Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sandler Riot

[Resolvido] Iniciante em 3D

Recommended Posts

Olá amigos.

 

Sou diretor de arte, quero começar a estudar animação 3d.

 

Uso bem o Flash, faço boas animações no Flash...

 

O que eu devo usar para 3D?

 

Max? Maya?

 

Enfim... Peço dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Sandler, tudo bem?

Primeiramente seja bem-vindo ao fórum ^^

 

Sobre sua pergunta... Isso é meio relativo. Há algumas diferenças entre Max e Maya. Os dois têm seus prós e contras mas, no meu ponto de vista, pra quem está começando eu sugiro o Max mesmo, porque existe muito material gratuito sobre ele e são muitos os artistas amadores (além dos profissionais, é claro) que o utilizam.

 

O importante pra quem começa em 3D é ter paciência, porque começar nunca é fácil. São ferramentas novas, um novo estilo de criação, leva certo tempo pra se adaptar.

 

Bem, esta é a minha opinião. Alguns colegas daqui do fórum vão concordar e outros não, mas o mais importante é você testar por si mesmo. Se possível, utilize um pouco os dois programas e vê qual você se identifica mais, uma vez que "não é a ferramenta que faz o artista".

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também recomendo que inicie com o MAX, por ele ser um programa que tem mais material disponível em português na web, e por ser de fácil aprendizado, além disso é um programa muito poderoso também, muito utilizado na criação para filmes, enfim.

 

O Maya é ótimo também, mas você encontra pouquissimo material em português na web, e o aprendizado é muito mais complicado, coisas que você demoraria umas duas semanas para aprender no MAX, pode demorar um mês para aprender no Maya.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se liga e qual você vai mais com a cara

 

Eu escolhi o Maya, por causa da minha teimosia, e não adaptação a interface do Max

 

Existe o XSI tb que no ramo cinematográfico é o segundo mais usado depois do Maya

 

Tem o Houdini, que tb é muito utilizado em filmes

 

Tb tem o Blender que alem de ser opensource, cresce a passos mais largos que soft proprietários

 

Mexe em um pouco de cada um, e qual você se adptar mais com interface é so cair de cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os comentarios estão plenamente corretos, se você se familiarizar com a interface, é se dedicar a aprender as ferramentas em seguida colocar seu talento em prática.

 

Tem muito material na web pra ver, re-ver, tentar mil vezes e perceber que precisa fazer tudo de novo..rs Como o quist disse tem q ter paciencia.

 

Tem um topico de links aqui no forum que podem ajudar muito você que ta começando.

 

Estamos a disposição! e Seja bem-vindo ao forum.

 

abs

 

jD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sugiro você assistir video aulas, eu tinha escolhido o Cinema4d para aprender, pela facilidade e tal, mas notei que tem pouco material de estudo, o pessoal da digital tutors, gnome e noesis que são os feras tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito material pra maya, além de encontrar milhares de materiais grátis, e quase 1 ano fuçando em ferramentas 3d e te digo nenhuma é fácil mas se quiser 1 dica ai vai.

 

1º Maya a mais completa, milhares de tutoriais de todo tipo, cloth, animation, fur, fluids, modeling e etc, centenas de plugins, milhares de script mel.

2º XSI Interface melhor que do Maya, bons tutoriais inclusive tem 1 dvd disponível para o 7 pra download do pessoal do digital tutors, poucos plugins, a ferramenta é completa também.

3º 3ds Studio Max completa também a interface é complicada para iniciantes, mas é uma excelente ferramenta para modelar, arquitetura mecânica e etc possui milhares de plugins, mas tem menos material de estudo em video como as duas de cima.

4º Houdini, muito usado no cinema mas tem pouco material de estudo requer uma máquina muito robusta.

5º Cinema4d muito amigável e fácil de aprender, mas não tem tanto material de estudo quanto maya e xsi os cursos bons são fechados no forum pra quem compra, nem a gnome nem digital tutors tem cursos para esta ferramenta. Como a ferramenta é muito intuitiva você aprende fácil até certo ponto depois tem que se virar.

6º Blender ferramenta open source completa, mas nada intuitiva e fora do padrão das outras, tem que ser muito fera pra produzir nesta ferramenta, existem milhares de tutoriais mas não do nível da digital tutors nem gnome workshop.

7º modo

8º Lightwave

 

Depois de pelejar com Blender, XSI, Cinema4D e Maya fiz a seguinte conta já que o aprendizado é duro, demorado e requer muitos neurônios vou logo aprender Maya mesmo, a interface é feia, mas poderosa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.