Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

diego_sl

ASP no mercado

Recommended Posts

eae galera,só pra movimenta um pouco o fórum(que anda meio as moscas,ehehe) resolvi abrir essa discussão. Qunato tempo que vocês acham que o ASP dura no mercado profissional ainda? Eu to chutando aqui que não passa de 2 anos. Tipo,pra quem ta começando agora é uma maravilha,pq é uma linguagem de facil aprendizado, muito simples de ser intendida e programada, e muitas empresas que ainda usam. Mas queria deixar minha opinião. ASP foi a linguagem que me introduziu no mundo "Server Side", mas conforme o programador/desenvolvedor evolui (tem gente que insiste em ficar stagnado e não olha para o que vem ocorrendo nem para o mercado) vai conheçendo a conhecer outrass linguagens e nessas idas e vindas a muitos fóruns(quando digo muitos é muitos mesmo,hehe, cerca de 15 pelas minhas contas :P/> ),vamos conheçendo pessoas + experientes,com mais tempo de carreira e que acabaram me apresentando um mundo todo novo: Java,JSP,Servlets, Java Beans, Struts e todos as variações e possibilidades que o Java nos oferece. Sinceramente,quando começei realmente a intender como funcionava, começei a pegar nojo do asp(pq pra quem conhece sabe que desenvolver em asp é uma verdadeira NHACA). Gostaria que vocês deixassem suas opiniões sobre o assunto e também queria saber se alguém aqui já está procurando alternativas em outras linguagens B)/> flw galera abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ASP supre minhas necessidades... isso já basta.. realmente eu não gosto de programar, nem em asp.. nem em JSP, nem em php.. nem em NADA... mas eh uma necessidade..Ja pensei em migrar pro PHP, mas cheguei a conclusao q ainda eh CEDO demais..

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Diego/comunidade ASP...Em primeiro lugar quero dizer que sou ASPMANIACO, gosto muito de ASP.Acho muito legal a sua iniciativa de abrir seu horizonte e explorar outras linguagens.Não discordo do q você falow referente ao JAVA, realmente é uma linguagem muito poderosa, tanto o JAVA em si quanto as suas subdivisões (JSP, STRUTS...Etc), porem falar mal do ASP é um pouco complicado. O ASP é uma linguagem que com um pouco mais de inteligencia e logica de quem a estiver usando, da pra se fazer quase tudo. Ja desenvolvi diversas "APLICAÇÕES" utilizando ASP, e todas me atenderam e aos meus clientes. Fiz um curso na SUN (SL314 JSP " RECOMENDO POIS É SHOW" ) e ja estudei um pouco sobre JAVA, mais pra mim, ainda falta algo no mundo Java... Ja na tecnologia .NET, esse vazio que o java não me preencheu, fora preenchido com o ASP.NET e o C#.Creio que o ASP vai durar bem mais que 2 anos, pois se você for verificar (SUBMARINO, AMERICANAS, SARAIVA, NOBEL, ATERA e a maioria das lojas virtuais e ate sites de banco são em ASP), e time que esta ganhamdo não se mexe, ate que o mesmo fique totalmente obsoleto...São realmente 2 novas plataformas que vinheram pra ficar (.NET e Java), acho que o programador que se preze deve expandir seus horizontes e estudar novas linguagens, falei d+...Abraço comunidade e ate a proxima...Igor Santana www.iframe.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiro, Boa Tarde à todos...Assim, é claro que cada um de nós tem uma opinião, que deve ser considerada e tal..Mas Por mais que você goste de uma linguagem, é importantíssimo observar o que anda ocorrendo por aí no mercado. Pois, se você ficar naquela mesmisse, nada nunca vai mudar.. E se houver alguma mudança forte no mercado, e você estiver por fora, com certeza o prejuízo será grande..Claro que está certo o que o amigo ali disse.. que em time que esta ganhando não se meche...Mas sempre é bom inventar novas táticas, ou explorar outros pontos do campo..Eu comecei a aprender ASP faz no máximo um ano.. (e aprendi sem curso algum..) demorei um tempinho para aprender, mas aprendi. Agora, posso dizer que consigo montar qualquer coisa em asp.. Mas demorei pra isso.Mas pelo que estou vendo por aí, PHP está quase que tomando conta do mercado.. (sem considerar java, pois conheço poucas coisas..) Então, estou começando a ir atras de PHP tb, apesar, que na minha opinião, ASP ainda deve durar alguns belos anos, pois se você realmente conhecer toda a linguagem, percebe que pode montar qualquer coisa, apenas usando lógica.Eu acho que PHP deve tomar conta de quase todo o mercado, pois agora, com a onda de Software Livre, todos estão aderindo ao Linux, e consequentemente, PHP, e outras coisas que só rodam nele (e que são de graça). Se olharem, até este fórum, e acho que praticamente todos os fóruns, e grupos de discussão, são feitos em PHP..Mas vamos ver o que acontece.. Essa é minha opinião.. desculpem se falei d+.. heheAbraços

