Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Junior_f04

Tem como o mysql ler mais de uma tabela para fazer uma busca no site

Recommended Posts

Boa noite....

Pessoal me desculpa se já existe algum topico igual a esse, porem estou procurando a uns 4 dias e não encontrei muita coisa ...

Bom estou tentando fazer um sistema de busca interna no meu site, porem ele possui vairas tabelas e gostaria que essa busca fosse realizada em todas, consegui um tutorial para uma tabela , mais depois disso estou procurando a alguns dias e nada ....

vai funciona assim .... cada tabela vai receber 4 variaveis ( linhas) 1º nome 2ºconteudo 1 3ºconteudo 2 e 4º conteudo 3 essas tabelas poderam ser sempre editadas ... e vai ser varias tabelas .... colocamos por alto umas 30 .... cada uma contendo um assunto diferente .... as tabelas e as linhas ... e a busca teria q varrer todas essas tabelas ...

vlwwwwwwwww msm galera ... to esperando em vcs ... ^^

Estou utilizando esse codigo ....

<form name="form1" method="get" action="buscar.php"><input name="pesquisar" type="text" id="pesquisar" size="60"><input type="submit" name="Submit" value="buscar"></form><table width="75%" border="1">  <tr>    <?  include"config.php";    $pesquisar = $_GET['pesquisar'];  $sql = mysql_query ("SELECT * FROM iso WHERE nome like'%$pesquisar%'  OR conteudo1 like '%$pesquisar%' OR conteudo2 like '%$pesquisar%' OR conteudo3 like '%$pesquisar%' ORDER BY nome"); while ($linha = mysql_fetch_array($sql)){$no =  $linha ['nome'];$s1=$linha['conteudo1'];$s2=$linha['conteudo2'];$s3=$linha['conteudo3'];  echo"	<td width='11%'>Nome:</td>	<td width='89%'> ".$no."  </td>  </tr>  <tr>	<td>cont1</td>	<td>".$s1."</td>  </tr>  <tr>	<td>cont2</td>	<td> ".$s2." </td>  </tr>  <tr>	<td>cont3</td>	<td>" .$s3. "</td>  </tr>";     }  ?></table><p> </p>
Esse procura apenas eu uma tabela q no caso é a isso ... porem eu teria umas 30 tabelas no meu db ... seria possivel isso ???

Esta procurando sobre Union All ... mais não consegui usalo :/

Alguem poderia me ajudar ?

:natalbiggrin:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procura entender a information_schema que provavelmente alcançará seu objetivo.

E putz...muito estranho o que você quer...sua modelagem ficou estranha...

Abraço!

Ps:estou sem o mysql aqui,então não sei te dizer exatamente como proceder.

Ps²: você no caso selececionaria todas as colunas de todas as tabelas e iteraria em cima do resultSet gerado por essa selectQuery.

Ps³: o processamento vai ser brutal...aconselho você a rever a modelagem de seu banco de dados...

Compartilhar este post

Link para o post

uhhhh intao cara tinha pensado assim ... pq como disse so meio novo .... achei q dava :/

o que você me aconselharia fazer ...

pq olha so ... essas tabelas seram outras pessoas q iram alterar ... por um sistema em php ... poderam colocar texto ( frases ) e imagens .... pensei em fazer em uma tabela apenas ... mais num sei se iria ficar pesada ... e outra na hora da busca teria q colocar todos os campos correto ????

nao testei mais nao sei se posso fazer um sistema interativo ... com uma tabela so para varias pessoas alterarem quando acharem necessario ....

tipo um e-comer ( acho q é assim q escreve ) como é feito o sistema de busca deles ???????????????

Muito obrigado galera ..................

Compartilhar este post

Link para o post

Da uma estudada sobre modelagem de banco de dados,não posso afirmar que a modelagem tem que ser x ou y,tudo vai depender da situação em questão.

Mas geralmente colocam os dados em poucas tabelas,e selecionam os dados de apenas algumas colunas de certas tabelas.

Dá uma estuda no que te falei!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

vlw cara ... ja to pesquisando ... ^^

so mais uma duvida ... num querendo aproveita de ti ... tipo o baixaki.com.br eles usam q tipo de armazenamento ??? pq a busca é feita por pedaços da descricao ou pelo nome do arquivo ...

Obs : sei q é meio chato ... mais tem como eu te add no msn .. so pra mim entende como devo procurar as coisas ... to meio perdido

Compartilhar este post

Link para o post

vlw cara ... ja to pesquisando ... ^^

so mais uma duvida ... num querendo aproveita de ti ... tipo o baixaki.com.br eles usam q tipo de armazenamento ??? pq a busca é feita por pedaços da descricao ou pelo nome do arquivo ...

Obs : sei q é meio chato ... mais tem como eu te add no msn .. so pra mim entende como devo procurar as coisas ... to meio perdido

Que tipo de armazenamento ?

armazenamento de dados ou tu quer saber como é feita a busca ?

é feita em PHP, provavelmente eles usam base de dados MySQL, nem todo mundo faz sistema de busca igual, você pode fazer o seu, porém irá fazer o mesmo efeito que a busca deles só depende de você, do modo que programar, você diz o PHP o que ele tem que fazer e ele fará.

Compartilhar este post

Link para o post

uhhh, to dando uma estudada .... so queria sabe pq ai teria uma ideia de como fazer um banco de dados mais facil para ser utilizado ...

pq num tenho noção de como devo faze .... tipo vcs ja fizeram ? e como foi ???

por favor me ajudem .... nao tenho mais onde pesquisar ....

Compartilhar este post

Link para o post

cara pra se sincero so queria aprenda a faze um sistema de busca interna no site .... mais o que eu achei ele faiz a busca em apenas uma tabela do banco .... eu nao queria q fize-se no banco todo ... ai o proust ... disse no topico em cima q pode fica demorado ....

eu so queria um sistema de busca q funciona-se ....

Compartilhar este post

Link para o post

teria .... pq iria funciona como busca de algumas propagandas .... pensei em usar uma tabela apenas ... mas tera muitas linhas mais de 60 .... ai vai fica pesando num vai ?

e tbm teria q testa se da pra alterar apenas aquela linha .... sera q tem jeito ?

Compartilhar este post

Link para o post

legal .... sera q eu consigo fazer um sistema dinamico ... tipo mysql_query("insert into indextxr(textoinicial) values('$des')") or die("erro"); e deleta essa msm linha ... so ela na minha tabelona ?????

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra complementar, o MySQL não fica pesado quando o sistema é bem feito... até uns 1.000.000 de registros é perfeitamente "aceitável", claro, que com as devidas providencias pra evitar uma sobrecarca de repetições e informações duplicadas/perdidas/erradas...

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal .... vo faze com uma tabela so msm .... essa tabela tera muitas linhas .... e o codigo q eu achei é esse =

$sql = mysql_query ("SELECT * FROM empresa WHERE nome like'%$pesquisar%' OR conteudo1 like '%$pesquisar%' OR conteudo2 like '%$pesquisar%' OR conteudo3 like '%$pesquisar%' ORDER BY nome")

eu vou ter q colocar linha por linha para ele pesquisar ou tem outro jeito ????

abracaoooo

Compartilhar este post

Link para o post

leandro muito interesante .... mais eu acho q pra mim .... num vai da certo ....

o q eu tava precisando agora era tipo o q o PROUST disse no segunto post dele .. ele me passa esse codigo information_schema q faz uma leitura total do bd .... agora eu percebi q esse nao dava certo tbm :/

tava tentando achar um q faça uma leitura total na minha tabela em questa ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.