Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carla Martins

[Resolvido] Autenticar estação XP no server 2003 e que eles só sa

Recommended Posts

Gente, estou com com um problema,

sei mais ou menos como funciojna a lógica do servidor, mas nunca trabalahei direto.

Tenho 11 pc´s com Xp pro. diversos modelos.

1 Pc um pouco melhor onde pretendo colocar o 2003 server.

ADSL.

preciso fazer o seguinte:

Cada usuário só pode salvar arquivo na sua pasta nboi servidor, na verdade qd ele loga na estação, os meus documentos da pasta dele é a pasta dele do servidor com tamanho determinado.

No servidor existe um espaço onde existem cópis dos aplicativos que os professores vivem instalandos.

bom o que preciso:

1) Grupo professores tem acesso à pasta dos alunos, grava, apaga, etc. mas não do servidor total.

2) Alunos, nesse caso cada aluno tem um login e senha, ele acessa sokmente asua pasta ou outra dentro dela onde estão os exercíciios.

3) Secretaria, ela acessa somente a pasta da secretaria do servidor.

Bom, sei que necessito do AD, mas nunca lidei com ele.

o primeiro passo seria instalar o server 2003 e criar um dominio, de nome por exemplo, escola

a partir dai nãosei o que fazer rsrs

Os programas que uso são básicos como macromedia mx, photoshop 7, autocad 2004, corel 12. internet .

Pensei tb em colocar um firewall o COMODO, juntamente com o Deep freeze nos pc´s.

ahh importante, nenhum aluno poderia baixar ou instalar nada da net sem autorização do professor.

Alguém poderia me ajudar ?

Grata

Carla Martins.

ahh li um tópico parecido, acima, mas não entendi muito nas minuncias rsrs coisa de loira.

grata. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá Carla, lhe darei algumas dicas, acho que vai lhe ajudar:

P.S.: Todas as opções que falarei agora, só funcionará se seu HD estiver com o sistema de arquivos no tipo NTFS. Se tiver FAT32, nao funcionará. Se tiver em FAT32 e quiser passar para NTFS, na internet você encontra alguns conversores ou então formata o HD novamente, escolhendo a opção NTFS. Para verificar qual o sistema de arquivos que está sendo utilizado, clique com o botão direito na unidade C em meu computador, e verifique qual o sistema de arquivos que está configurado.

Primeiro: ao instalar o windows 2003 server, ele estará limpinho, inclusive sem o Active Directory... entao, você vai em Inicar/Executar, digite dcpromo e tecle enter... irá aparecer uma tela para configuração do AD. clique em avançar em todas, sempre marcando as opções de criar um novo dominio, domínio em uma nova floresta, somente instalar DNS neste computador... na fase seguinte, lhe pedirá o nome do seu domício, por exemplo, flavio.com.br... no caso, você escolha o nome pro seu domínio e pela frente é só clicar em avançar sempre.... pronto, instalou o AD. Irá reiniciar o pc, qndo reiniciar, na tela de login, você já escolha a opção pra entrar com o seu domínio que você acabou de criar...

Segundo: nas estações Windows XP, nas propriedades de Meu Computador, depois na guia Nome do Computador. Mais abaixo, tem duas opções, uma para colocar o computador em um Grupo ou em um Domínio. você escolhe a opção Dominio, informa o domínio que você criou no servidor. Ele vai reiniciar o pc. Ao reiniciar, você vai ver que ele já mudou a cara. Ai, é só acessar.

Terceiro: para se criar Grupos (Professores, Alunos, Todos e etc), você vai em Iniciar/Ferramentas Administrativas/Usuários e computadores do Active Directory. Lá, você encontrará uma opção que se chama Usuários e outra Grupos. No usuário, você cria o Nome do Usuário que poderá acessar o domínio pelas estações criadas. Em grupos, você cria o grupo, por exemplo Professores, e você vai adicionando os usuários que fará parte desse grupo. (Obs.: caso queira alterar algumas informações do usuário ou até mesmo informar qual grupo que o usuário fará parte, vá nessa mesma janela, clique do lado esquerdo em Usuários. Encontre o usuário que você quer mudar e de dois cliques. Abrirá uma janela mostrando várias guias, onde você poderá alterar as informações do usuário, e na guia Membros de, você pode apontar onde o usuário fará parte).

Quarto: para definir o que cada usuário poderá fazer ao logar no servidor, você irá trabalhar com as Diretivas de Segurança. para acessar esta janela, você vai em Iniciar/Ferramentas Administrativas/Diretiva de Segurança do domínio. Lá, você encontrará uma guia que se chama Diretivas de Conta e Diretivas Locais, que são as opções que você vai mais usar para escolher oq o usuário poderá fazer. Do lado esquerdo você escolhe qual diretiva você quer alterar, e do lado direito você altera. (Obs.: as vezes você encontrará nos Grupos, dois tipos: um Global e outro Local. O Global diz respeito a grupos formados por usuários. Os Locais dizem respeito a restrições ou permissões dadas aos usuários. Dando uma fuçada no AD, você encontrará isso, pois ficará ainda melhor as configurações do seu servidor).

