um pouco de postura e estudo para que se possa vencer essa barreira. Antes de mais nada, ainda precisamos nos conformar. Pois mesmo nos dias de hoje, em que a necessidade de desenvolvimento constante na comunicação que a empresas devem buscar. Ainda existem ciclanos e fulanos com logomarcas que não possuem nenhuma conexão com seu negócio e seus princípios. E isso, é claro, dificulta muito a vida de profissionais que venham a criar qualquer peça de comunicação para esse tipo de cliente.

Além desse problema, ainda existe o maior deles: a falta de definição de qual é a linha de comunicação que a empresa pretende seguir. Isso, sem dúvida, é o pior de todos os males. Pois afinal, muitas vezes somos forçados por anseios que não ideais, a criar estruturas totalmente desconectadas de qualquer tipo de necessiade real do cliente. E aí sim é que nós entramos numa fria. E isso sempre é muito complicado.

Procure traser informações sobre identidade visual e comunicação para a sua empresa. Principalmente para o seu patrão. Isso pode, com o passar do tempo sensibilizá-los sobre a realidade dos dias atuais e das pessoas que buscam fazer um trabalho sério de verdade com fundamentos profissionais.

;D

Compartilhar este post

Link para o post

Sead,

para isso existe o briefing.

explore ao máximo essas questões para que você crie melhor a partir do parâmetro fornecido pelo cliente.

porque quem realmente decide é ele.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, depende...

imagine se a logo começou errada.... por exemplo, o publico alvo da empresa é homens da 3ª idade, e o logo foi escolhido pela filha do seu cliente, que ficou apaixonada no logo em rosa choque e estrelinhas... Como fazer???

Eu acho que daí cabe a você conversar com o cliente, e deixar bem claro, que você tem duas opções a oferecer a ele... você pode fazer um site que agrade a ele/a filha dele... ou fazer um site com chances reais de dar resultado... acho que ele não vai ter duvidas... e se tiver... bom, se ele tiver... recuse o job, é pedir pra se "queimar", pq você vai acabar não conseguindo fazer de um jeito que agrade a ele, e que consiga realmente dar resultado... e você vai acabar ficando como o "desenvolvedor que não conseguiu resolver o problema dele"...

discordando um pouco da Gabys, nem sempre o GOSTO do cliente, é o melhor pra ele... acho que um site, já deixou há bastante tempo de ser um luxo, para o cliente inflar o ego pra falar que gosta do site, e passou a ser uma ferramenta de vendas, informação, etc que traga retorno para a empresa de seu cliente.

bom, acho que vão me chamar de xiita, mas vou recomendar um artigo aqui do imasters mesmo:

http://imasters.com.br/artigo/12022/ec...tem_site_e_dai/

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

essa questão é um pouco delicada.

Se puder, procure saber o motivo do seu chefe mandar fazer da forma como ele ordenou.

Muitas vezes o chefe também não concorda com o gosto do cliente, mas por algum motivo, interesses financeiros, relação comercial ou qualquer outa coisa, ele esteja mandando fazer da forma X e não da forma Y.

A melhor forma de resolver é com um diálogo aberto.

explique seu ponto de vista para que não fique sombra de dúvidas e tente saber do seu chefe qual a base de estudos para escolha ordenada. Se os argumentos não forem satisfatórios, há 2 possibilidades:

1- o motivo real não é da sua conta.. simplesmente faça, e se der algo errado a culpa nao será sua desde que deixe isso documentado. Explicando que a idéia foi uma ordem na qual você não pôde opinar em nada.

2- o seu chefe é burro mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

Esta história de quem manda é o cliente e quem ele sempre tem a razão, no mercado de design não existe.

O cliente não fez curso de design e muito menos cursou Publicidade & Propaganda.

Um bom profissional de design, tem que impor o conceito do material feito por ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.