passado 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2009 Boas, iniciei recentemente o estudo da programação, na escola, em visual basic, atraves do visual studios 2008. Como esta sempre foi uma área de meu interesse ando a tentar desenvolver um projecto que pegue em base de dados, que consta no seguinte: Eu como arbitro de basquetebol sinto alguma dificuldade em gerir o que tenho a receber e o que ja me pagaram, pois bem peguei nesse problema á uns tempos e criei um livro de excel (Este), livro de excel este que eu queria evoluir e nao ser um mero livro de excel, comecei por tentar o access (numa disciplina estou a começar o estudo de access) mas pensei e porque não tentar o visual basic?! coloquei mãos ao trabalho e comecei a ler um Tutorial num livro de visual studios da FCA que eu tenho, pois bem deu-me para ter uma ideia do que o SQl como funciona etc, agora a minha duvida é a seguinte sera necessário uma coisa tão complexa? O objectivo da aplicação é, e começando pelo mais simples: Temos um arbitro, esse arbitro recebe todas as semanas uma convocatória ao receber a convocatória iria abrir a aplicação e registar os seguintes dados: *Nº do Jogo *Data/Local *Escalão *Competição *Remuneração *Custos Extras (este campo é mais especifico mas por agora fica assim) *Realizado (campo Sim/Não) *Pago (campo Sim/Não) Ao inserir estes dados, pretendia que, ao colocar o escalão e a competição aparece-se automaticamente a remuneração. Os dados ficavam registados, o arbitro ao domingo por exemplo, voltava a abrir a aplicação, abria uma form de pesquisa e procurava um jogo através do numero do mesmo para editar o registo se o jogo foi realizado ou nao. O mesmo aconteceria quando o pagamento fosse feito, o arbitro procurava por o jogo X e alterava o registo em como o jogo estava pago. Depois teria uma zona de relatórios, onde essencial era ter um relatório que me desse o total de jogos que foi convocado, a quantos faltou e quantos realizou. outro relatório seria de pagamentos, com os dados de quantos jogos realizou, os que ja recebeu e o que ainda falta receber. Assim o essencial é isto e era o que me interessava para já mais tarde iria melhorando, como o nivel de detalhe dos relatórios etc. A minha grande questão é? uso SQL? uso VB aliado a access? que tipo de base de dados uso? Basicamente quero converter o que tenho em excel para uma coisa "mais aserio" Cumps Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2009 Faz tudo em Access, acho que vai ser bem mais tranquilo pelo tamanho do problema que você tem para resolver, mesmo o sistema aumentando daqui um tempo, o Access vai continuar atendendo a sua necessidade. Vamos aguardar outros comentários. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
passado 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2009 Fazer tudo em access ou ter suporte para guardar os dados em access? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2009 Fazer tudo em access ou ter suporte para guardar os dados em access? Fazer tudo em Access mesmo, mas como eu disse, esta é minha opinião, vamos aguardar novos comentários. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Claudio Neto 3 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2009 Passado, fazer tudo em Access, é uma opção, que com certeza pode atender suas necessidades, pois não é nada tão complicado assim o que você precisa. Mas eu particularmente, faria para mim uma aplicação. Querendo ou não, o VB tem mais recursos, então mesmo que a idéia inicial seja simples, você pode ir incrementando seu programa conforme sua necessidade. E quando ao banco de dados, utilize Access mesmo, não há necessidade de um banco de grande suporte para isso. Se por acaso você decidir pela aplicação, irei transferir esse tópico para a área de plataforma .NET por se tratar de VB 2008, ok... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
passado 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2009 Fazer tudo em access ou ter suporte para guardar os dados em access? Fazer tudo em Access mesmo, mas como eu disse, esta é minha opinião, vamos aguardar novos comentários. A minha intenção era usar uma aplicação em VB por exemplo Passado, fazer tudo em Access, é uma opção, que com certeza pode atender suas necessidades, pois não é nada tão complicado assim o que você precisa. Mas eu particularmente, faria para mim uma aplicação. Querendo ou não, o VB tem mais recursos, então mesmo que a idéia inicial seja simples, você pode ir incrementando seu programa conforme sua necessidade. E quando ao banco de dados, utilize Access mesmo, não há necessidade de um banco de grande suporte para isso. Se por acaso você decidir pela aplicação, irei transferir esse tópico para a área de plataforma .NET por se tratar de VB 2008, ok... Exacto era mesmo isso que queria poder construir algo em VB para mais tarde ir actualizando com mais funcionalidades que tenho em mente... Podes indicarme alguns tutoriais onde possa ficar a perceber como funciona o VB armazenando dados em access? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Claudio Neto 3 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2009 Ok, já que decidiu por sua aplicação, irei transferir o tópico de Visual Basic para plataforma .NET. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2009 Referente a vb.net o melhor site brasileiro com certeza é o do macoratti: http://www.macoratti.net/ Ae com certeza vai ter tudo o que precisa sobre o vb.net. Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
passado 0 Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2009 Obrigado vou investigar :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites