Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marostegan

[Resolvido] pq nao posso inserir JPG?

Recommended Posts

olá pessoal... fiz um esquema para gravar o caminho da imagem no BD. (meu bd é access)

bom, usei um OpenPictureDialog e o seguinte:

begin
  if OpenPictureDialog1.Execute then
  begin
  f_incluir_imoveis.Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
  dm.t_fotos.Edit;
  dm.t_fotos.Fields.FieldByName('img01').AsString := 'c:\listagem\images\' + ExtractFileName(OpenPictureDialog1.FileName);
	begin
	dm.t_fotos.Post;
	ShowMessage('Foto cadastada!');
		 end;
	end;
end;

só que quando eu vou abrir uma imagem praser isibida posteriormente no Timage nao consigo pegar um JPG...

veja as imagens...

Imagem Postada

Imagem Postada

pq isso? e como resolver?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

Deixa ver se entendi.... no momento de gravar a imagem funciona certo... o caminho fica salvo no banco de dados... com extensão de imagem e tudo... mas depois quando você lista os registros, não consegue que a imagem seja exibida novamente, isto?

Você usa algum código para verificar se o arquivo de imagem existe (FileExists).... faz alguma verificação antes? Se possível coloque as demais partes do código que está usando.

Att

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade não, deixa eu explicar melhor o pipino que tá isso aqui... rs...

Ele funciona certo se for BMP, ele deixa eu abrir a imagem, grava o caminho no banco, depois eu exibo a imagem e tudo sem erro algum... Mas se eu precisar abrir um JPG não tem como, pois na janela que abre pra eu localizar a imagem não tem a opção de abrir um arquivo com extenção .jpg

Veja as 2 imgs que inseri aqui....

Na verdade o que ocorre é, to montando no delhp aqui e talz... vo no componete OpenPictureDialog - ai na propriedade Filter clicando nos "..." aparece a caixa Filter Editor.. e ali mostra as extenções que pode abrir (.bmp, .ico, .jpg e pora ai vai..) -- ver img2

Bom, quando rodo o programa e clico no botão Inserir imagem, ele não permite que eu pegue uma imagem .JPG, só .bmp, .ico e mais 2 outros alí (ver img 1)...

Porém no sistema vou precisar carregar tanto imagem JPG quanto BMP...

a programação que estou usando no botão Inserir Imagem é a seguinte:

para abrir o form que tem o botao inserir nova imagem:

dm.t_fotos.Insert;
f_incluir_imgs.showmodal;

No botão que busco a imagem:

begin
  if OpenPictureDialog1.Execute then
  begin
  f_incluir_imoveis.Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
  dm.t_fotos.Edit;
  dm.t_fotos.Fields.FieldByName('img01').AsString := 'c:\listagem\images\' + ExtractFileName(OpenPictureDialog1.FileName);
   begin
   dm.t_fotos.Post;
   ShowMessage('Foto cadastada!');
		 end;
	end;

pq será que ele não deixa eu abrir .jpg?

valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisando no help sobre o componente TOpenPictureDialog, encontrei esta informação nele:

TOpenPictureDialog

Description

TOpenPictureDialog displays a modal Windows dialog box for selecting and opening graphics files. This component is just like TOpenDialog, except that it includes a rectangular preview region. If the selected image can be read by TPicture, it is displayed in the preview region; supported file types include bitmap (.BMP), icon (.ICO), Windows metafile (.WMF), and enhanced Windows metafile (.EMF). If the selected image cannot be displayed, “(None)” appears in the preview region.

If the user selects a file of an unrecognized type, TPicture raises an EInvalidGraphic exception.

Pelo que pude entender, este componente especificamente não trabalha com JPeg e outros tipos de arquivos... tente mudar para um componente do tipo TOpenDialog e coloque nele todos os filtros que vai precisar que deve resolver o seu problema.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

opaa...

agora consegui...

depois de quebrar a cabeça resolvi fazer o seguinte... fui no meu form principal e na cláusula USES inclui JPEG

ai pronto... agora ele acha as benditas imagens em JPG e/ou JPEG

valew pelas dicas!!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.