Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Henrique Barcelos

Iniciando em C

Recommended Posts

E aí galera, beleza???

Faço faculdade de engenharia da computação na Universidade Federal de São Carlos (SP) e a grade curricular envolve a linguagem C...

Gostaria que vocês me indicassem um bom editor e um bom compilador... alguns livros também são bem vindos...

Acho que vou me dar bem pois tenho quase 3 anos de experiência com PHP e sei que a sintaxe é bem parecida...

Só to querendo me adiantar um pouco, pq o professor ta enrolando muito pra começar...

Obrigado...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Rick, tudo certo?

Cara, entre C e php, apenas a sintaxe é parecida... =P

você vai sentir falta da extensa biblioteca do PHP em C, mas isso são meros detalhes.

Compilador, eu arrisco dizer que o melhor é o gcc. Ele é gratuito e está presente em todas as distribuições do linux.

Se você estiver em windows, minGW (minimal gcc for Windows).

Não gosto dos compiladores da microsoft e da borland. Pois eles compilam códigos que outros compiladores jamais compilariam, e isso vai criando certos vícios no programador e é a última coisa que queremos com um iniciante.

Sem contar que um gratuito é melhor, não é?

Editor... vamos lá...

Se você for um cara "underground" e quiser mesmo fazer tudo na mão, notepad++(win) ou GVim(linux) é uma boa. Mas eu acho que mais vale você pegar uma IDE (integrated develpment envoirement) pois um aplicativo deste genero tem ferramentas para completar o seu código, ele te ajuda com as classes e compila tudo pra você.

A melhor IDE para programar em C/C++ é o Code::Blocks. Ele ja tem suporte nativo ao wxSmith, que serve para construir interfaces gráficas com wxWidgets. C::B é multiplataforma e é free também.

Para baixar, baixe a versão que ja vem com o compilador minGW (tem maios ou menos 20mb), é só baixar, instalar e programar!

Sobre livros, hj em dia há tanto material na internet que eu quase dispenso livros. Mas ouvi dizerem que o "ANSI C" é muito bom. Para C++ existe o "The C++ Programming Language 3rd edition" que foi escrito pelo Bjorn Stroustrup, o criador do C++. Eu particularmente não gosto muito de livros de programação. Eles gastam 30 páginas para explicar um if-else... Mais vale correr em busca de tutoriais pela internet.

Como você ja é um programador,

http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/ ->Documentação das bibliotecas C

Abraços!

E quando precisar, poste aqui! :):):):)

Compartilhar este post

Link para o post
Gostaria que vocês me indicassem um bom editor e um bom compilador

Fuja de IDE. O lance disso é produtividade, mas como você está começando, acho que vai perder mais tempo com atalhos e tentando se achar nos paineis do que escrevendo código. O Anjuta, por exemplo...Acho aquilo muito complexo. O Eclipse fica capenga de plugins a cada versão e na verdade o que você vai fazer a princípio são códigos pequenos. Não vejo necessidade de gastar tanta memória da máquina pra isso. Veja os caras do Mac OS: quase todos usam o TextMate, à primeira vista, um editor de textos simples.

Acho que os melhores compiladores existentes são o Sun Studio (na realidade um conjunto de vários compiladores: http://developers.sun.com/sunstudio/) e o da Intel (ICC). O GCC,segundo a própria página deles (http://gcc.gnu.org/c99status.html) não suporta totalmente o C99. Não sei se o da Sun tem suporte completo (não consegui ver o standard ainda), mas a lista é longa: http://docs.sun.com/app/docs/doc/819-5265/bjayy?a=view

Acho que vou me dar bem pois tenho quase 3 anos de experiência com PHP

Isso não quer dizer nada. PHP não possui ponteiros e isso é algo que TODO iniciante quebra a cabeça. Faça uma busca no fórum p/ ver.

