Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sadark

Escala de cores: Corel x Illustrator

Recommended Posts

Olá pessoal, sou novo aqui. Perdoem-me caso já exista um tópico semelhante a este. É o seguinte:

Criei um logotipo no Illustrator. Foram usadas duas cores. Um verde (C38 M9 Y100 K0) e um cinza (60% preto). Não encontrei uma cor da escala Pantone que correspondesse, mas esse não é o problema. O que acontece é que preciso enviar para o cliente o arquivo com o logo aberto. Minha idéia é enviar em .AI e .CDR, pois sei que o Corel é bem mais usado pelo público doméstico do que o Illustrator. Mas quando importo o logo do Illustrator no Corel, o verde C38 M9 Y100 K0 aparece diferente, mais 'verde' e menos amarelado como foi aprovado. O cinza 60% também fica diferente, mais forte. Se o problema fosse apenas visualização, não teria problema. O pepino é que, ao imprimir o logo no corel em impressora comum, com a mesma escala CMYK de cores, o resultado fica diferente de imprimir através do Illustrator. Outro pepino é que o cliente visualizou e aprovou o logo em PDF com a cor certa que aparece no Illustrator, pois é um cliente de fora e não consegui apresentar pessoalmente. Meu medo é de enviar o logo em Corel, o cliente imprimir em sua impressora comum e perceber que a cor não é a mesma que a aprovada. Sei que se for imprimir em gráfica com separação de cores não terá problema, mas essa diferença do Corel atrapalha bastante. Se eu mudar a cor no Corel pra ficar visualmente igual à do Illustrator, a escala mudará, e então o problema será maior ainda para impressão em gráfica.

Alguém consegue entender esse problema? Qual é a melhor maneira de proceder nesses casos, considerando o uso de impressões digitais através do Corel pelo cliente? Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a incompatibilidade de cores entre Corel e a família Adobe já é bem conhecida. Não entendi pq o cliente precisa receber o arquivo aberto para aprovação de layout, mas em todo caso, 2 opções de emergência:

* faça testes com o Gerenciamento de Cores do Corel, até ficar mais próximo do PDF;

* ou simplesmente altere visualmente a cor no Corel, para aprovação. Esta última opção deve ser vista com muito cuidado, para não enviar o arquivo errado para a gráfica depois.

Eu tentaria fazer a aprovação com um arquivo fechado, e depois de aprovado enviaria o arquivo aberto. Tenta aprovar num jpg ou pdf e depois envia pra gráfica o arquivo .ai. Caso a gráfica só aceite Corel, sugiro o máximo de atenção, pedindo uma prova de prelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Além das dicas do Efata, eu optaria em fornecer ao cliente um Manual de Identidade Visual desta marca criada especificando as cores corretas a serem usadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Efata,

O cliente já aprovou o logo. Enviei um arquivo fechado para aprovação e a cor também foi aprovada. O que quero enviar é o arquivo aberto para uso da empresa. Eles vão querer usar o logo internamente, no word, no power point, e utilizam o corel. O único problema é que a cor aprovada no PDF é diferente da cor que aparece no Corel e de sua impressão. Por mim eu enviaria apenas um .AI, mas não posso.

Tenho medo de alterar a cor no Corel até chegar à mesma do PDF, pois a escala muda. Fiz isso já e no Illustrator o verde do logo ficou "dourado".

DiMinas,

Não enviaria um manual de ID completo, mas nesses casos sempre envio um manual de cores, aplicações básicas e usos indevidos. Só que no manual constará que a cor certa é um C38 M9 Y100 K0, um verde levemente amarelado que foi aprovado no arquivo fechado em PDF. Daí o cliente, que usa corel, vai imprimir o logo para um documento de uso qualquer e o verde do logo será de um tom desaturado, mais escuro, diferente do aprovado. Se eu ajustar a cor certa no corel, daí o problema será com a gráfica, pois o logo certamente ficará "dourado", conforme escrevi acima.

Agradeço a ajuda de vocês. Me deram uma boa dica. O único jeito é enviar o logo como está na escala correta conforme uso no Illustrator, pois essa é a escala do PDF e que será usada corretamente pela gráfica. E envio um manual explicando a diferença de cores entre Corel e Illustrator. Por aí né?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, esqueci de escrever isso:

A escala no Corel que corresponde à escala C38 M9 Y100 K0 do Illustrator é C26 M9 Y100 K0. É apenas o Ciano que muda o tom de verde - deixa ele mais amarelado ou mais esverdeado, pois nos dois casos há 100% de amarelo. O C38 M9 Y100 K0 no Corel fica um verde forte, que não foi aprovado. O C26 M9 Y100 K0 no Illustrator fica quase um "dourado", muito amarelado, que também não foi aprovado. O verde aprovado foi o C38 M9 Y100 K0 (ou o C26 M9 Y100 K0 do Corel, que corresponde a ele).

Como vou explicar isso pro cliente? Ou o cliente não precisa saber disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Para não ter problema com cores em gráfica eu usaria um Pantone®.

Agora, acho que seu cliente quer uma coisa meio impossível é ter uma cor exata imprimindo em impressora caseira.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão DiMinas, usar um Pantone seria ideal, mas não há na tabela Formula Guide Solid Coated um tom de verde que seja igual ao aprovado, infelizmente. Minha maior dúvida era realmente sobre a diferença de cor entre Corel e Illustrator, pois seguidamente me deparo com problemas desse tipo, e talvez mais gente se preocupe com esses detalhes.

Mas acredito já ter resolvido o problema enviando os arquivos com a escala correta de cor e explicando a diferença entre Corel x Illustrator e impressão caseira x impressão em gráfica. Enviei um manual básico junto com informações. É um logo que será muito utilizado em RGB para web também, então consta tudo no manual.

Obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Tome cuidado ao enviar este arquivo para gráficas que trabalham com grades, elas não se responsabilizam pela cor exata.

Se o impressor der uma carga por mais que seja mínima a mais ou a menos de ciano ou amarelo, provavelmente esta logo ficará ou mais esverdeado ou mais amarelado. Que é por sinal, a sua maior preocupação.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.