Quinto: acho que isso é oq você mais precisa. A parte de criar uma pasta para cada usuário, e cada usuário ter suas restrições ou permissões para poder acessar. Primeira coisa é criar uma Pasta, por exemplo com o nome de Flávio. Clique com o botão direito em cima da pasta Flávio e vai em propriedades. Abrirá uma janela e em seguida clique na guia Compartilhamento. Marque a opção Compartilhar esta pasta e digite um nome para o compartilhamento. Sugiro a colocar um nome que identifique essa pasta na rede né. Neste caso, coloque Flávio. Logo abaixo, tem um botão chamado Permissões, onde, ao clicar nele, aparecerá uma caixa mostrando todos os usuários que você tem criado. Se mostrar, clique no botão adicionar para adicionar o usuário que você queira. Selecionando o usuário que você quer, logo abaixo tem as permissões, Controle total, Alteração e Leitura, onde você informa o que cada usuário poderá fazer nesta pasta. Clique no botão OK. Ao volta pra primeira tela, a de compartilhamento, você terá uma guia chamada Segurança. Só a título de conhecimento mesmo, essa guia você tb poderá atribuir mais restrições a usuários e grupos.

espero poder ter te ajudado em algo.

Compartilhar este post

Link para o post

1) o Hd de testes esta limpo, consegui instalar o sistema e está em ntfs.

2) Qd fui nstalar ele perguntou se eu queria opção de licença por servidor ou por usuarioo, não sabia o que fazer coloquei 50 usuarios logados ao mesmo tempo, o default era 5.

3) não instalaei o AD, tenho uma partição de 2 gigas com o cd do 2003 copiado nele.

4) o Dominio poderia ser por exemplo escolabras ? ou tem de ser algo escolabras.br ?

5) até aqui entendi, agora garrei rsrs

"Terceiro: para se criar Grupos (Professores, Alunos, Todos e etc), você vai em Iniciar/Ferramentas Administrativas/Usuários e computadores do Active Directory. Lá, "

Por exemplo se eu quiser que os alunos acessem só a pasta deles e nada salvem no ?HD como faço ?

se quiser limitar em 10 gigas o espaço de cada pasta ?

Posso criar um grupo alunos, professores e administração ?

Bom fo bem didatico o que você disse, minha idéia é tentar fazer isso em um PC e fazer um teste ao der tudo certo, migrar tudo para esse sisatema, pq hoje é uma bagunça, cada aluna instala o que quer nas máquinas, apagam pasta etc.

ahh tem como fazer, quando o aluno logar, ao ele ir no explorer aparecer a pasta por exemplo tutoriais (somente leitura) e a pasta dele , ou é muiiito dificil ?

Baixei diversas apostilas na net, mas elas são livros e preciso de uma coisa bem simples.

outra questão, as máquinas acessariam a internet através do switch que hoje existe ou do servidor ? como seria isto ?

Alguma dica de um firewall para o servidor ? eu uso nos pc´s o nod32.

A solução parece fácil, para quem entende rsrs.

Grata.

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite carla... que bom que pude ser útil, mas, vamos ver se consigo ser mais ainda rsrs...

Por exemplo se eu quiser que os alunos acessem só a pasta deles e nada salvem no ?HD como faço ?

bem carla, como já disse antes, no servidor, quando você cria um usuário, ele automaticamente cria uma pasta com o nome daquele usuário, por exemplo, eu criei um usuário com o nome de Flávio, ele cria uma pasta no caminho C:/Documents and Settings/Usuário/Flávio... se quiser conferir depois rsrsrs... logo, quando você clica com o botao direito em cima dessa pasta que foi criada e vai em Propriedades, você pode impor restrições ou permissões, como já disse antes... caso queira colocar restrições para o usuário Flávio, é só ir em Iniciar/Ferramentas Administrativas/Diretiva de Segurança do domínio. Lá você tem as diretivas de contas, que você pode colocar oq cada usuário pode ou nao fazer, como já disse antes....

Para fazer com oq os usuários nao salvem nada no HD, depois de uma pesquisada sobre Usuários Temporários. É um grupo que, se o usuário for inserido dentro dele, tudo que ele fizer no sistema, quando reiniciar a máquina, volta como se nada tivesse acontecido.

Eu nao tenho de cabeça aqui agora, mas, vou procurar um nome de um programa que você instala em cada máquina da rede. Quando reinicia o pc, ele faz essa mesma função, deixando o pc que está com esse programa instalado como se nada tivesse sido alterado ou inserido... fico com esse compromisso de achar o nome dele e deixar aqui nesse tópico....

se quiser limitar em 10 gigas o espaço de cada pasta ?

bom, caso queira limitar o espaço para cada usuário, você vai na unidade C (por exemplo), clica com o botão direito e vai em propriedades. Na janela que apareceu, vai na ultima guia, chamada Cotas. Lá você marca a opção Ativar gerenciamento de cotas e depois clica no botão Entradas de cotas. Na janela que apareceu, clique no meu Cota e depois em Nova entrada de cotas ou algo do tipo. Ai você clica em Avançado na próxima janela, e na outra janela que aparecerá clica em Localizar agora... ai você seleciona o usuário que você quer e dê duplo clique que, automaticamente aparecerá uma janela pra você informar ql o tamanho do disco que você quer pra esse usuário.... bom, é mais ou menos algo assim rsrs, faz tempo que nao trabalho com isso, mas é isso ai....

Posso criar um grupo alunos, professores e administração ?

com toda certeza... é mto melhor trabalhar com redes assim, bem agrupadas e bem mais fácil sua manutenção. pois, você pode criar os grupos e inserir os usuários com suas devidas limitações para cada grupo, pois, oq um aluno pode fazer no computador, é muito pouco perante ao que um administrador pode fazer e muito mais do que um professor pode fazer e por ai vai....

ahh tem como fazer, quando o aluno logar, ao ele ir no explorer aparecer a pasta por exemplo tutoriais (somente leitura) e a pasta dele , ou é muiiito dificil ?

bom, como já disse rsrs, quando se cria uma pasta você pode limitar oq cada usuário pode fazer atravez das propriedades dessa pasta. mas, se quiser algo mais superficial, quando se cria uma pasta, clicando o botão direito e indo em propriedades, na guia primeira que apareceu ai, tem uma opcão que se chama Somente Leitura e Ocutar. Somente leitura, essa pasta terá possibilidade de Somente Leitura na rede, como o próprio nome diz. Se marcar Ocultar, ela ficará oculta para usuários da rede e apenas uma pessoa que sabe como desocultar pastas ocultas ou ocultar pastas que estão como ocultas fará isso.

P.S.: para ocultar ou desocultar pastas que estão marcadas como Ocultas, faça: no painel de controle, vai em Opções de pasta. Nesta janela, clique na guia Modo de exibição. Nesta janela que apareceu, tem um painel branco bem no meio da jenala, onde você pode rolar para baixo até achar duas opções que se chamam Mostrar pastas e arquivos ocultos ou Não mostrar pastas e arquivos ocultos respectivamente. Marcando a que você desejar e clicando OK, você estará habilitando ou desabilitando para ocultar ou vizualizar as pastas que estão marcadas como ocultas.

outra questão, as máquinas acessariam a internet através do switch que hoje existe ou do servidor ? como seria isto ?

são duas coisas muito distintas. uma coisa é acessar a internet e outra é usar o servidor. a internet você estará usando atrávez do Modem ADSL ou outro modem que você tenha. O switch serve apenas para poder compartilhar as máquinas na rede. em outras palavras, serve apenas para que todos os computadores possam acessar a internet e a rede ao mesmo tempo. se você tivesse somente UM computador, você poderia acessar esse UM computador direto no Modem. Como sao vários, precisa ter um HUB ou um Switch. você usará o servidor para poder compartilhar arquivos, impressoras, dados e etc. por exemplo, tem-se um sistema de vendas instalado na empresa. você poderia instalar ele em todas as máquinas claro, rodaria perfeitamente. só que, por exemplo, você fez uma venda pra mim, Flávio, na sua máquina. ate ai beleza. ai você foi pro almoço. Tive que voltar ai para trocar algumas mercadorias que comprei errado. Logo, a outra pessoa que irá me atender (você estará pro almoço) vai ter q consultar oq eu comprei para poder trocar. Logo, ele terá que ir na sua máquina para poder consultar oq eu comprei, pois foi na sua máquina que você registrou a venda. Logo, esse sistema de vendas que está ai na sua empresa é um sistema LOCAL, ou seja, cada máquina tem um instalado. Agora, por exemplo, se esse sistema estivesse instalado no Servidor. Logo, todos os usuários estariam acessando o sistema PELO SERVIDOR. ou seja, neste exemplo que lhe citei, se o sistema estivesse instalado no servidor, o vendedor que fosse me atender, poderia fazer uma consulta do q eu comprei com perfeição sem sair da máquina dele, pois, o sistema está instalado no servidor e nao na sua máquina.

Este exemplo só foi pra você perceber que, o servidor serve nao para te dar internet, pois já disse que quem lhe da internet é o modem. o servidor serve para compartilhar dados, arquivos, impressoras e tudo que for de ser compartilhado. E pq que se tem uma rede com vários pcs interligados??? devido ao switch, ele que, alem de dar internet (pois ele está ligado diretamente ao modem), lhe da essa permissão para que possa ser interligado várias máquinas....

Mas, isso tudo é relativo, tem empresas que nao usam servidores, deixam apenas a internet com um switch ligando várias máquinas e uma bagunça né, usuários entrando em pcs de outros usuários e etc......

bem bem bem, espero ter lhe ajudado em mais alguma coisa... precisando, é só avisar....

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia carla...

só complementando minha explicação acima, ai vai o link do programa que lhe falei que, qndo reinicia o pc, ele volta limpinho novamente... se chama deep freeze... http://rs265.rapidshare.com/files/12549628...30.220.1871.rar ..... faça o download dele e instale.... você deve instalar isso em cada máquina da rede... deve ser localmente....

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.