Compartilhar este post

Link para o post

Vcs "comparam" o JSP com o ASP.NET .. mas o jsp puxa a sardinha pra qual lado? Pro PHP/ASP ou pro .NET com linguagem orientada.. e aquele monte de facilidades??

Compartilhar este post

Link para o post

Deleete,e outros que possam vir a se interessar. Vou esclarecer algumas coisas, orientação à objetos pode ser feita tanto no ASP(com muito pouco respaudo da linguagem), PHP(se sai muito bem,a galera aqui da empresa fez um webmail totalmente em php e orientado a objetos e fico mto bom,pra não dizer um dos melhores ;)/> ),mas realmente, a "bola de vez" são linguagens 100% voltadas pra isso, ou seja, JSP(Java) e .NET (creio que tem menos futuro que o Java,já explico pq...), pois essas linguagens novas trazem todos os recursos necessários para que um bom programador tire 100% de proveito dos seus conhecimentos e faça uma aplicação web sólida,multiplataforma,segura e tendo inúmers outras vantagens. Voltando ao assunto PHP vs ASP, um colega de trabalho leu uma frase de um livro de PHP que temos na empresa e que acho que diz tudo: "No PHP você pode fazer tudo que o ASP faz,mais rápido,mais fácil e melhor"(ps: a não ser o uso de sessões B)/> ), ou seja pra mim as linguagens atualmente estão assim: ASP<PHP<.NET<JAVA/JSP. Quanto à parte que falei que acho que Java tem mais futuro, digo isso pq .net é microsoft, ou seja, emsmo você saindo do velho ASP, você continua "atrelado" à produtos microsoft. Já no Java não, você pode rodar aplicações feitas em Java em praticamente qualquer coisa, Linux, Windows...pode desenvolver para celulares,palms,etc ...ou seja...DEZ! ^_^/>

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Diego/comunidade ASP...Em primeiro lugar quero dizer que sou ASPMANIACO, gosto muito de ASP.Acho muito legal a sua iniciativa de abrir seu horizonte e explorar outras linguagens.Não discordo do q você falow referente ao JAVA, realmente é uma linguagem muito poderosa, tanto o JAVA em si quanto as suas subdivisões (JSP, STRUTS...Etc), porem falar mal do ASP é um pouco complicado. O ASP é uma linguagem que com um pouco mais de inteligencia e logica de quem a estiver usando, da pra se fazer quase tudo. Ja desenvolvi diversas "APLICAÇÕES" utilizando ASP, e todas me atenderam e aos meus clientes. Fiz um curso na SUN (SL314 JSP " RECOMENDO POIS É SHOW" ) e ja estudei um pouco sobre JAVA, mais pra mim, ainda falta algo no mundo Java... Ja na tecnologia .NET, esse vazio que o java não me preencheu, fora preenchido com o ASP.NET e o C#.Creio que o ASP vai durar bem mais que 2 anos, pois se você for verificar (SUBMARINO, AMERICANAS, SARAIVA, NOBEL, ATERA e a maioria das lojas virtuais e ate sites de banco são em ASP), e time que esta ganhamdo não se mexe, ate que o mesmo fique totalmente obsoleto...São realmente 2 novas plataformas que vinheram pra ficar (.NET e Java), acho que o programador que se preze deve expandir seus horizontes e estudar novas linguagens, falei d+...Abraço comunidade e ate a proxima...Igor Santana www.iframe.com.br

Empresas grandes tendem a atualizar seus sistemas antes que as de médio/pequeno porte. Ex: Só agora a pouco tempo que a própria microsft trocou o ASP pelo .net(ASPX) no Hotmail...ou seja...demora um certo tempo para as empresas se adaptarem,não vai ser da noite pro dia....mas estou vendo que o crônometro do Java está com o ponteirinho acelarado e na minha opinião vai ser um dos BOOM'S da net nos próximos anos. Gostaria de saber também oq você achou que o .net tem que o Java não tem? ;)/>

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Diego / comunidadeNo meu dia-dia, dou muito valor a coisas que não me tragam grandes dificuldades mais que tambem não tornem o disafio muito facil, COMPLICADO?... Sabe aqueles jogos que são maravilhosos, graficos exelentes e um som de arassar, porem é cheio de puzzles dificeis e de tanto ter que fazer coisas repetitivas e longas para se achar a saida se tornam chatos??? É mais ou menos assim que enxergo o java.As vezes, me deparo com codigos gigantescos que fazem acesso a dados, depois faz calculos e devolve o resultado ao usuario, e nesse momento penso: "...sera que esse codigo não poderia ser mais simples? Com menos linhas em ASP/ASP.NET/C# não consigo fazer a mesma coisa?..." Essa estrutura 'maleavel' eu consigo ver na plataforma .Net.Concordo com a questão que o Java roda em qualquer plataforma, porem no mercado atual, a maior parte de sistemas operacionais é de plataforma windows, e pode ter certeza que sempre a Microsoft tera uma estrategia para inovar, essa é a vantagem de quem tem muuuuiiiittttoooo dinheiro...Não tenho nada contra software livre (open source), muito pelo contrario, acho o Linux e suas distribuições muito loko e em desing, acho bem mais loko q o windows, e o Java com a plataforma livre da um otimo casamento, porem acho que me adaptei melhor a plataforma .Net e os novos recursos que a mesma oferece, mais sou totalmente amigo das outras plataformas.Igor SantanaDeveloperwww.iframe.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Fala d.eleeteO PHP é equiparado ao ASP (comum), apesar de gostar + do ASP, tenho q admitir que o PHP ganha em velocidade, e por ser mais nova que o ASP, creio que pegaram o que o ASP não tinha e implementaram no PHP, resultado = Uma linguagem "melhor".... EM ALGUNS SENTIDOS....Ja o ASP.NET e p JSP são totalmente orientados a objeto, e da pra aplicar tbm MVC (da tbm de certo modo pra aplicar no asp e php) na construção das aplicações...Ja na minha opnião, o q aconteceu com o php e asp ocorreu com o C# e o JAVA, a microsoft pegou os defeitos do java e transformou o C# em uma linguagem fantastica...Igorwww.iframe.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Fala d.eleeteO PHP é equiparado ao ASP (comum), apesar de gostar + do ASP, tenho q admitir que o PHP ganha em velocidade, e por ser mais nova que o ASP, creio que pegaram o que o ASP não tinha e implementaram no PHP, resultado = Uma linguagem "melhor".... EM ALGUNS SENTIDOS....Ja o ASP.NET e p JSP são totalmente orientados a objeto, e da pra aplicar tbm MVC (da tbm de certo modo pra aplicar no asp e php) na construção das aplicações...Ja na minha opnião, o q aconteceu com o php e asp ocorreu com o C# e o JAVA, a microsoft pegou os defeitos do java e transformou o C# em uma linguagem fantastica...Igorwww.iframe.com.br

