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Juca Duarte

Autodesk compra Softimage

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Em entrevista ao site fxGuide, o empresario Marc Stevens informa a aquisição da empresa produtora do Software XSI pela produtora dos softwares MAYA e 3D Max, e outros.

 

Só existe uma palavra pra dizer SINISTRO! Com a crise financeira assolando o mercado, não poderia ser pensado em uma estratégia mais adquada do que a união dessas monstruosas empresas, logicamente a autodesk pensa em gastar um pouco mais para manter um estabilidade financeira em conjunto.

 

Negócios a parte, falamos de tecnologia, no forum 3D encontramos muitos membros perguntando qual o melhor software a se usar, e os mais indicados são 3D MAX, Maya ou XSI, quando a autodesk anunciou a compra da ALIAS, antiga produtora do MAYA, ja se pensava em uma maior interação entre os recursos que já estavam sendo apresentados anteriormente, de certa forma para aqueles que ja usavam max e maya, estes podiam perceber que mesmo antes do anúncio, ja existia muitas similaridades entre os recursos dos softwares. Com o anuncio os softwares foram totalmente integrados. Mantendo suas características carismaticas e acrescentando seus novos recursos, melhorando nítidamente seus potenciais.

 

De certa forma não muitas similaridades foram apresentadas entre os softwares, mas na entrevista, fica a confirmação de recursos como o fantástico faceRobot. Mas fica ai um reforço para o XSI, como o software em versões atuais não suporta o renderizador Renderman, com essa aquisição, o renderman deve estar sendo incluido na lista de novos recursos do XSI.

 

Outro mercado que eles querem 'turbinar' é o da produção de jogos, onde o XSI é muito utilizado. Para a autodesk outros recursos que querem incluir é o antigo MATADOR e o Elastic Reality, que são recursos da produtora AVID.

 

Mas ainda não existem informações de adaptação para os recursos da autodesk sobre o sistema de simulação de liquidos chamado ICE e o syFlex. Mas com certeza é apenas uma questão de tempo.

 

Apesar de tudo Marc ressalta que o interesse principal não é finalizar a empresa, observando como compra, mas uma expansão de mercados devido a uma crise real.

 

Autodesk agora é o mais poderoso portifolio de produtoras 3D que existe no mundo desde o nascimento do sistemas 3D.

 

E não pára por aí, ainda apresenta, Marc ainda faz questão de apontar outras empresas para futuros investimentos, empresas como NVIDIA, Mental Images, Microsoft's R&D investments, Adobe, Google com o sketcup e Maxon.

 

Apesar de tudo, a gente observa quanta gente tem ganhado com isso. Nós principalmente, em matéria de produto e diversão.

 

Já em matéria de preço, ele apenas menciona que querem chegar a um acordo de um 'preço justo'.

 

Quem quiser ler na integra a matéria.

http://www.fxguide.com/article505.html

 

EDIT: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?...p;siteID=123112

Link do site da AUTODESK, com todos os recursos que serão disponibilizados para os softwares e com informações sobre as empresas.

 

abs a todos

 

jD

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Fiquei sabendo disso mesmo, reparem que agora a autodesk praticamente domina o mercado 3D, sendo proprietária dos três softwares mais utilizados no mundo 3D, tanto para games, filmes, imagens, enfim:

 

- 3D Studio MAX

- Maya

- Softimage XSI

 

Agora eliminaram a concorrência.

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Solidworks não tem nada haver Hinom pelo menos com o mercado dos tres citados acima.

 

E realmente a AUTODESK ta anikilando mesmo.

 

 

Comprou o MUD BOX a um tempo atrás para concorrer com modelagem organica no estilo ZB e agora essa inesperada aquisição, pelo menos para mim.

 

 

Muito bom. Sempre gostei do XSI agora sendo da AUTODESK deve melhorar ainda mais. e que vença o mais forte!

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você não sabe o que são ShitPacks? :blink:

 

É uma coisa bem comun no Windowns

 

Mas esse nem é o pior dos problemas

 

O pior é que time que ta ganhando não se mexe, e isso se implica a Autodesk, pois senti na pele qnd ela comprou a Alias(Maya)

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você não sabe o que são ShitPacks? :blink:

 

É uma coisa bem comun no Windowns

 

Mas esse nem é o pior dos problemas

 

O pior é que time que ta ganhando não se mexe, e isso se implica a Autodesk, pois senti na pele qnd ela comprou a Alias(Maya)

 

Mas você acha que o MAYA está ficando ruim depois da aquisição da empresa Alias?

 

E sobre o Shitpacks acho que to começando a entender... rsrsrs

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Ele não piorou

Mas as novidade em versoes mais novas são mediocres, pra o que era, e a tendencia agora é piorar ainda mais

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Duvido que a autodesk consiga manter esses 3, ela deve eliminar 2 e juntar toda tecnologia em 1 produto, a aposta é o xsi, o maya é pre-histórico só tem mercado porque está na mão da autodesk, é igual o windows na mão da microsoft, pra quem não curte sobrou o houdini e lightwave a altura, para os free-lancers talvez seja melhor mesmo essas ferramentas vão virando um monstro que 1 pessoa somente não consegue deter todo conhecimento, e a autodesk não está nem ai pro pequeno ela quer é o mercado grande, onde dá poucas empresas com muita gente pra se especializar em cada parte da ferramenta igual uma fábrica, uns espcializam em fluidos, outros animação, outros cloth e por ai vai, grandes produtoras e estúdios quase não precisam de ajuda igual os free-lancers que enchem os foruns de pequenas dúvidas tipo como fazer uma bola flutuar na água e etc, para eles isso não é interessante, além do mais tem muita gente usando produto pirata, não pagam e querem aprender.

Além do mais empresas como Dream-works usa tudo quanto é tipo de ferramenta pra fazer um filme, no hulk devem ter usado até o paint brush, pq em todas empresas tem o monstro lá, usaram Maya, XSI, Houdini, Cinema 4d e etc ou seja investimento de milhares de dólares. Hoje para se tornar um bom animador dominando por completo uma ferramenta dessas é quase impossível, até o pessoal da digital tutors são especializados em certas áreas, pode ver que o Papa Giorgio só ensina animação e modelagem, passa a bola pro kyle na iluminação e renderização, esse passa a bola de particulas para outro cara e por ai vai, ou seja cada vez o investimento é maior tanto em dinheiro quanto em estudos.

Pra quem é apenas só entusiasta e hobbista como eu conseguiria comprar um lightwave que custa Us$ 900 ainda consigo rodar na minha máquina, o XSI mal dá para modelar, o Maya nem pra modelar presta teria que fazer update,o Cinema 4d é caro, XSI exorbitante, Maya impossível.

Agora pra mim é Lightwave e Blender até que os dois são bem parecidos rs, além do mais para quem quer investir numa ferramenta da autodesk tem que desembolsar uns 20.000 reais com os impostos com uma máquina boa, ficaria o preço de um carro zero, e tem que ser um bom artista para ganhar dinheiro nessa área acho que o investimento inicial com tudo legalizado fica em torno de 60.000 pra começar fora treinamento que ficaria ai com cursos apenas em dvd em torno de R$ 6.000 Maya Bundle da Extreme Bundle Digital Tutors, é garotada a área requer grana ainda mais agora com essas hdtv ai que ferra tudo o camarada tem que montar uma render farm.

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nao tenho tanta certeza pode ser uma empresa com varias frente como uma ambev ou a propria adobe

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Ele não piorou

Mas as novidade em versoes mais novas são mediocres, pra o que era, e a tendencia agora é piorar ainda mais

Cara, você tem acompanhaod a "evolução" dos outros softwares como: Office, Photoshop, Corel, Maya, 3D Max, entre outros? Nao tem inovado em nada os caras. Tudo bem, pra quem ta entrando no mercado é até bom de certa forma e para os que estão tb. Mas inovar é fundamental, nem que seja em algumas coisas.

 

Mas estão seguindo o Ritmo do "velho e bom" Rwindows em termos de atualização.

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Ele não piorou

Mas as novidade em versoes mais novas são mediocres, pra o que era, e a tendencia agora é piorar ainda mais

Cara, você tem acompanhaod a "evolução" dos outros softwares como: Office, Photoshop, Corel, Maya, 3D Max, entre outros? Nao tem inovado em nada os caras. Tudo bem, pra quem ta entrando no mercado é até bom de certa forma e para os que estão tb. Mas inovar é fundamental, nem que seja em algumas coisas.

 

Mas estão seguindo o Ritmo do "velho e bom" Rwindows em termos de atualização.

 

É muito complexo fazer evolução desses softwares por um motivo muito simples, manter a compatibilidade com as versões mais antigas, até hoje o windows consegue rodar softwares no modo DOS e softwares 16bits do windows 3.0 o mesmo ocorre com os aplicativos 3d as compatibilidades de versões antigas requer muito jogo de cintura dos programadores e atrapalham as novidades. A empresa não pode simplesmente matar os aplicativos DOS ou 16bits ela vai fazendo aos poucos, no vista alguns programas nem no modo emulado roda mais, com isso eles vão fazendo as pessoas largarem versões antigas. O Shrek levou 5 anos para ser feito ao longo do filme a gente vê as diferenças na animação devem ter usado várias versões do maya, agora imagina se o software tivesse evoluído a ponto de não rodar versões mais antigas.

 

Eu não consigo entender como a Microsoft deixou de comprar a Softimage novamente pra comprar aquela coisa True Space devem ter pago até mais caro por aquilo do que a Autodesk pela Softimage.

Imaginem se eles tivessem comprado a Softimage e colocado o XSI grátis como fizeram com o True Space, seria a maior jogada do mercado, eles simplesmente iriam arrebanhar a grande maioria do mercado 3d. Porque o true space nem de graça o povo está querendo.

Já que a estratégia da microsoft era ferramenta pra xna e pra competir com Sketchup o XSI era a Ferramenta.

Se os CEOs babão da microsoft tivesse pensado nisso, hoje eles já estariam com o pé em hollywood, ganhando em cima de grandes produtoras, do mercado de jogos, estariam amenizando a dor de quem tem vista, fazendo a alegria de milhares de free-lancers tudo de vez só.

E cá entre nós antes o XSI na mão da microsoft do que da autodesk, pelo menos forçaria melhoria de ambas, já que são 2 bilhonárias.

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é Claudio você parece mesmo odiar a autodesk, não vejo cabimento nas suas colocações, com relação às empresas usarem varios softwares, vejo que elas o fazem porque no mundo inteiro existem artistas profissionais que utilizam sotwares variados, e se um artista apresenta determinado resultado em portifolio foi porque conseguiu no software que ele utilizou. Se for parar pra pensar em matéria de recursos de softwares, quase todos possuem os mesmos recursos, tanto que hoje em dia já classificado por área, modelagem, textura, simulação, iluminação e etc... (digo sobre grandes empresas, como a dreamworks-SKG que você mencionou).

 

com relação a autodesk ter comprado a alias, no principio achei que eles iriam cagar o maya, mas quebrei a cara, pelo contrario, adcionaram muitos bons recursos que eu utilizava antes no max, em matéria de interface principalmente, recursos simples como ajustar posicionamentos , renomeamento, coisas pequenas que fizeram diferença na agilidade dos meus processos de produção, então pergunto, pra que isso serve?. O mooze tem razão que as atualizaçoes são medíocres, e até mesmo redundantes, mas ajudaram. E principalmente manteram a promessa de não mudar muito o software.

