Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

webomarmatrix

IBExpert / Versões Firebird

Recommended Posts

Salve novos amigos "Firebird'anos" / "Interbase'anos"

Estou saindo do Delphi 5 Enterprise / Paradox e indo em direção a um banco free e relacional. Há muito tempo vejo falar do Interbase e Firebird (co-irmãos) e

nunca decido sair fora do "piradoidox". Tentei colocar ele em rede com 5 notebooks e ficou me dando azia, ai de fato resolvi partir para um banco

relacional mesmo.

Gostaria de saber quais são as principais informações que preciso saber para registrar um .gdb/.fdb no IBExpert.

Uso a versão 2008.08.08. É melhor registrar bancos que de tipo ? Tem problema do banco ter sido criado em outra versão ou não ?

DÚVIDAS:

-------

[01.] Ao registrar um banco, ele me pede para dizer qual a versão do server do Firebird. Aonde encontro isso ?

Aonde baixo o firebird para instalar nas estações clientes ou é o mesmo do server ? (baixei a versão 2.0)

[02.] Posso registrar arquivos com extensão .fdb e .gdb indistintamente ?

[03.] Ao tentar registrar um banco criado em outra versão do IBExpert, sempre recebia a mensagem:"ODS defined 32117, support 10", algo mais ou menos assim.

Como me livro dela ? O que quer dizer isto ?

[04.] Amigos, qual a versão mais estável do FIrebird para começar a desenvolver ?

[05.] Tem um colega meu que usa o IB 6.0 e diz que é bom ? Ele tem bugs diversos, ouvi falar e que o projeto foi descontinuado, depois retomado de forma

paga. O que me dizem ?

[06.] Usarei o Delphi 7 Enterprise e meus componentes. Qual componente é melhor e é free (DBExpress, IBX, IBObjects, MDO, ZeosLib) ?

[07.] O Firebird aguenta váras conexões ? tráfego intenso ? Concorrência (ele trata sozinho) ?

Amigos, não se assustem. são somente dúvidas de principiante no mundo do "FIRE"

Abraço a todos e saudações a todos que responderem

Att.

Omar (ex-piradoidox)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

[01.] Ao registrar um banco, ele me pede para dizer qual a versão do server do Firebird. Aonde encontro isso ?

Aonde baixo o firebird para instalar nas estações clientes ou é o mesmo do server ? (baixei a versão 2.0)

A versão do Firebird é a que você instalou, se instalou a 2.0, marque 2.0 no IbExpert.

Para instalar no cliente pode utilizar o mesmo executável, tem uma opção quando você instala o Firebird se você quer a versão server ou client.

Posso registrar arquivos com extensão .fdb e .gdb indistintamente ?

Normalmente o .fdb é para firebird e o .gdb para o Interbase, mas sempre trabalhei com Firebird e extensão .gdb sem problemas

[03.] Ao tentar registrar um banco criado em outra versão do IBExpert, sempre recebia a mensagem:"ODS defined 32117, support 10", algo mais ou menos assim.

Como me livro dela ? O que quer dizer isto ?

Olha a versão do IbExpert que você cria o banco não influencia em abrir o banco em outras versões, este erro deve ser outra coisa.

[04.] Amigos, qual a versão mais estável do FIrebird para começar a desenvolver ?

Acho que tanto a 2.0 quanto a 2.1 estão bem redondas, daí pra cima não tenho conhecimento

[05.] Tem um colega meu que usa o IB 6.0 e diz que é bom ? Ele tem bugs diversos, ouvi falar e que o projeto foi descontinuado, depois retomado de forma

paga. O que me dizem ?

O IbExpert é um dos melhores gerenciadores de banco de dados que eu já trabalhei, mas como boa parte das boas ferramentas é paga, utilize a versão Trial para se decidir.

[06.] Usarei o Delphi 7 Enterprise e meus componentes. Qual componente é melhor e é free (DBExpress, IBX, IBObjects, MDO, ZeosLib) ?

Esta ficarei devendo, poste no fórum de Delphi pois não manjo nada de Delphi

[07.] O Firebird aguenta váras conexões ? tráfego intenso ? Concorrência (ele trata sozinho) ?

Aguenta tudo isso sim, basta saber gerenciar suas conexões.

De uma olhada nesses links:

http://www.firebirdsql.org/

http://www.firebird.com.br/index.php

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.