Igor,tenho que discordar de alguns pontos que você falou. Primeiramente que na verdade o PHP é mais velho que o ASP :o/> só que acho que todo mundo acha o asp + velho pq ele se tornou "popular" antes do php,mas o php seria o tiu avô do asp,hehe. Quanto a parte que o asp teria sido inspiração do php,seria pelo contrarário né,pois pense, o pai que é parecido com o filho ou o filho que erdou do pai as semelhanças? ;)/> Na questão de desenvolvimentod e linguagem acho que o php evoluiu pq por serr open source, mta gente foi (e ainda está,pq o php continua saindi novas versões :)/> ) e colocou + uma coisinha que acabou deixando a linguagem + refinada. O Java com certeza não é perfeito,mas continuo achando melhor,ainda + que a cada versão nova do sdk fica meior,hehe. PS: você falou "... pode ter certeza que sempre a Microsoft tera uma estrategia para inovar, essa é a vantagem de quem tem muuuuiiiittttoooo dinheiro..." já ouviu falar na SUN? Eta empresinha pobreeee :P/> :P/> :P/> Se você não intendeu procure um pouco sobre a empresa e vai inteder ^_^/> abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Diego, acho que não me expressei muito bem, quando falei de o PHP ter mais "recursos q o ASP", é que se não me engano, o PHP ja esta caminhando para a V 5.0 enquanto o ASP esta na 3.0, consequentemente a 5.0 esta melhor pois não tenho muito contato com o mundo PHP porem existe uns karas na empresa que trabalho que manjam muito de PHP e sempre estamos discutindo... Então não é o dia em q foram criadas e sim as suas versões...Quanto a SUN, tanto conheço que fiz ate o sl314 na propria SUN que como ja disse, RECOMENDO pois a instalação é fantastica, os instrutores são otimos e se pelo menos a pessoa q for fazer qualquer curso tiver ingles tecnico, irá ter muito aproveitamento, e nos cursos, os instrutores falam da empresa "E SÃO INFORMAÇÕES E NÃO BOATOS".Quando falei da Microsoft não menospresei a SUN, q pos sinal é muito forte no Brasil, os servidores da empresa q trabalho a maioria é SUN, ura, cti, a parte de telefonia é toda comandada pelo unix, a propria sede da caixa em Brasilia, a plataforma é toda SUN...Mais aho q cada um na sua linguagem, (AINDA BEM QUE TEMOS ESSA VARIEDADE, JA PENSOU TODO MUNDO PROGRAMANDO EM JAVA :-(AbsIgor

Compartilhar este post

Link para o post

claruuu,todo mundo porgramando do mesmo jeito ia c um saco,hehe. Mas uma coisa ninguem muda em mim: Delphi eu quero distânciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :rolleyes:/> :rolleyes:/>

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente, Delphi eu tambem quero distancia...Na verdade, gosto muito de programação web, mais construindo aplicações internas, do tipo intranet.Desenvolvi uma aplicação de contas a pagar, receber, venda, compra, estoque e todas essas baboseiras que costumamos ver apenas em programação clint-server (Delphi, VB, C, JAVA) e ficou bem legal...Abs e continue pondo temas polemicos, a proposito, sonhece algum script de checagem para em uma determinada hora pre-programada um script fazer uma varredura num banco e mandar e-mail para quem esta devendo... De preferencia um script que funcione para o asp...AbsIgor

Compartilhar este post

Link para o post

Delphi sux... <_</> Se é uma coisa que eu odeio faze, essa coisa é programa. Por que eu programo entao? Diabos! Por que da dinheiro!!! :mellow:/> Eu to migrando agorinha pro Asp.Net e vo começa a aprende Java na escola (pra doente...ta loko), acho que Asp.Net nao vai te TANTO impacto assim, mesmo pq paginas em Java sao mto fodonas e eu boto uma fé maior em Java.Mas fala sério, Java é pra doente...

Compartilhar este post

Link para o post

Igor,isso é um dos problemas do ASP,num tem como fazer não,você necessariamente vai precisar fazer uma aplicação desktop ou então mandar abrir a pagina que manda os e-mails usando o agendamento do windows ou algumoutro programa que também faz isso,pq pelo ASP sozinho não da não :(/>

Compartilhar este post

Link para o post

huauhauhhuauha,pq pra doente Cable?pq Java é tão f*** que só quem se dedica muito pra aprende consegue realmente extrair todo o seu potencial?hehe,c for isso axo q é pra doente mesmo. Mas c isso é c doente, vão preparando meu leito no hospital ^_^/> ^_^/>

Compartilhar este post

Link para o post

Às vezes é pq eu to pegando ódio de programa...sei lá...hehehe...Sempre encarei Java como linguagem de demonio, e agora que eu to aprendendo ela, eu to chegando à conclusão de que ela é mesmo... ^_^/> #@?$%~....preciso para de programa...(*Devia te ido faze educação fisica... <_</> )

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Cable, beleza...Acho q na vida profissional, só conseguimos um lugar de respeito (QUE É ISSO Q EU QUERO) entre os demais se formos bons no q fazemos, e para sermos bons no q fazemos a primeira coisa é gostar do q se faz, então é meio contraditorio o q você fala ou onde você quer chegar, muitas vezes o dinheiro não vale o desgaste emocional....FALOWIgor

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.