Se você for um cara "underground" e quiser mesmo fazer tudo na mão, notepad++(win) ou GVim(linux) é uma boa.

Não sei porquê underground. GVim é gráfico. Igual o GEdit ou o Kate. E tem plugins p/ autocompletar e tudo. Se for pra pegar IDE, eu aconselho o Geany, que não tem muitas firulas.

alguns livros também são bem vindos...

The C programming language -- Brian W. Kernighan , Dennis M. Ritchie

Topics in C Programming -- Stephen G. Kochan , Patrick H. Wood -- 1987

C Primer Plus -- Stephen Prata

C in a Nutshell (referência) -- Peter Prinz, Tony Crawford

Não acredito que você veja C++, mas se o professor começar, esqueça Deitel. Por algum motivo eles tomam o leitor por um retardado e enrolam demais.

Absolute C++ -- Walter Savitch -- 4a edição (já foi lançado mês passado.Existe uma edição,acho que a 2ª, na internet como ebook. Baixe e veja se gosta)

The C++ Programming Language -- Bjarne Stroustrup -- 3a edição

C++ Primer Plus -- Stephen Prata

C++ in a Nutshell

Big C++ -- Cay S. Horstmann ,Timothy A. Budd

C++ for everyone -- Cay Horstmann

E aprenda a usar um debugger e outras ferramentas p/ verificar erros.

Debuggers e front-end: GDB, DDD, Nemiver.

Checagem dinâmica : Daikon,Valgrind,Dmalloc

Checagem estática : Lint, splint

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria que vocês me indicassem um bom editor e um bom compilador

Acho que os melhores compiladores existentes são o Sun Studio (na realidade um conjunto de vários compiladores: http://developers.sun.com/sunstudio/) e o da Intel (ICC). O GCC,segundo a própria página deles (http://gcc.gnu.org/c99status.html) não suporta totalmente o C99. Não sei se o da Sun tem suporte completo (não consegui ver o standard ainda), mas a lista é longa: http://docs.sun.com/app/docs/doc/819-5265/bjayy?a=view

Eu não sabia disso. Sempre ouvi tanta gente falando do gcc..

Não sei porquê underground. GVim é gráfico. Igual o GEdit ou o Kate. E tem plugins p/ autocompletar e tudo. Se for pra pegar IDE, eu aconselho o Geany, que não tem muitas firulas.

Isis, pode ser que não seja igual ao vi, mas é claro que é muito mais "underground" e trabalhoso do que o cara pegar um VisualC++ da vida, e clicar no "play" como diria um amigo meu.

Ele tem que PELO MENOS dar uma lida na documentação do compilador pra saber como linkar bibliotecas, etc...

Eu acho que ele não deveria fugir de IDE's não...

Não são complicações, mas sim facilidades. Acho que primeiro ele deve aprender a programar, a conhecer a linguagem e talz, depois ele aprende as opções do compilador...

Volto a dizer que gosto muito do code::blocks... Ja esperimentei algumas IDE's e sem dúvida é a mais simples. Ja vem com vários templates de projetos para trabalhar com OpenGL, SDL, Ogre, wxWidgets, Qt, etc. Isso facilita o aprendizado, pelo menos facilita muito o meu. você cria um projeto openGL, e você ja tem um exemplo inicial, ai é só explorar!

Depois de uns 3 ou 4 projetos openGL que você modificar, com certeza conseguirá escrever um do zero e entender ele!

Não sei como são as aulas na universidade, se usam ou não IDEs mas eu gosto delas! :P ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Ja vem com vários templates de projetos para trabalhar com OpenGL, SDL, Ogre, wxWidgets, Qt, etc. Isso facilita o aprendizado, pelo menos facilita muito o meu. você cria um projeto openGL, e você ja tem um exemplo inicial, ai é só explorar!

Engenharia da computação é hardware. Ele não precisa de uma IDE pra mexer com Qt, Ogre, GTK,DirectX ou OpenGL.

E é mais fácil estudar as opções do compilador e usá-las direto na linha de comando do que ficar procurando o lugar pra fazer isso na IDE ao invés de se concentrar na linguagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Engenharia da computação é hardware. Ele não precisa de uma IDE pra mexer com Qt, Ogre, GTK,DirectX ou OpenGL.

E é mais fácil estudar as opções do compilador e usá-las direto na linha de comando do que ficar procurando o lugar pra fazer isso na IDE ao invés de se concentrar na linguagem.

Ihh cara... pode crer que vou precisar... Vou usar muuuuita programação, a ênfase do curso é controle e automação, então veremos mais software que o normal em um curso de Engenharia

Então... prefiro realmente usar IDE's do que digitar todo o código a mão... gosto de algumas facilidades como autocompletar, digitar apenas uma chave, um colchete... você ganha produtividade com isso... Vou baixar o Code::Blocks, já tinha visto ele em ação, tinha esquecido xD... fazia um tmpinho já...

Realmente, to lembrando... Era esse programa que meu primo usava quando fazia Ciências da Computação... putz... xD

Valeu aí a todos pela ajuda...

Acredito que vou me dar bem sim, programação é realmente tudo muito parecido... as dificuldades maiores são com sintaxe, o resto sei que consigo tira de letra...

Sou webdesigner e programador há algum tempo, sei PHP e Javascript /Ajax, além de CSS e XHTML...

Comecei com o PHP... Lembro que a minha maior dificuldade ao aprender Javascript foi a diferença de sintaxe entre elas...

Essa não é minha maior preocupação com o curso não... o problema maior vão ser os Cálculos e VGA's da vida xD...

Mais uma vez, muito obrigado...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, baixei o Code Blocks...

Fiz o tradicional arquivo "Hello World", só que não consigo rodar...

printf("Hello World");

Não seria só apertar F9???

ou eu tenho que fazer alguma coisa a mais???

Compartilhar este post

Link para o post

C não é linguagem de script.

Baixe um livro e leia antes de tentar qualquer coisa sozinho.

#include <stdio.h>
int main(int argc, char *argv[]) {
  printf("Hello\n");
  return 0;
}

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta fazer assim:

#include<stdio.h>//biblioteca padrão de entrada e saída

//int main() função principal retorna um inteiro
int main(){

printf("Hello World");

return 0;
}

Compartilhar este post

Link para o post

c foi oq aconteceu cmg, você vai ter q ir lah nas configurações e apontar certo onde esta a pasta do compilador.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera, eu conferi lá as pastas do compilador (minGW) e tá td ok...

Se eu compilar manualmente, funciona...

Com o code::blocks não =/

dá um erro assim:

-------------- Build: Debug in Teste2 ---------------

Compiling: main.cpp
Execution of 'mingw32-g++.exe -Wall -fexceptions  -g	 -c "C:\Documents and Settings\Henrique\Desktop\Teste2\main.cpp" -o obj\Debug\main.o' in 'C:\Documents and Settings\Henrique\Desktop\Teste2' failed.
Nothing to be done.

=/

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Rick...

Cara... esse code::blocks está me decepcionando. hahahahaah

você está de windows ou de outra coisa?

você tentou colocar o caminho para o minGW na variável de ambiente "PATH"??

para fazer isso, botão direito em "meu computador" http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif "avançado" http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif "variaveis de ambiente" http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif encontre a variavel "PATH" ou "path", não me lembro e clique em editar, adicione o caminho para o mingw no final da linha, se tiver espaços use aspas, por exemplo:

C:\ARQ\codeblocks\bin\MinGW -> não precisa de aspas

"C:\Arquivos de Programas\codeblocks\bin\MinGW" -> precisa de aspas.

você também pode ir na pasta do projeto e remover completamente a pasta "obj", no code blocks você clica em "build and RUN" ou "rebuild" e depois "run"

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.