Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Junior_f04

Tem como o mysql ler mais de uma tabela para fazer uma busca no site

Recommended Posts

Cara não li todas as respostas, mas pelo q entendi você quer relacionar 'n' tabelas e fazer uma busca em todas, certo? O que você pode fazer é selecionar mais de uma tabela na pesquisa, exemplo:

SELECT tab1.titulo, tab1.conteudo, tab2.titulo, tab2.conteudo 
FROM tab1, tab2 
WHERE tab1.titulo LIKE "%$busca%" OR  tab1.conteudo LIKE "%$busca%" OR  tab2.titulo LIKE "%$busca%" OR  tab2.conteudo 
ORDER BY tab1.titulo, tab2.titulo

Desse modo ele vai buscar em todos os campos que você selecionar no SELECT e vai mostrar os resultados de uma ou/e outra tabela.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso ta certo msm .... mais se cada dia coloca uma tabela nova ... vo te q ta alterando todo dia né ?

mas se fizer tudo numa tabela ... e colocar algum codigo " q nao sei " q possa ler toda a tabela seria mais facil ^^

existe esse codigo .... pq pra ler o banco todo existi ...

vlwwwwwwwwwwww

Compartilhar este post

Link para o post

sera q existe uma maneira de ler todas as linhas sem precisa descriminalas ????

e outra pessoal ... como as pessoas fazem esse sistema de busca .... num colocam tudo em uma tabela so né ????

Compartilhar este post

Link para o post

Olha pessoal, vou dar uma breve explicação sobre o MySQl e seu armazenamento, preste atenção.

Esse negócio de desenvolvedores ficarem por ai dizendo que o MySQL é para pequenos projetos, não é verdade.

o site da MySQL possui uma tabela, que registra os downloads da versão comunity do mysql, e ela já está com mais de 2 TB, milhões de registros e cada registro com cerca de 230 bytes 230 bytes x 1.000.000.000 de linhas, 210 mil aguenta e nem se quer abala.

Tudo depende de como você utiliza o mysql, qual seu tipo de engine, para que usar aquele engine, qual a razão para usá-lo, sua utilidade e, tipos de indexação, a memório do host em fim.

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo voce melhorar sua modelagem como foi falado

e uma dica crie tabelas expecificas para seu uso, nao saia criando uma tabela com xTudo que isso é pura gambiarra de quem nao sabe fazer selects e usar Joins.

por exemplo se você tem uma tabela de clientes só pode ter dados do cliente, e produtos só relacionados a produtos

noticias só dados da noticias e assim por diante.

você precisa aprender a mecher com relacionamentos pra fazer o que você quer.

Compartilhar este post

Link para o post

uhh ... vlw msm pessoal ... agora consegui te uma nocao do q preciso ^^ bom vo te q da uma pesquisada ... mais ainda nao consegui aprender como faiz um sistema de busca :/

pq msm q eu organize meu banco .... vo te q aprender a juntar ( relacionar ) as tabelas conforme o tuto q o leandro me passo .... mais depois disso tudo ... ainda vou precisar relaciona por exemplo ... tabela USUARIO com a tabela PRODUTOS e no fim fazer uma busca em tudo .... é isso né ????

vlw msm pessoal desculpa ta enchendo vcs ^^

pessoal nao querendo abusar da boa vontade .... mais se alguem me passar uns links ... pq nao sei por onde começar a busca no google ... e minha cabeça ja ta dando nó em relacao ao SISTEMA DE BUSCA interna ^^

vlwwwwwwwwww galera

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal alguem poderia me dizer como funciona os sistema de busca internas de sites .... pq eu acho q to pensando errado ....

por exemplo ele tem uma tabela so ... com os campos nome e descricao ... onde tudo é cadastrado neles .... como q isso funciona ???

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente você está querendo poupar tempo fazendo com uma tabela só e deixar de lado o relacionamento entre elas...

VOcê chegou a ler o tutorial que te mandei o link, lá mostra um exemplo prático de como é feito esse relacionamento, várias tabelas que contém os dados como descrição, preço, links etc, e uma central que apenas recebe o valor de um campo chave, a query fico um pouco complexa mas é necessário.

Você já chegou a pegar algum script pronto de busca e estudou o código pra ver como funciona?

Abraço.

Att,

Leandro Barral.

P.S.: ajudar não significa fazer pra você. :natalwink:

Compartilhar este post

Link para o post

li sim .... mais pra se sincero ... num intendi muita coisa nao :/

deu pra te uma nocao .... e ja peguei sim .... to ralando faiz um tempao mais ta meio dificil viu .... num sei mais o q faze ....

Compartilhar este post

Link para o post

comece fazendo simples

se suprir as necessidades está ok..

com o tempo, e desenvolvendo outros projetos e até mesmo dando continuidade a esse projeto atual você sentirá necessidade de melhorias.

mas se quiser fazer algo muito bem elaborado desde o início, então estude modelagem de dados. Existem milhares de materiais na internet ou pode também procurar por cursos presenciais ou online

Compartilhar este post

Link para o post

obs : valew hinom .... ajudo msm ....

pessoal tava pensando aqui ..... o sistema de busca q eu quero é meio complicado para fazer ... olha .... vamos ter como exemplo uma tabela só onde todos meus dados seram cadastrados la .... se for em uma tabela apenas ... vai conter varias linhas (colunas) como por exemplo empresanome... empresanome2... entao na hora da busca teria q colocar .... empresanome like %'$pesquisar'%...... pra cada um certo ? se forem mais de 1000 linhas ai o bixo pega :/

bom se for fazer em varias tabelas ai posso colocar as linhas com o mesmo nome ...ex : nomeempresa.. conteudo1... conteudo2 e conteudo3 porem vai conter mais de 100 tabelas ... e o pessoal diz q cai a velocidade na busca ....

P.S : nao tem como eu determinar como ex : linha nome ... e cadastrar os 1000 nomes .... pq nao teria jeito do usuario atraves do php editar ... pois ele editaria a linha toda ....

alguem pode me dar uma força ??????????

abracaoooo

Compartilhar este post

Link para o post

Ta bem dificil de entender a dúvida dele mesmo..

mostra como está a sua estrutura do banco e mostre oque quer fazer com isso ou então como quer que isso fique..

Att,

Leandro Barral.

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

as vezes ate eu me confundo ... com as minhas duvidas

kkkkkkkkkkkkkkkkk

bom vamo la entao

minha tabela chama "teste" e na tabela "teste" tenho 100 "registros" ( campos ) cada uma tem uma descricao ( nome por exemplo ... um chama nome, outro cidade, estado.... e por ai vai

utilizando esse codigo ...

("SELECT * FROM teste WHERE nome like'%$pesquisar%' OR conteudo1 like '%$pesquisar%' OR conteudo2 like '%$pesquisar%' OR conteudo3 like '%$pesquisar%' ORDER BY nome")

bom pelo codigo q estava estudando aqui preciso selecionar uma tabela = from "teste" com a opcao where eu vo selecionar apenas um campo e nao todos os 100 da minha tabela .... e é ai q estou com problema .... pq minha tabela vai ter 100 campos ... cada qual com seu nome .... precisava de um negocio para selecionar todos os campos de uma vez sem precisar usar WHERE nome like'%$pesquisar%' OR conteudo1 like '%$pesquisar%' repetindo OR .... like '%$pesquisar%' para todos os campos da minha tabela.....

acho q é isso ....

se nao intender so posta ai de novo ^^

vlwwwwwwwwwwwwwwwwwww msmmmm

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.