Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodney3400

Delphi vs Visual Basic

Recommended Posts

Nos ultimos dias andei pesquisando na net, sobre as diferenças entre Delphi e Visual Basic.

Muitos falaram das ferramentas que usam e criticam a outra.

Gostaria de abrir um debate aqui sobre a diferença das duas, tipo, mais funcionalidades, mais facilidade, melhor resultado, mais rendimento.

Será um tópico muito interessante e que muitas pessoas querem saber a respeito disso, mas o interessante seria mesmo, se alguem conhecesse as duas ferramentas, ou se já trabalhou com uma e hoje utiliza a outra, assim terá mais visão para as duas, e não defender a que sabe programar, pois a melhor linguagem é aquela que agente domina claro!

Obrigado.

Rodney Peixoto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como você mesmo disse no início do tópico sempre cada um defende a ferramenta que trabalha, eu particularmente parto do princípio de que toda a ferramenta e linguagem são excelentes para se trabalhar, basta apenas ser um bom programador para saber utilizar a mesma. Fica sendo a mesma discussão entre windows x linux, sendo vai ter os prós e contras para cada lado, e sempre cada um defendendo o seu, mas quero ver também se alguém já trabalhou com as duas ferramentas e pode dizer ao certo qual se encaixa melhor para o desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou tão bom em nenhuma das linguagens, mais vou dá um exemplo de 3 linguagens

VB

Pascal

Delphi

O VB é a mesma coisa do que o delphi só que a diferença é que você tem que desenha o gráfico na mente, e escrever em códigos. e também ele pode ler DLLs mais não pode cria-las ou edita-la^^

Pascal, mesma coisa que VB só que vem com uma estrutura desenhada, ou seja é lá e cá você tem que mexer metade em gráfico e metade em códigos. mais em códigos. Também não mexe com DLLs,

O delphi é mesma coisa que os 2 só que aborda menos aprendizagens em códigos, e delphi mexe com DLLs edita, e tem gráfico ótimos asim por dizer, códigos em delphi são mais fáceis de encontrar, e vem com uma formulario de fácil utilização, praticamente é mesma coisa do que você tá mexendo em photoshop, mais um pouco mais avançando ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns comentários...

... praticamente é mesma coisa do que você tá mexendo em photoshop, mais um pouco mais avançando ^^

Photoshop? Oq tem haver? *rs*

... e também ele pode ler DLLs mais não pode cria-las ou edita-la

Sobre esse negócio de DLL, ambas as ferramentas podem trabalhar com DLLs, criá-las, etc... Editar uma DLL? Não sei exatamente o que você quis dizer, mas, nenhuma DLL é editavel.

Eu não sou tão bom em nenhuma das linguagens, mais vou dá um exemplo de 3 linguagens

Outra observação... Delphi e Visual Basic não são linguagens de programação, são ferramentas RAD (Rapid Application Developement), as linguagens de programação, destes casos são Object Pascal no Delphi e Basic no Visual Basic.

... e tem gráfico ótimos asim por dizer

Esse negócio de "gráficos ótimos" não existe. :)

Ambos tem o mesmo gráfico, pois este recurso é diretamente relacionado com a versão da IDE e o sistema operacional, neste caso, o Windows.

Minha opinião...

Já trabalhei com ambas as ferramentas e posso dizer com toda certeza que são bem diferentes, sim, no final elas servem para fazer a mesma coisa, software comercial de maneira rápida, mas é complicado colocá-las frente a frente. Vou tentar comentar um pouco sobre algumas coisas e, de certa forma, comparar as ferramentas.

Versões:

Atualmente o Visual Basic é uma ferramenta descontinuada, a ferramenta que o substitui é o Visual Studio, que trabalha com a plataforma .Net. O Delphi mudou menos se comparada com versões de anos atrás.

Se comparar as atuais versões, a plataforma .Net é bem mais completa que o Delphi, apesar de o Delphi ter também uma versão específica para desenvolver na plataforma .Net, mas a versão mais recente é para desenvolvimento Win32 (Windows 32 bits).

A última versão onde as ferramentas poderim ser comparadas diretamente seria até quando se ouvia falar em Visual Basic 6, na época a versão corrente do Delphi era o 7.

Linguagem de Programação:

Como eu já mencionei o VB usa o Basic e o Delphi o Object Pascal, não tem como comparar as 2 linguagens, ambas possuem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Logicamente que quem já teve contato com Pascal, vai ter maior facilidade em usar o Delphi e vice-versa.

A plataforma .Net possibilita que o programador tenha uma liberdade maior para escolha da sintaxe que deseja utilizar para desenvolver uma aplicação.

Empresas:

A Microsoft, que é responsável pelo Visual Basic e pelo Visual Studio, é a maior empresa de software do mundo e isto influencia muito quando grandes empresas decidem usar uma ou outra ferramenta. O Delphi por sua vez tem a poderosa Borland, que também é uma das maiores empresas de software mas não tão abrangente quanto a anterior. Atualmente há uma divisão da Borland específica para decidir sobre suas linguagens e ferramentas de desenvolvimento, esta divisão é chamada CodeGear.

Tecnologia: Vou levar em consideração apenas as ferramentas Visual Basic 6 e Delphi 7.

- Ambas as ferramentas podem ser programadas orientada a objetos ou orientada eventos, mas o VB não foi preparado para este paradigma de desenvolvimento;

- Ambas possuem inúmeras ferramentas e componentes desenvolvidos por terceiros, muitos deles livres ou gratuítos, acho que o Delphi leva vantagem nesse aspecto;

- O Delphi tem uma riqueza maior de componentes para composição de interfaces com o usuário, agilizando um pouco mais o desenvolvimento e as possibilidades das aplicações;

- O Delphi acompanha uma, dependendo da versão até duas, ferramenta para produção de relatórios integrada;

- A conectividade a dados também é mais abrangente no Delphi, podendo ser utilizado BDE, ADO, ODBC, DBExpress ou objetos de terceiros para conectividade a banco de dados de vários tipos. O Visual Basic usa ADO ou ODBC;

- O Visual Basic, por ter componentes mais integrados ao sistema operacional, cria executáveis mais limpos, como consequencia gera um arquivo menor e mais leve;

- Alguns efeitos ou recursos técnicos são mais fáceis de serem obtidos no Delphi, pela sua riqueza de componentes já integradas a IDE, lembrando que por este motivo a aplicação acaba ficando mais pesada;

- Ambas as IDEs são muito boas, cheias de recursos para agilizar o desenvolvimento e facilitar a produção de software;

Mercado:

No Brasil ambas as ferramentas são muito difundidas, as vezes, dependendo da região pode haver uma tendência a utilização de uma ou de outra ferramenta. Existe muito software legado desenvolvido em Visual Basic, o que acaba havendo uma necessidade de profissionais com conhecimento avançado nesta linguagem, para manutenção ou para migrar estes softwares para versões mais recentes ou tecnologias mais atuais. Vale lembrar do grande peso da marca Microsoft.

É por aí... caso lembre de algo, volto a postar. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos.

Fujica, eu acho que entendi o que voce quis dizer, ou seja, dizer o que há em comum e de diferente entre as linguagens.

No entanto temos que mencionar que muitas das vezes as diferenças entre o VB e o Delphi são mais gritantes do que o que há entre ambos em comum.

Na minha opinião o que há somente em comum entre o VB o Delphi é a disponibilização de uma interface gráfica e a implementação dessa interface pelos seus códigos, já sei, isso voce já disse , porém a facilitação que a interface gráfica disponibiliza os códigos para o desenvolvedor, até isso é diferente. Isto é, estou falando sobre Visual Basic 6 e não do Visual Studio Net, pois este último eu não o conheço, e já dizem que o mesmo já é orientado a objetos.

Principais diferenças entre VB e Delphi.

1º) A gama de componentes gráficos de Delphi é muito maior do que o Visual Basic, em suas interfaces gráficas.

2º) O Delphi é orientado a objetos e o VB somente orientado a eventos.

3º) Por ser orientado a objetos, o Delphi compila todas as bibliotecas dos seus componentes e linkedita tudo junto ao arquivo executável, já o VB não faz isso, voce compila e linkedita somente o código fonte do seu projeto, porém para que ele funcione até mesmo em diferentes versões do mesmo sistema operacional (Windows), as bibliotecas dos componentes tem que ser instalada separadamente, e isto é feito pelo próprio aplicativo que distribui o seu projeto.

4º) Só o simples fato de voce usar um recurso OO que é a herança de classes, o que permite o desenvolvedor criar os seu próprios componentes gráficos, já chega para o Delphi dar um banho na último versão do VB que ficou a muito tempo atrás na Versão 6, que começou timidamente a fazer implementação de classes e a criação de alguns objetos para conectar banco de dados.

E quanto ao Pascal, tudo bem, o Pascal é a linguagem que o Delphi usa, aliás, depois que a Borland descontinou os seus compiladores Turbo Pascal e Borland Pascal, implementou o Free Pascal para as primeiras versões do Delphi que mais tarde se tornariam o Object Pascal para o Delphi. Já o VB utilizava a linguagem Basic aprimorada, ou seja, comparar Pascal com VB ? Talvez será o que voce quis comparar Pascal com o Basic ? Só mesmo que ambos nasceram quase que na mesma época (Basic em 1964 e Pascal em 1970), mesmo assim ambas nem sonhavam utilizar um ambiente com uma interface gráfica.

Para sabermos um pouco mais sobre o VB e Delphi, veja estas pesquisas que fiz no Wikipedia.

Sobre o VB

http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_Basic

Sobre o Delphi

http://pt.wikipedia.org/wiki/Delphi_(lingu...a%C3%A7%C3%A3o)

Não estou aqui para puxar a sardinha para o lado do Delphi, até porque, a um ano atrás, deixei de desenvolver em Delphi, para desenvolver em JAVA, e a oito anos atrás deixei de desenvolver em VB para desenvolver em Delphi. O que acho disso tudo. Acho que voce tem que se adequar não só com a tecnologia de ponta, mas ter conhecimento em todas as linguagens que voce puder aprender, pois nada em TI é definitivo, entre procurar aprender Delphi ou VB, eu recomendo que voce aprenda os dois, e se possível sobre o Visual Studio NET que foi o aprimoramento do VB, e pasmem, aprendam também linguagem C++ que é o que o Linux mais usa, Cobol e Clipper, pois até hoje, vejo farmácias utilizando sistemas complexos em Clipper, e recentemente fui procurado por um dono de um delas, para desenvolver um sistema em Clipper, linguagem esta que deixei de desenvolver desde 1989.

Um abraço.

Jorge da Silva Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.