Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gRoOvE

instalar ubunto + gnome

Recommended Posts

Boa noite pessoal, sempre usei Windows, mas agora to querendo instalar Linux aqui, dei uma pesquisada por cima e vi que tem muito conteúdo a respeito, gostaria de instalar a distribuição Ubunto com interface gráfica GNOME, mas queria continuar usando o WinXP, no momento meu HD ta particionado em dois, teria que abrir mais uma pra por o Linux né? Se puderem me ajudar :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho o CD, vou baixar tudo. Vem com GNOME, a última versão? Pelo menos no site não diz nada que vem com GNOME, tem aqueles Xubunto e Kubunto, que vem com umas interfaces gráficas lá, mas não é GNOME.

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente se usa mais uma partição para memória virtual.

Boa noite pessoal, sempre usei Windows, mas agora to querendo instalar Linux aqui, dei uma pesquisada por cima e vi que tem muito conteúdo a respeito, gostaria de instalar a distribuição Ubunto com interface gráfica GNOME, mas queria continuar usando o WinXP, no momento meu HD ta particionado em dois, teria que abrir mais uma pra por o Linux né? Se puderem me ajudar

Mesmo se instalar o Ubuntu com kde depois voce pode instalar o Gnome sem problemas.

Não tenho o CD, vou baixar tudo. Vem com GNOME, a última versão? Pelo menos no site não diz nada que vem com GNOME, tem aqueles Xubunto e Kubunto, que vem com umas interfaces gráficas lá, mas não é GNOME.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá até pra deixar a swap de lado,mas se começar a entupir de processos, alguns programas seus vão morrer do nada porque além de não ter mais RAM,não tem dispositivo p/ usar como extensão da RAM. O mais comum é matarem o X.

Só uma coisa: vi alguém fazendo rm -rf / como root no Ubuntu e perder tudo. Mas vai ter gente dizendo que isso é normal,já que é root.P/ mim não é: desde quando é normal o sistema em execução se destruir? Aqui no meu, a opção default do rm é --preserve-root (do not remove '/'),então a primeira coisa que você tem que fazer (pq parece que não consertaram) é arrumar isso.

Passe um defrag no windows e baixe o live CD do Ubuntu. Provavelmente você vai ter que abrir a partição vazia no gparted e ainda tem que escolher o boot loader (pq windows não sabe se localizar se não for o primeiro SO no HD master). Isso porque não confio no Wubi.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa: vi alguém fazendo rm -rf / como root no Ubuntu e perder tudo. Mas vai ter gente dizendo que isso é normal,já que é root.P/ mim não é: desde quando é normal o sistema em execução se destruir? Aqui no meu, a opção default do rm é --preserve-root (do not remove '/'),então a primeira coisa que você tem que fazer (pq parece que não consertaram) é arrumar isso.

Este recurso não esta mais disponível nas versões mais recentes. É impossível, um retardado mental ou alguém que se acha muito esperto, apagar o sistema por meio do comando rm -rf /.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah mais eu não quero rodar do Live CD, não tenho muita RAM aqui. O certo é abrir outra partição msm né? Quero mais pra aprender a mexer, uns 5GB axo que dá né? Instala normal tipo Windows ou tem algo de diferente?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah mais eu não quero rodar do Live CD, não tenho muita RAM aqui. O certo é abrir outra partição msm né? Quero mais pra aprender a mexer, uns 5GB axo que dá né? Instala normal tipo Windows ou tem algo de diferente?

5GB da sim, sem problemas.

Instala normal, com algumas pequenas diferenças, mas não tem mistério, desde que você tenha alguns pequenos conhecimentos técnicos. O sistema tem vários "wizards" que vão te ajudar a fazer a correta instalação do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala isso pro cara do video: http://br.youtube.com/user/octaivermatt

Eu já conheço esse vídeo...

Esse cara é um frustrado, só isso que tenho a dizer. *rs*

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, que revoltadinho esse mlk...será que ele usa Windows original pelo menos? :D

Alguém sabe algum lugar que ensine a particionar ou programa eficiente que faça isso? Nunca mexi com partições :D

Compartilhar este post

Link para o post

A instalação já tem um particionador. Se o teu windows usa NTFS você pode encolher a partição usando o diskpart.exe (tem um tutorial na microsoft em ingles) , ou indo em compmgmt.msc ou usando o gparted de um live cd (mais intuitivo que um cfdisk). Se você usa FAT32 aí só pelo gparted mesmo, porque o windows não reconhece o próprio filesystem nesse caso (modo grosseiro de dizer que não dá pra redimensionar FAT32 via windows).

O problema é que parece que o windao enfia arquivos no final da partição então se aquilo não for relocado,com certeza vai dar caca.Daí tem que apelar pra defrag offline se for arquivos que não podem ser movidos (continuo achando que isso é lenda,mas...). Acho que no Windows Sysinternals tem uns programas que fazem isso.

VocÊ não viu nada sobre o cara. No orkut ele é um troll.

Compartilhar este post

Link para o post

Isis, tentei pelo diskmgmt.msc, mas não tem a opção pra criar outra partição, as duas partições que uso aqui ocupam todo o HD já, teria que encolher a partição com esse diskpart.exe então né? Mas vou te confessar que fico meio apreensivo de mexer nisso na unha, vou baixar o partition magic que é mais fácil ^^

http://support.microsoft.com/kb/309000/

Outra coisa, tentei rodar o Ubunto pelo Live CD e deu um erro de E/S, ele nem levanta o kernel e quando tento instalar direto dentro do Windows, ele pede pra conectar a internet e começa a fazer o download devolta. Tipo meu processador é um P4 3.2mhz 64bits, baixei o Ubunto 64bits...acho que é por isso, porque acho que meu processador não é nativo 64bits, quando rodo o HWInfo32 aqui, diz que ele tem "extenção 64bits presente", será que baixei o bagulho errado ainda?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não recomendo usar o partition magic: pra dar pau é apenas um pulo. E não é você que fica no controle.Vi gente reclamando que de uma versão p/ outra o negócio não funcionava. Já tentei usar ele quando fui instalar o Conectiva 9 junto com o Windows e não deu nada certo.No final das contas encheu tanto o saco que criei as partições do zero e instalei os dois.

Além do mais você vai ficar na mesma situação indefinidamente: por causa de medo vai adiar uma coisa que é rotineira p/ quem acha absurdo pagar 50 reais pro 'téco' particionar e formatar o HD. Coisa que tá cheio de help na internet ajudando a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

aff, não tem como usar o diskmgmt.msc msm, só faz isso no windows vista...só resta duas opções, o partition magic ou o diskpart.exe, vou ver se encontro algo falando a respeito de encolher, pois só achei ensinando a expandir. O erro que está dando antes, acho que era do CD-RW que eu gravei que tava fudido, rodei a imagem e instalou dentro do windows msm :D

Compartilhar este post

Link para o post
só faz isso no windows vista...

Windows Vista que continua sem uma aplicação que receba o evento da tecla printscreen pra apresentar uma janela p/ eu salvar o shot e mapeando atalhos como Alt+O como Ctrl+Alt+O...

Além da diferença de tamanho nas partições,qual é a grande diferença entre tutorial p/ aumentar a partição e um tutorial p/ diminuir as partições?

Compartilhar este post

Link para o post

hehe, ocorre que não tem um comando pra encolher o volume, como lhe falei, acho que nem pelo diskpart.exe o windows xp consegue fazer isso, acho que vou ter q formatar e particionar com o fdisk msm "/

Ai já aproveito pra colocar o vista64 ^^

Compartilhar este post

Link para o post
hehe, ocorre que não tem um comando pra encolher o volume, como lhe falei, acho que nem pelo diskpart.exe o windows xp consegue fazer isso, acho que vou ter q formatar e particionar com o fdisk msm "/

Ai já aproveito pra colocar o vista64 ^^

Não leu sobre o GParted? Não viu que tem particionador no instalador que provavelmente vai deixar redimensionar a partição? Já procurou sobre cfdisk ou ntfstools? você só formata se for bobo.

Adoro a microsoft:

Quando o comando extend é concluído, uma mensagem de erro, afirmando que o Diskpart estendeu com êxito o volume, é exibida.

Quer dizer que é erro a ferramenta fazer o que o usuário quer?

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente no próprio Ubunto tem um particionador, mas não ta dando certo, diz que tem pouco espaço...

é o seguinte, tenho duas partições: C:\ e D:\, no C:\ está instalado o winxp(partição primária) e no D:\ tem os arquivos(partição lógica), quando tento instalar lah do modo que o ubunto faz a divisão do espaço, ele pega direto do D:\ e qr dividir ele, não faz sentido isso, como vai instalar o SO em unidade lógica?? tentei alterar na mão as partições lah tb e da um erro, diz que nao tem sistema raiz instalado...não sei mais oq fazer pqp

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.