Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Strokes

Guardar o resultado em uma variável

Recommended Posts

Olá, sou novato no VB 6 e gostaria de saber se alguém poderia tirar essa minha dúvida. Fiz diversas buscar pela internet e não achei uma resposta concreta.

Estou utilizando modelo DAO com banco de dados em Access e gostaria de guardar o resultado de um select count dentro de uma variável.

Grato desde já. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Strokes.

Pote aqui como está tentando fazer isso por favor.

Mas olha só, dependendo do que está fazendo, não precisa fazer um select count, pode fazer um select normal e utilizar a propriedade recordcount, que te dará o resultado de quantas "linhas" tem sua tabela.

Compartilhar este post

Link para o post

Claudio, muito obrigado por responder. Eu estou tentando verificar se o CPF digitado já não existe no banco quando a pessoa clica em "salvar". No caso, tentaria algo do tipo "select count(*) from clientes where cpf=txtCpf", desculpe caso cometi alguma gafe, mas ainda sou novato. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, então nem precisa mesmo utilizar o count(*).

Faça:

recordset.open "select * from cliente where cpf=txtCPF", conexao

if recordset.eof then
  'aqui ponha o que acontecerá se não tiver no banco
else
   'aqui ponha o que acontecerá se já existir no banco
end if

Poste parte do seu código que está fazendo a conexão se tiver ficado alguma dúvida.

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Claudio, acredito que assim vá funcionar, mas irá acontecer dele encontrar a sí próprio nem que seja uma vez. Eu gostaria de impedir que houvessem CPFs duplicados.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim encontrar a si mesmo?

Essa é a idéia, se ele encontrar a si próprio no banco, é porque já foi adicionado antes, então não pode ser adicionado de novo.

Não entendi sua dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é um cadastro, quando a pessoa clicar em Salvar vai checar se o cpf digitado já está no banco. Certo?

Porém, se alguém for lá atualizar o cadastro dessa pessoa e clicar novamente em Salvar ele vai encontrar no mínimo um registro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, entendi. Seu problema não é quando adiciona um novo, e sim para atualizar.

Mas sendo assim, mesmo utilizando o count(*) você iria encontrar pelo menos um.

Sinceramente, acho que você não deveria deixar alterar o CPF. Não faz sentido alguém querer alterar o número de seu CPF cadastrado.

E se não pode alterar o número do CPF, você não precisa consultar se o mesmo já existe no banco, pois é claro que já existe, e só existe o dele, pois já foi consultado antes, na hora de fazer o primeiro cadastro.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.