kklj 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2009 pessoal estou desenvolvendo um relatorio usando o qreport do delphi, e estava pesquisando na net e vi q muitos programadores aconcelha a usar o try, finnaly end, so q nao entendi o pq, e onde eu utilizo, vou postar aki um codigo q achei na net como exemplo. try form1:= tform1.create(self); form1.query.open; form1.quickrep.preview; finally form1.release; freeandnil(form1); end; onde eu colocaria esse codigo, no evento onapplication?? obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 Geralmente este código é colocado no botão que chama a tela de impressão, visando tratar possiveis erros de aplicação. Vamos por partes... O comando try except end e try finally end são usados para executar instruções protegidas, isto é, executar trechos de código que podem causar erros de aplicação, como conversão de valores, criação de forms em runtime, etc... no caso do código que postou, o try finally end é usado para, ao clicar no botão codificado, fazer o seguinte: Tentar criar o form1. Tentar abrir a query do form1. Tentar exibir o quickreport do form1 com o relatório gerado. Caso ocorra tudo ok ou em caso de erro de alguma das instruções acima, os comandos após o finnaly são executados, ou seja, quando o usuário fechar o form1 ou se o form não puder ser gerado por algum erro em runtime, o form1 é liberado e depois a memória alocada por ele em memória é liberada (comandos release e freeandnil). []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites