Pirata_ 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Bom dia galera, estou começando a programar em classes, pra deixar meus códigos de forma mais organizada e não ter que ficar refazendo sempre a mesma porcaria para todo sistema que desenvolvo... Porém estou num dilema: classes realmente é tudo isso? Eu fiz uma "mini enquete" aqui no msn com 2 amigos desenvolvedores e as respostas foram as mesmas: Pra que você usa classe? 1) organização 2) manutenção Alguém aí tem exemplo prático de como a classe pode ajudar realmente, ou ficar só na function já é o suficiente.. Vlw abs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 depende de cada projeto se você precisa cavar um buraco de 1 metro de profundidade utilize uma pá e não um alfinete se precisar furar um balão de ar use um alfinete e não um míssel nuclear quando se fala em "projeto" englobe tudo, nao somente a parte técnica se o projeto é um produto que está sendo pago por um cliente, calcule se o valor pago condiz com o porte do aplicativo e também com o prazo determinado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Um bom exemplo seria: Você juntasse todas as funções que você mais usa em uma classe. Com isso você: • Precisa de um include só do arquivo da classe. • Todas as funções ficariam em um arquivo. • Ficaria mais fácil de implementar as funções com outras futuras, pois estariam em uma classe e você poderia usar variáveis locais. • Fica mais organizado, por exemplo: $utils = new Utilidades(); $utils->addAntiSqlInject($var); $utils->blablabla(); e por assim vai, alem de que você pode adicionar funcionalidades de conexão com banco de dados na sua classe que iria ficar muito mais rápido e ágil. Eu uso classes tanto para manutenções futuras quanto para organização. beleza essa é minha opnião, tomara que sirva pra você, flw.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pirata_ 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Opa Smr, ajudou muito sim.. Eu estou fazendo exatamente isso que você disse.. Sim, gostei pq fica MUITO mais organizado e limpo... É que eu levantei essa bola porquê eu escuto falar taaaaaaaaaanto de classes que no final das contas, quando começei a utilizarm, não ví essa bola toda, entendeu ? rs Mas seus exemplos foram bem claros, gostei! Era isso mesmo que procurava.. O hinom falou bonito, mas não foi tão prático! :P Mas legal, vou tentar encontrar mais utilidades para as class e vou colocando aqui! Abs ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Legal... Eu estou aprendendo a usar o Zend Framework. Nele tudo que você quer fazer tem classes. Quando escreve seus códigos nele parece que fica meio intuitivo o que você deve fazer no próximo passo. Pq utiliza as classes com os nomes de suas ações, por exemplo pra você adicionar um filtro é só chamar: $filtro = new Zend_Filter(); $filtro->addFilter(new Zend_Filter_Alpha()); $var = $filtro->filter($var); Tipo, parece que da pra intender melhor o que você está fazendo. [EDIT]-> Achei esse post aqui, quase o mesmo assunto olhe ai -> Qual a Utilidade de uma classe Mysql? Mais beleza é isso ai...flw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pirata_ 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Hmmm legal velho.. Eu não tenho a mínima idéia de como funcionao Zend, mas já ouvi falar mto dele!! Você pode fazer qualquer coisa? Inserção, edição, remoção ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Sim. O Zend tem muitas classes, muitas mesmos, desde ligação com banco de dados, ate criação de arquivos PDF, geradores de feed, muitas coisas..... Para você ter uma idéia a pasta que contem o zend "mesmo" pesa 13Mb só de arquivos .php.... Ele é bem complexo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pirata_ 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Caraca.. 13mb?! :o Massa! :P Acho que ainda não estou neste "estado de espírito" não.. Estou tentando desenvolver minhas próprias coisas (sou meio avesso à coisas prontas! :P) Mas é uma boa dica.. Quem sabe mais pra frente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leandro Barral 1 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 O zend é um ótimo frameworks, comecei a utilizar a partir dos tutoriais dos Fabyo, vi que é muito poderoso.. Porque reinventar a roda? As classes são muito complexas, completas e seguras.. Mas isso é nao é o assunto do seu post... Att, Leandro Barral []'.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pirata_ 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2008 Exato... a idéia aqui é achar pontos favoráveis as classes.. pra que realmente usar! :P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Setembro 18, 2008 Sim.... Eu mesmo estou planejando criar uma classe de conexão com que ja inclua filtragem de campos, colocar senha em md5, paginação, e algumas coisas a mais... Dependendo do que você tem que fazer é muito melhor usar uma classe. Se for um trabalho em que você tem abrir muias pesquisas com o BD, ou utilizar muitas funções várias vezes, etc... Igual o nosso amigo silverfox, que falou naquele post que eu te mandei o link -> "...*e uma coisa é certa, Elegancia no seu seu código...". Utilizando classes o seu código fica mais bonito, B) Mais beleza, vamos continuar ai tentando achar mais opniões, flw... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo André 0 Denunciar post Postado Setembro 18, 2008 Se servir de ajuda, eu uso o CodeIgniter e não tenho do que reclamar. Não tão complexo e um gigante de 13Mb igual o Zend mas não é um lixo. Depois aprendi e entendi as vantagens se desenvolver algo orientado a objetos, nunca mais larguei, este realmente é o caminho para a organização, agilidade, flexibilidade, etc. []'s http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo_DaNaDao 0 Denunciar post Postado Setembro 18, 2008 estranho nao gostar das classes... quando apreendi OO eu amei... muito bem organizado, facil de entender e reutilizar... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alaerte Gabriel 662 Denunciar post Postado Setembro 18, 2008 Sem dúvidas OOP na veia heheh Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Setembro 18, 2008 Concordo com o Alarte... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pirata_ 0 Denunciar post Postado Setembro 18, 2008 Num é que não gosto.. é que estou encontrando um motivo para gostar e utilizar ! :P Mas beleza, continuamos em busca de novos diferenciais.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rfps888 7 Denunciar post Postado Setembro 19, 2008 Boas, pelo que vi a organização é uma das grandes vantagens, mas o uso de ficheiros com funções organizadas não será equivalente? Em termos de rapidez e fiabilidade compensa mais trabalhar com classes? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Setembro 23, 2008 Olá.... Revivendo o tópico, eu olhei bastante em outros sites, e deduzi o seguinte: A maioria dos programadores, quando trabalham estruturadamente usam as functions, mas quando percorrem o caminho da orientação a objetos, usam classes. Mas isso vai do gosto de cada um, pq várias funções, devidamente organizasdas em arquivos separados, vão desempenhar a mesma função do que uma classe. O que eu ainda estou procurando é se uma classe ajuda no desempenho dos códigos. Há!!! E se você tiver trabalhando com PHP5, usando classes você fica mais seguros com os métodos de proteção -> public; private; protected; Vamos pessoal pesquisem, pq esse tema é muito interesante, flw, e até mais... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Setembro 23, 2008 Faz sentido desenvolver usando classes se o seu projeto não é orientado a objetos? Pensem nisso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Smr 0 Denunciar post Postado Setembro 23, 2008 Isso... igual eu comentei acima, classes seriam para trabalhar com OO. Mas se desempenham facilmente na prog. estruturada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites