Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

flovato

INSERT ou UPDATE somente por Stored Procedure

Recommended Posts

Tenho uma tabela que quero impedir que SELECTs, INSERTs e UPDATEs sejam feitos diretamente.

Minha intenção é que o usuário "public" só possa acessar essa tabela através de stored procedures.

Para impedir o acesso à tabela é tranqüilo, basta usar REVOKE SELECT, INSERT, UPDATE ON TABLE ... No entanto, ao remover os privilégios de acesso do usuário "public", ao executar, por exemplo, a stored procedure que realiza um INSERT o postgres impedirá sua execução justamente porque o privilégio foi revogado.

No SELECT eu consigo resolver usando uma VIEW com dados "mascarados", mas o INSERT e o UPDATE está sendo um problema para mim. Pior ainda, para fazer um UPDATE o usuário deve ter privilégio para SELECT (além de UPDATE)!

Alguém tem uma dica para contornar esse problema?

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera, ninguém sabe como fazer com que operações INSERT e UPDATE sejam feitas apenas por stored procedure?

Não quero que o usuário "public" realize, por exemplo, UPDATE "teste" SET ... Em vez isso, haverá uma stored procedure para realizar tal operação.

Humm? E aí, alguma dica?

Compartilhar este post

Link para o post

Fui perguntar justamente para quem sabe menos do que eu! Que bando de zerados!

Para os ignorantes, assim como eu, que necessitam de uma solução para tal problema a resposta é: Use SECURITY DEFINER na definição da stored procedure.

[ EXTERNAL ] SECURITY DEFINER determina que a stored procedure deve ser executada com os privilégios do usuário que a criou (owner).

Dessa forma, no usuário "public" você remove os privilégios de SELECT, INSERT, UPDATE, ... e a stored procedure executará tais instruções normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.