 

O que consigo observar com a sua critica é que você observa a área 3d como meramente tecnica, onde um ou outro vai ser melhor porque sabe mais de um software ou de outro, mas sinceramente na minha opnião não é assim, isso porque já vi pessoas completamente ignorantes pegarem os recursos basicos de modelagem e chegarem em resultados satisfatórios... isso porque ele era artista.

 

Ja com essa compra eu vejo muito progresso. Admito que na MAYoria pra maya e max, e mesmo assim em questões de simulação e renderização, tanto que ja indicaram o renderman pro xsi. no entanto se eles vão fazer cagada, não me culpe, mas com relação a isso, só eles podem decidir.

 

Agora a microsoft comprar.. aí é sacanagem. Eles sim iriam mudar toda a interface dos softwares. Nada contra a microsft, mas sinceramente apesar deles terem construido um sistema fantástico chamado directx, eu digo que estou muito satisfeito com oGl da viewport do maya. Só que agora estamos caindo numa discurssão de gosto.

 

abs

 

jD

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Não acredito que a MS iria cagar o XSI

Ele dorme no ponto enquanto estão na ponta, mas qnd compete, é pra torar tudo(A exemplo do Xbox360)

 

E o Maya mesmo "pré-historico" é usando em 90% dos filmes, imagina so se não fosse...

 

O crossover de features entre programas dominara por anos, com o nome maquiado por "novidades"

 

E digo que a Autodesk ainda vai fagocitar outro soft, e chuto no Houdini

 

E um momento de descontração, afinal é rir pra não chorar:

http://au.youtube.com/watch?v=kR7UWImpG54

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hauehauheuaheuaheuaheuhauehauheahe

excelente video!! fico calado depois desse puxão de orelha!

mas como mencionei foram mudanças na interface... e com relação ao $%#$%#$# ICE que fez o houdini se tornar obsoleto, é um pacote adcional... era desses shitpacks q você falava? rs

se era, sim faz todo sentido.

 

Mas só pra me justificar... fiquei feliz exatamente porque eles não tinham mudado nada nos seus recursos... mas com relação a melhorias só fizeram a do nParticle... que ainda não tive a oportunidade de usar, mas como não fez muito alarde, então não sei se devo contar com isso.

 

Rapaz gostei muito do video, quando ele fala do trax quase chorei. o viewport CUBE então.. hauehauehauhe

vou dar um jeito de disseminar esse link o mais rapido possível..rs

 

valeu cara

 

abs

 

jD

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Caro Claudio, ja ouviu falar em leis anti trust?

 

Acredito que esse seja o motivo de a MS nao poder comprar tal software e colocar de graça, seria DESLEAL para a comercio.

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Caro Claudio, ja ouviu falar em leis anti trust?

 

Acredito que esse seja o motivo de a MS nao poder comprar tal software e colocar de graça, seria DESLEAL para a comercio.

Sim mas no caso de colocar um software grátis no mercado não se enquadra em anti trust pelo contrário, senão não teriamos o blender, o java, o open office, o linux. A própria microsoft colou o true space grátis e nem por isso foi multada.

O que a Autodesk fez se enquadraria melhor, pois ela comprou o softimage e vai vendê-lo e caro, detendo praticamente 80% do mercado, se a autodesk tivesse comprado o blender, ela venderia no preço do 3d studio e muita gente compraria pq o nome autodesk é forte, não importa se o produto que vende é ruim.

 

O que você prefere poder usar um XSI grátis, até podendo usá-lo com o linux, ou usar um maya pirata?

 

A microsoft não comprou a softimage por motivos bem simples, se o tivesse feito teria que continuar o desenvolvimento do xsi para linux, para a empresa não é interessante desenvolver nada para linux, segundo eles queriam uma ferramenta +/- e que fosse bem desconhecida, ai eles tem a tecnologia para alterá-la sem causar alvoroço na comunidade.

 

Até o presidente da side efx se pronunciou http://www.sidefx.com/index.php?option=com...&Itemid=316 pelo menos agora o pessoal do houdini, lightwave, cinema4d e modo vão rebolar pra melhorar as próximas versões.

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