Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wilson R Dutra

Lentidão no servidor

Recommended Posts

Olá caros amigos,

Tenho um servidor DELL Power Edge com 2GB de memória, um processador, rodando Windows 2003 Server e Oracle 9i Enterprise Release 9.2.0.7. Neste tenho duas instâncias instaladas onde uma é pouquíssimo usada que é para testes em aplicações já prontas e outra de produção mesmo, com acesso constante a mais u menos 20 usuários simultâneamente. Tenho configurado para meu banco de produção backup utilizando RMAN com backups incrementais e FULL. Desta parte do backup, graças a Deus, roda-se já a uns 5 anos e nunca tive problemas algum. Ontem, não sei por que e nem tive como conseguir ver, meu servidor estava com 100% de utilização da CPU, acarretando que ninguém consegui acessar as aplicações, ou seja, levava séculos para se conseguir. Verifiquei que o Oracle, que utilizava em média 300Mb de processamento passou para quase 1G. A máquina se encontrava tão lenta que nem mesmo eu conseguia entrar nela para poder verificar o que estava ocorrendo e aqui vai a minha pergunta e solicitação de ajuda:

____Com faço para verificar o que causou a lentidão. Digo em logs. Sempre verifico utilizando as ferramentas de análise, mas desta vez foi muito complicado. Vocês precisam de mais informações?

Agradeço enormemente a ajuda dos amigos e aguardo contatos.

Atenciosamente

Wilson Dutra

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wilson,

Geralmente, o que consome muito CPU no banco de dados é SELECT com um alto valor de PARSE ou Array Fecth, isso, tu poderia encontrar via relatórios do STATSPACK, porém, acho complicado conseguir logar-se no banco para conseguir tais tarefas.

Como existe 2 instâncias, deverá ter 2 ORACLE.EXE em execução, veja de qual instância está o maior consumo, se utilizar o Process Explorer (Ferramenta da SysInternals.com) conseguirá identificar qual instância pertence ao ORACLE.EXE.

Isso pode ser falta de estatísticas nas tabelas e pode estar provocando um excesso de CPU, veja se seu banco está em CUSTO e colete estatísticas das tabelas da aplicação e também dicionários de dados.

Não execute o RMAN nesses periódos que estiver realizado essa tarefa de tuning, pois ao alocar CANAIS para efetuar a cópia, esses canais alocam memória e consumo de CPU.

Passe mais detalhes, como espaço livro de memória, valor de page.sys, use o PERFMON para monitorar os processadores, veja o que foi alterado nas aplicações, passe os valores de SGA das instâncias e qualquer outra informação do ambiente será de grande ajuda.

Abraços, :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo Rodrigo.

Enfim descobri de onde surgiu o problema, porém estou procurando como resolver e se o amigo puder ajudar?! Ocorre que verifiquei o arquivo de dump e verifiquei que a criação de archives se deu naquele exato momento. Archives de 100Mb. Como posso fazer para que estes archives sejam gerados em escala baixa, ou seja, sem comprometer o processamento da máquina? ou, se eu diminuir o tamanho de criação deles, resolveria?

Agradeçoa ajuda dos amigos.

Obrigado.

Wilson,

Geralmente, o que consome muito CPU no banco de dados é SELECT com um alto valor de PARSE ou Array Fecth, isso, tu poderia encontrar via relatórios do STATSPACK, porém, acho complicado conseguir logar-se no banco para conseguir tais tarefas.

Como existe 2 instâncias, deverá ter 2 ORACLE.EXE em execução, veja de qual instância está o maior consumo, se utilizar o Process Explorer (Ferramenta da SysInternals.com) conseguirá identificar qual instância pertence ao ORACLE.EXE.

Isso pode ser falta de estatísticas nas tabelas e pode estar provocando um excesso de CPU, veja se seu banco está em CUSTO e colete estatísticas das tabelas da aplicação e também dicionários de dados.

Não execute o RMAN nesses periódos que estiver realizado essa tarefa de tuning, pois ao alocar CANAIS para efetuar a cópia, esses canais alocam memória e consumo de CPU.

Passe mais detalhes, como espaço livro de memória, valor de page.sys, use o PERFMON para monitorar os processadores, veja o que foi alterado nas aplicações, passe os valores de SGA das instâncias e qualquer outra informação do ambiente será de grande ajuda.

Abraços, :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigos. Alguem sabe como posso fazer para que meus archives quando criados nao tomem conta de 100% de processamento de CPU? Preciso desta ajuda. A maquina nao se portava assim e de repente ela passopu a consumir muita cpu para gravar os archives. Agradeço imensamente a ajuda.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Wilson,

Existem 2 correções.

1) Aumentar o tamanho dos membros dos grupos de REDO LOG do banco de dados, afim, de evitar de gerar tantos archives seguidos.

2) Aumentar o REDO LOG BUFFER da instância.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.