Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cazanova

configuração php no Ubuntu

Recommended Posts

Olá pessoal, estou tentando configurar o php no ubuntu, porem gostaria de alterar o diretorio do DocumentRoot para outro diretorio, estou tentando altarar o "/var/www/" para "smb://china/desenvolvimento-linux/" (é uma pasta dentro de um file-server em um windows).

ja tentei escrever assim, mas não rolou

[u][b]ORIGINAL[/b][/u]
DocumentRoot /var/www/
<Directory /var/www/>

[u][b]ALTERADO[/b][/u]
DocumentRoot smb://china/desenvolvimento-linux/
<Directory smb://china/desenvolvimento-linux/>

O arquivo que estou tentando altarar é o /etc/apache2/sites-available/default

Ubuntu é 8.04, apache 2, php5

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você não precisa alterar o DocumentRoot, basta criar um link simbólico apontando para outra pasta, por exemplo:

# ln -s /home/cazanova/projetosweb /var/www

Outra coisa, você não vai conseguir apontar o DocumentRoot para um repositório smb, sugiro usar o recurso smbfs. Exemplo:

# mount -t smbfs -o username=xxx,password=yyy //china/desenvolvimento-linux /var/www

Para instalar:

# aptitude install smbfs

Compartilhar este post

Link para o post

como faco esse comando para o Ubuntu?

comando

# ln -s /home/cazanova/projetosweb /var/www

fica

sudo ln -s /home/cazanova/projetosweb /var/www

estou correto?

para eu entender melhor esse comando

# mount -t smbfs -o username=xxx,password=yyy //china/desenvolvimento-linux /var/www

ele faz com que o diretorio /var/www busque os arquivos de //china/desenvolvimento-linux ?

ja viz o download da biblioteca smbfs atraves de sudo apt-get install smbfs

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ou menos...

Montar em Linux significa dizer, em outras palavras, "acesse".

Quando você instala o módulo smbfs este habilita que você monte sistemas windows para que acesse pela rede, mais ou menos como o recurso "mapear uma unidade" do Windows.

No Ubuntu, ou outro Linux, quando executo o comando:

$ sudo mount -t smbfs -o username=xxx,password=yyy //china/desenvolvimento-linux /var/www

Quer dizer que este vai montar uma unidade de rede do tipo (-t) smbfs no caminho /var/www, isto fará com que os arquivos que você acessa em /var/www seja os mesmos que estão armazenados na sua pasta remota no compartilhamento //china/desenvolvimento-linux

Se você precisa alterar os documentos deste compartilhamento, utilize também as opções:

$ sudo mount -t smbfs -o username=xxx,password=yyy,uid=cazanova,dmask=775 //china/desenvolvimento-linux /var/www

O comando sudo serve para executar tarefas como administrador do sistema (usuário root).

Qualquer dúvida, volte a postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Funcionou usando:

sudo mount -t smbfs -o username=xxx,password=yyy //china/desenvolvimento-linux /var/www

A única coisa que achei estranho é que quando reinicio o Ubuntu ele perde a configuração, isso é normal?

Desde já valeu..!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim... é normal.

Há um arquivo (/etc/fstab) o qual serve para inicializar as "montagens" do sistema, neste arquivo você pode incluir uma nova linha para que este sistema seja montado durante a inicialização, ficaria mais ou menos assim:

//china/desenvolvimento-linux /var/www smbfs username=xxx,password=yyy 0 0

Para entender um pouco mais sobre o arquivo fstab:

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-disc.html

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/FSTAB-...o-e-parametros/

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu... está funcionando que é uma beleza!

Agora parto para outra tentativa, que é tentar instalar o subversion para substituir o source safe.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui fazer o mapeamento da WWW para a máquina do windows porém estou tendo um problema de permissão para gravar arquivos em um diretório.

A mensagem que estou recebendo é The directory sites/default/files is not writable

Procurei algumas coisas no Drupal e encontrei que tem que dar permissão 777 nas pastas, como posso fazer isso sendo que as pastas estão no windows com permissão completa para todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.