Psicoo 0 Denunciar post Postado Agosto 31, 2008 Olá, sou novo aqui e gostaria de pedir ajuda no seguinte algoritmo: "Construa um algoritmo que preencha uma matriz de dimensões 50 x 50 com números inteiros. Estes valores devem ser preenchidos aleatoriamente. Então, o software deverá permitir ao usuário informar uma seqüência de números inteiros, com no máximo 15 valores. O algoritmo deverá buscar dentro da matriz a seqüência informada pelo usuário, da mesma forma que um jogo de palavras cruzadas. As opções de busca devem ser: horizontal (nos dois sentidos), vertical (nos dois sentidos) e em diagonal descendente. Caso encontre a seqüência dentro da matriz, imprima novamente a matriz, destacando a seqüência encontrada. " a parte para encontrar os algoritmos eu consegui fazer por exemplo, para encontrar na horizontal para frente ficou assim: CODE repeat writeln ('Informe o primeiro e o ultimo termo da sequencia de numeros a ser buscada (deve ter ser de no maximo 15 numeros): '); readln (lim1); readln (lim2); alg:= lim2-lim1; until (alg<16); lim_busca:=51-alg; n3:=lim1; n4:=lim2; for n1:=1 to lim_busca do begin for n2:=1 to 50 do begin if (n3=mat[n1,n2]) then begin n6:=n1; n9:=n2+1; n3:=n3+1; while (n3=mat[n6,n9]) or(n10=1) do begin n6:=n1; if (n9<>10) then begin n9:=n2+1; else n10:=1; end; n3:=n3+1; end; end; end; n3:=lim1; n4:=lim2; end; end; mas agora eu preciso saber como eu armazeno as posições que foram encontrados os numeros pra depois mostra-los com cor diferente na matriz. Se alguém pudesse me ajudar ficaria muito grato. Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gRoOvE 0 Denunciar post Postado Setembro 1, 2008 "...Caso encontre a seqüência dentro da matriz, imprima novamente a matriz, destacando a seqüência encontrada. " mas agora eu preciso saber como eu armazeno as posições que foram encontrados os numeros pra depois mostra-los com cor diferente na matriz. Se alguém pudesse me ajudar ficaria muito grato. Obrigado Não precisa armazenar, apenas mostre a mesma matriz, onde a sequencia deve ser destacada. Exemplo, se a sequência foi encontrada dentro de uma linha horizontal, na parte do código que faz a verificação das linhas horizontais, altere a cor daquela linha se o resultado for verdadeiro, ou seja, encontrada a sequência. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Psicoo 0 Denunciar post Postado Setembro 1, 2008 Obrigado, vou fazer desse jeito mesmo.. é uma saída.. não é o jeito que eu queria fazer, mas fazer o que.. vou ter de fazer assim mesmo.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites