Loid 0 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2009 Boa noite a todos. Bom, talvez você deve ter ficado intrigado com este título do tópico, mas acredite, eu fiquei ainda mais quando me pronunciaram esta frase. Minhas aplicações não requerem muito do banco de dados, creio que ate hoje não chegou as suas 2000 - 3000 linhas, chegam a 200 - 500 linhas, creio que por isso não consegui ver esta diferença com mysql, postgres. Mas então, venho aqui questionar: Mysql é uma boa escolha ? Mysql é banco de pobre? Questões que devem ser levadas em consideração: Suporte: Quem da suporte do mysql? Licença: Mysql é realmente free? Se fizer uma aplicação e vender, tenho que adquirir a licença do mysql? Em comparação com postgres , sql server, oracle.. e outros. **"Se esta comparação estiver errada, por favor faça a comparação adequada." E se possível, citem exemplos que o pessoal usa e ninguém sabe.. Bom, neste final de semana ouvi falar que o google usa mysql, será que eles usam mesmo? Grato pessoal... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
giesta 29 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2009 a m elhor com certeza nao eh, os melhores seriam DB2 e Oracle para aplicaçoes profissionais que manipulam mtos picalhoes de gigabytes, mas eh a melhor escolha tomando em conta custo beneficio, a nao ser eh claro q você seja mto bem em codigo, nesse caso você pode recompilar e refazer o postgress Sobre a licensa.... Até antes da SUN comprar a MySQLAB era assim: Se sua aplicaçao for web (ou contem uma parte web) o mysql eh de graça. Caso contrario você tem q pagar pelo MySQL caso sua aplicaçao sirva pra fazer dinheiro direta(venda da aplicaçao) ou indiretamente(lucro proveniente do uso da aplicaçao) Detalhe eh que a licensa eh ridiculamente barata se comparada com outras ferramentes de RDBMS do mercado Depois da SUN eu acho q continua tudo igual, mas eu nao posso afirmar. Quanto ao google ele eh enorme, e usa um monte de coisa, eh provavel que ele tenha MySQL em algum lugar. MySQL eh banco de pobre? Cabe a você julgar :P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2009 Questões que devem ser levadas em consideração: Suporte: Quem da suporte do mysql? Além das inúmeras comunidades espalhadas por ai, a Sun Microsystems. Licença: Mysql é realmente free? Se fizer uma aplicação e vender, tenho que adquirir a licença do mysql?Sim, mas isto depende também da licença do seu software, para você usar o MySQL gratuitamente você deve usar a licença GPLv2, que por definição "contamida" tudo a sua volta, obrigando que a sua aplicação também seja disponibilizado com licença GPLv2. Se você não se incomodar em comercializar a sua aplicação juntamente com o código fonte, você pode utilizá-lo gratuitamente. Se a sua intenção for diferente desta você deve usar o MySQL com licença comercial, conhecida como Enterprise. Leitura recomendada: http://www.mysql.com/about/legal/licensing/foss-exception/ http://www.mysql.com/about/legal/licensing/oem/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Williams Duarte 431 Denunciar post Postado Fevereiro 25, 2009 Mysql é uma boa escolha ? Mysql é banco de pobre? Usuários como Yahoo! Finance, MP3.com, Motorola, NASA, Silicon Graphics, e Texas Instruments usam o MySQL em aplicações de missão crítica. Bom ai não sei se estas empresas são pobreeeeeeeeeeeeeees :blink: Fonte: http://www.mysqlbrasil.com.br/ Minhas aplicações não requerem muito do banco de dados, creio que ate hoje não chegou as suas 2000 - 3000 Isso é relativo, toda a aplicação é um conjunto fatores código, estrutura, etc. Até onde já testei o mysql já me retornou 500.000 linhas em 25 segundos E a inserção de 15 mil registros em menos de 1 minuto e isso é relacionado a 4 tabelas E um dos principais teste foi a capacidade de 4,2 bilhoes de registros. Bom de minha parte é só elogios... Muitos falam eu acho que tão banco é melhor que o mysql sem ao menos conhecer o mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Loid 0 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2009 Bom por favor pessoal, por isso mesmo que vim aqui! Questionar pessoas que possuem um conhecimento maior/melhor do que o meu para ter idéia do assunto. Pois ultimamente, oque tenho escutado sobre mysql, são que ele não possuí função x, y e z, e que o x tem , y tem, e que o "mercado de trabalho não esta interessado em mysql", imagina voce com uma licença free, com um bug que depende apenas do mysql, vai você postar uma dúvida e aguardar a boa vontade do povo em responder na lista de discução.. O.O Eu uso mysql, talvez eu conheça/saiba/use apenas 3 a 5% de suas funcionalidades, por isso fica complicado ate mesmo questionar oque você falaram aí em cima. Ate hoje nos foruns ouvi elgios, mas são apenas elogios mesmo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2009 Loid, De alguma forma, o MySQL esta te deixando a desejar no que diz respeito a funcionalidade dos seus sistemas? O MySQL não é o melhor SGBD disponível no mercado, mas nem por isto ele deixa de atender as necessidades, tudo depende do contexto, ou seja, do problema que você precisa resolver. Agora se você esta interessado em "mercado de trabalho", já é outra conversa. Qual a argumentação desses seus conhecidos? O "problema" deles é com o MySQL ou com o modelo de desenvolvimento de código aberto? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2009 "é banco de pobre" é uma definição perigosa por ser justamente, pobre. Toda solução tem seus pontos fracos e fortes o trabalho de analise é justamente pesar estes fatores para determinar a melhor solução para cada caso. Não faz muito sentido ter um stockcar para ir para o trabalho todo dia , numa analógia pobre também.... Muita gente rica (NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S Army, US. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems e outros)* usa MySql. * Fonte Wikipédia Dos bancos free por exemplo fizemos aqui na empresa uma vez uma pesquisa para ver o melhor banco para uma solução de site, optamos pelo PostGree por uma série de motivos (tipo da licensa,continuidade etc), como terceirizamos o serviço o consultor nós convenceu que seria melhor o MySql , motivo usado por ele , "eu já conheço , implanto o sistema mais rápido se não que tiver que estudar o PostGree ", fizemos em Mysql e roda redondo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hgb7 3 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2009 "Não faz muito sentido ter um stockcar para ir para o trabalho todo dia..." Exatamente isto... ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Loid 0 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2009 Não faz muito sentido ter um stockcar para ir para o trabalho todo dia , numa analógia pobre também.... Bom isso fez mais sentido para mim, agora a questão "Banco de Pobre", acho que seria levando a seguinte questão, o cara que usa mysql teria grana para pagar um DBA? E se você for um DBA? Se ve muito DBA mysql? Apenas quero reforçar aqui que postei este tema devido as várias dúvidas que esta frase me trouxe. Mas realmente não faz sentido, "...ter um stockar para ir para o trabalho todo dia..." Concordo com tudo, mas estas partes principalmente: "é banco de pobre" é uma definição perigosa por ser justamente, pobre. Creio que não basta dizer que mysql é "Banco de pobre", aponte as vantagens e desvantagens. Assim determiar o contexto adequado para cada banco. E vai um pergunta, então seria ideal não conhecer apenas o mysql, mas trabalhar com outros banco de dados como postgres, Sql Server.. Oracle, dentre outros? Grato pela atenção pessoal. Update ----- Podemos dizer então que não existe "a melhor soução de armazenamento", depende sempre do contexto a ser aplicado, ou existe a ferrari que você sempre quer ter na garagem ate para comprar pão? ------------- Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2009 O perigo de analogias é justamente elas serem imprecisas , a analogia com o stockcar é imperfeita mas creio que próxima do problema deste caso. Da mesma forma você poderia adaptar seu carro de rua para correr na stock , mas muito dinheiro seria gasto para se rodar na última colocação, questão de performance e orçamento. Vi que a definição de "banco de pobre" , não foi de Loid , ele apenas a reproduziu , eu acho uma definição pobre. Desenvolver um Sistema para multi-bancos só faz sentido se este for ser comercializado para vários bancos , do contrário trabalho inútil. Acho sempre legal este tipo de debate aqui. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
giesta 29 Denunciar post Postado Fevereiro 26, 2009 Creio que você está mais ligado no conceito do mercado de trabalho. Nesse caso a melhor escolha seria provavelmente SQLSERV da M$ e o proprio Oracle. Se as empresas que usam MySQL podem pagar um DBA... eu diria que essa é uma pergunta errada... a pergunta certa é : a pessoa que controla o dinheiro na empresa esta disposta a dispendiar um dinheiro para que o banco de dados tenha uma performance melhor?e sejamos realistas, o custo desse profissional reverte em lucro para minha empresa? eh mais barato comprar um mega servidor e deixar o banco igual gado (solto no pasto) por mais 1 ano?Eu confio nesse profissional a ponto de dar a ele todas as informaçoes da minha empresa e o poder de modifica-las? O homen que controla o dinheiro soh quer mais dinheiro. Se colocar 30 estagiarios de administraçao com planilhas excel for mais barato que colocar 1 tercerizado com a versao free do sql server , ele vai colocar os 30 estagiarios.... pense nisso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Williams Duarte 431 Denunciar post Postado Fevereiro 27, 2009 Não faz muito sentido ter um stockcar para ir para o trabalho todo dia , numa analógia pobre também.... Bom isso fez mais sentido para mim, agora a questão "Banco de Pobre", acho que seria levando a seguinte questão, o cara que usa mysql teria grana para pagar um DBA? E se você for um DBA? Se ve muito DBA mysql? Apenas quero reforçar aqui que postei este tema devido as várias dúvidas que esta frase me trouxe. Mas realmente não faz sentido, "...ter um stockar para ir para o trabalho todo dia..." Concordo com tudo, mas estas partes principalmente: "é banco de pobre" é uma definição perigosa por ser justamente, pobre. Creio que não basta dizer que mysql é "Banco de pobre", aponte as vantagens e desvantagens. Assim determiar o contexto adequado para cada banco. E vai um pergunta, então seria ideal não conhecer apenas o mysql, mas trabalhar com outros banco de dados como postgres, Sql Server.. Oracle, dentre outros? Grato pela atenção pessoal. Update ----- Podemos dizer então que não existe "a melhor soução de armazenamento", depende sempre do contexto a ser aplicado, ou existe a ferrari que você sempre quer ter na garagem ate para comprar pão? ------------- Amigo você esta confundindo as coisas, a escolha é sempre entre a liberdade, isso é caracteristicas dos pobres... \0/ viva o Linux \0/ Estou a um ano estudando o mysql para minhas aplicações, e quando descubri que o youtube usa o php/mysql não me restou dúvidas em optar por ele. O youtube como você mesmo sabe tem 100 milhoes de usuarios diariamente assistindo vídeos, agora me diz se o mysql é ruim? Te aconselho a estudar um pouco mais a respeito, principalmente a documentação antes de usar qualquer banco. DBAS isso é pra rico mesmo. Você tinha perguntado se o google usa mysql, se não trocaram a base do youtube :P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites