Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Davicamarinha

Checklist para arte final

Recommended Posts

Bom dia a todos,

eu trabalho em uma agência, e estamos passando por alguns problemas na hora de enviar os arquivos em PDF para a gráfica (Erro nas porcentagens de cor, fotos em baixa resolução e etc...). Durante uma reunião foi sugerido que fizessemos um check list para verificar se o arquivo esta sendo enviado para a gráfica esta correto. Procurei na net mas não achei nada que chegasse perto de ajudar. Tentei desenvolver um também, mas tenho medo de estar esquecendo de algo. Não sei se alguem ja tem algo meio pronto ou sabe de algum livro que tenha algo assim.

Desde já, eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ideal é mandar fazer uma prova de prelo antes de mandar o serviço. Assim não tem erro.

Mas tem que mandar o serviço junto com esta prova para uma gráfica de qualidade.

Gráficas que fazem terceirização não dão garantia nas cores.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas a idéia era ter tudo certo antes da prova de prelo (que não é barata), por isso a minha pesquisa sobre um check list que verifique cores, imagens e coisas do genero.

Compartilhar este post

Link para o post

Não lembro em qual livro sobre produção gráfica que eu li, mas o que me lembro foi que para evitar surpresas indesejadas o ideal é fazer várias provas no decorrer da elaboração da arte-final:

1ª Prova: Laser Monocromático: Visualização do projeto e posicionamento de imagens, revisão do texto

2ª Prova: Jato de Tinta ou Laser: Correção de texto e ajuste de cores

3ª Prova: Jato de Tinta ou Laser: Boneca para o envio à gráfica quanto à acabamento, cortes especiais, entre outros.

4ª Prova: Prelo ou Cromalin: Para o envio à gráfica para conferência de cores e sua carga correta de tinta.

Quanto ao check-list na qual você pede, acredito que tenha através de um software (se não me engano o Adobe Distiler).

Costumo fazer um check-list pelo Corel através do "Informações do Documento".

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos problemas listados, acho q a solução pra você não seria exatamente um checklist, me parece mais falta de atenção antes do fechamento, passe mais informações sobre qual programas vocês estão usando...

Ah quando eu falo de "falta de atenção" não leve para o lado pessoal, já trabalhei com e em diversas agências e erros como preto em 4 cores, imagens em RGB, falta de sangria, falta de margem e outros acontecem com uma frequencia impressionante.

Para ajudar um pouco tente fechar o arquivo em PDF sempre no padrão x1a:2001, e no Acrobat você pode verificar a separação das cores e suas porcentagens e a qualidade das imagens.

B)

Compartilhar este post

Link para o post

passe o PDF pelo Acrobat Professional, abre o menu ADVANCED-PREFLIGHT ou ADVANCED-PRINT PRODUCTION-PREFLIGHT e faça a checagem na qual ocorrerem as dúvidas. Ali o próprio software identificará possíveis erros como resolução de imagens, cores spot, transparências etc.

no menu ADVANCED-PRINT PRODUCTION-OUTPUT PREVIEW você confere as cores e visualiza o SEPARATIONS de cada cor, tendo ali SIMULATION PROFILE e INK MANAGER para realizar ajustes.

essa conferência do PDF, aliada à conferência do arquivo aberto (Indesign via Preflight) têm sido suficientes para mim.

sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.