DouglasP 1 Denunciar post Postado Março 1, 2009 Boa noite, bom começei hj a mecher com delphi e sql server, e fiz um programinha que altera uns dados na tabela. tudo configuravel por ini etc. e queria saber como faço para informar um erro caso eu tente alterar uma tabela cujo dado não exista. grato. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Março 2, 2009 Como assim, retornar um erro caso não exista? Em que momento?? Você não faz validação de preenchimento dos campos obrigatórios antes de inserir?? Em todo caso, você pode usar o try except para tratar erros no seu código. Exemplo: try Query.Sql.Add('Insert into teste (campo) values (1)'); Query.Execute; except Showmessage('Erro'); end; []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DouglasP 1 Denunciar post Postado Março 3, 2009 Tipo eu irei fazer um update na tabela nomes, cujo nome é Douglas, se o nome Douglas não existir na tabela, ele ira retornar uma mensagem. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Março 3, 2009 Amigo, acho que você precisa entender um pouco mais como funciona os comandos sql... todo update que você der no banco é executado, independente de ele atualizar um registro ou não.... no caso, se o nome não existir, o comando roda e não trás retorno de erro algum, mas também não atualiza nada na base. Se o que quer fazer é uma validação, o melhor é dar um select antes do update na base e ver se retorna algum registro passando no where do select as mesmas cláusulas do where do update. A menos que você trabalhe com Stored Procedures, não acho que conseguirá fazer este tipo de retorno de erro. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites