Matias Rezende 50 Denunciar post Postado Março 17, 2009 Fala galera Estou precisando de uma ajuda. Existe alguma opção do select no estilo do readonly? Quando uso o disabled, o valor selecionado neste select não é enviado junto com o form. Na verdade, o que eu preciso é que o valor venha selecionado (já está feito, em PHP), e que o usuário não consiga alterar, mas que quando for postado o formulário, ele envie o valor. Alguém pode me ajudar? Carlos Eduardo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo de Tarso F. M. 24 Denunciar post Postado Março 19, 2009 Puxa, eu nunca testei o submit de inputs disableds... Sério que não funciona? :mellow: Mas o readonly mesmo não funciona também? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matias Rezende 50 Denunciar post Postado Março 20, 2009 Não funcionou... mesmo com a propriedade de readonly no select ele pode ser alterado... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Março 22, 2009 nao faz sentido se nao pode mudar porque usaria select? no caso do readonly para type text é aceitavel pois desejamos passar um valor e o usuario nao poderá alterar se for assim use text nao select Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Carlos Designer 0 Denunciar post Postado Março 22, 2009 realmente, se é algo que o usuário não vai poder alterar o melhor seria usar um campo text ou hidden. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Março 22, 2009 Depende do caso... já vi um sistema, em que o programador posicionou uma DIV com uma cor meio transparente por cima do select. Jogou um absolute, ai o select não era clicável.. Puxa, eu nunca testei o submit de inputs disableds... Sério que não funciona? :mellow:Sim, funcionam. Eles enviam o value normalmente Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Março 22, 2009 disabled acho que nao passa valor so o readonly mas é bom testar que faz tempo que nao uso um ou outro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo de Tarso F. M. 24 Denunciar post Postado Março 22, 2009 Sim, funcionam. Eles enviam o value normalmenteMas o matias_rezende disse no seu primeiro post que o valor não vai junto quando o form é submetido... :blink: Diante disso fui verificar. Realmente, o matias_rezende está certo, valores de inputs com o atributo disabled="disabled" não são enviados... Já o atributo readonly="readonly" sim, funciona normalmente, mas o porém é que esse atributo não pode ser aplicado a <select>... Bom, diante disso, meu caro matias_rezende, você tem duas opções: 1) Quando seu select estiver desabilitado, faça como o Mário Monteiro falou, substitua o <select> por um <input> com o atributo readonly="readonly"... 2) Ou então, faça como o William Bruno sugeriu, crie uma <div> por cima do select que não permitiria a seleção do <select> que estaria por baixo... Na minha opinião, eu acho que você deveria fazer como o Mário Monteiro sugeriu... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/closedeyes.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Março 23, 2009 Ops.. desculpa. Confundi. O readonly que envia.. é que nunca usei disabled.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matias Rezende 50 Denunciar post Postado Março 23, 2009 Galera Não tinha pensado em, quando o usuário não puder mudar, mandar o valor via input com readonly. Gostei da idéia. Vou fazer assim. Obrigado pela ajuda. Carlos Eduardo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
khayky 0 Denunciar post Postado Outubro 31, 2013 Bom Dia a TodosEu me deparei com este problema e realmente me estressei pra caramba,até descobrir que quando vc desabilita um campo o valor dele não é passado....para isto eu simplesmente habilitei o campo antes de qualquer inserção ou edição,isto por verificação via Javascript, e funcionouespero ter ajudado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Livio Mathias 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2013 Criei uma DIV e coloco logo acima do SELECT<div id='maskZone' style='width:200px; height:25px; position:absolute;> <select name="zone_id" id="zone_id"></select> Dessa forma o botão não é clicavel. Para clicar esconde o DIV $('#maskZone').hide(); Não clicar, mostre o DIV $('#maskZone').show(); Gambeta mítica. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LeoSarli 0 Denunciar post Postado Dezembro 19, 2013 Você pode também mudar dinamicamente as opções do select para que ele exiba apenas a opção que você quer pois com uma opção apenas não tem como mudar! com jquery: $('#idDoSelect').html("<option value='f'>Feminino</option>"); com JS puro: document.getElementById(idDoSelect).innerHTML="<option value='f'>Feminino</option>"; Assim você continua com um select, não precisa de gambiarra e o usuário fica impossibilitado de modificar! Espero que ajude alguém! :clap: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alencar Kunz 0 Denunciar post Postado Julho 12, 2015 $('select[readonly=readonly] option:not(:selected)').prop('disabled', true); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
euricojorge 0 Denunciar post Postado Maio 28, 2018 Bem, também passei pelo mesmo problema e encontrei a solução. Basta realizar (em javascript) "document.forms['formUsers'].id.setAttribute('readonly',true); " para bloquear, de acordo com sua necessidade. E "document.forms['formUsers'].id.removeAttribute('readonly'); " para desfazer. Teste e depois comente aqui. Abs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo Giorge 0 Denunciar post Postado Setembro 20, 2018 Compartilho aqui uma solução pra quem ainda precisar! Crie um input hidden com o valor que você quer passar. Com on change, popula o value do input hidden e da o disable no select. Na query, usa o value do input hidden que você enviou no formulario. Exemplo: (Caso eu queira bloquear um select assim q digitar o cep em um campo com resultados de um ajax) //Campos do formulário <input type="hidden" name="estado" id="estado" type="text" value="" > <input name="cep" id="cep" type="text"> <select name="estadoSelect" id="estadoSelect"> <option value="">Selecione</option> </selecy> $(document).ready(function () { $('#cep').change(function () { $('#estadoSelect ').val(RetornoAjax); //Preenchendo o valor com um retorno de uma função $('#estado').val($('#estadoSelect option:selected').text()); //Se quiser pegar o index do select $('#estado').val($('#estadoSelect').val()); //Se quiser pegar o value do select $('#estadoSelect').prop("disabled", false); //Desativando o select. }); }); Crie rotinas para desativa-lo quando precisar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites