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ampraia

Como fazer se faz codigo?...

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O projecto a ser desenvolvido visa a aplicacao de conceitos de listas dinamicas,

neste caso para a implementacao de um programa que faca a gestao da cantina

da escola. O programa devera se chamar cantina, criado num ficheiro sob o

nome de cantina.c. O programa tera dois modulos o Gestao de clientes e Gestao

de vendas.

Menu Principal

1. Inserccao de produtos

2. Gestao de clientes

3. Gestao de vendas

4. Sair

1. Insercao de produtos: Esta opcao permite a inserc¸c˜ao inicial de todos os

produtos dispon´ıveis para venda.

2. Gestao de Clientes com:

(a) Pratileira: Esta opcao permite listar todos os produtos disponıveis

na pratileira bem como a quantidade e o preco;

(B) Compra de produtos: Ao seleccionar esta opcao o cliente pode escolher

o produto e a quantidade que pretende comprar sendo no final

imprimido1 a factura a pagar;

1considera-se pago a factura logo que se imprime a mesma ap´os efectuada a compra

1

© Premio Fregues do Mes: O cliente poder´a concorrer ao premio de

melhor cliente do mes.

Menu Gestao de Clientes

1 Pratileira

2 Compra de produtos

3 Premio Fregues do Mes

4 Menu Anterior

3. Gestao de Vendas com:

(a) Melhor produto: Ao pressionar na opcao 1 devera ser listado (no

ecran) todas as informacoes referente ao produto mais vendido.

(B) Total de vendas: Esta opcao vai permitir ao gestor saber qual o total

de vendas efectuadas durante o dia.

© Fregues do mes: Nesta opcao o gestor tem a lista dos tres clientes

premiados como Fregues do Mes da cantina com direito a dois

meses de lanche gratuito no valor de 50 euro.

Menu Gestao de vendas

1 Melhor produto

2 Total Vendas

3 Fregues do Mes

4 Menu Anterior

1.1 Funcionalidades

1. A primeira funcionalidade e a insercao de informacoes referentes aos produtos

desponıveis para venda. Para isso e necessario pedir ao utilizador(

gestor) que insira o nome do produto, quantidade disponıvel e o preco

unitario. Sem estes dados as outras funcionalidades nao deverao funcionar,

mostrando a respectiva mensagem de erro.

2. A primeira opcao do modulo Gestao de cliente e a Pratileiras. Antes de

qualquer operacao o utilizador podera ver o que existe na pratileira, isto

e, os produtos, juntamente com os codigos, as quantidades disponiveis e

os respectivos precos desses produtos.

3. Na segunda opcao, Compra de produtos, o cliente indica qual o codigo

do produto e a quantidade desejada. De seguida, devera ser indicado em

caso de disponıvel, o total a pagar, isto ´e imprimido o recibo. Em caso de

ausencia da quantidade solicitada ao utilizador e pedido que este escolha

novamente de acordo com a quantidade disponıvel.

4. Apos a compra de um determinado produto, somente depois e para compra

superiores a 10 euro (para outros casos deverao ser rejeitados ou desactivado

esta opcao), o utilizador podera concorrer ao premio Fregues do

Mes. Portanto, devera ser solicitado da parte do utilizador o seu numero,

2

nome e curso, guardardas para futuro sorteio. Ainda, apos a inserccao destes

dados, devera ser imprimido uma senha (numero xxxx). A realcar que para

os produtos que ja se esgotaram deverao ser automaticamente eliminados

da lista, na ultima compra efectuada.

5. Na opcao Melhor produto, o gestor podera ver o melhor produto do mes,

sendo este escolhido segundo o criterio de quantidade vendida e quantia

arrecadada2

6. O Fregues do Mes e escolhido tendo em conta a geracao de numeros

aleatorios3 que devera entre as senhas distribuıdas escolher tres clientes.

Por conseguinte, a cada cliente sorteado devera ser alterado o seu estado no

registo correspondente a este de forma que nao seja sorteado novamente.

2 Implementacao

A estrutura de dados que suporta a aplicacao encontra-se definida na seccao

Anexo. E exigido que os alunos que implementem as funcoes e procedimentos

que suportam as fucionalidades acima descritas.

Conv´em entretanto reiterar algumas informacoes adicionais.

• Para compararmos duas strings deveremos usar a funcao strcmp(x,y) que

retorna 0 caso os dois nomes forem iguais, 1 se x alfabeticamente maior

que y e -1 no caso de x ser alfabeticamente menor. Por isso os nomes que

pretendemos comparar deverao ser escritos sempre da mesma forma.

• Para gerar n´umeros aleat´orios o aluno pode utilizar a funcao rand de

acordo com o exemplo abaixo:

x = rand();//gera numeros aleat´orios

y = rand()%20;//gera numeros aleat´orios entre 0 e 20

 

 

#include<stdio.h>
#include<string.h>
#include<stdlib.h>
typedef struct Tproduto
{
char nomeprod[40];
int codigoprod;
int quantidade;
float preco;
struct Tproduto * prox;
}produto;
typedef struct Tvendas
{
int numcliente;
int codigoprod;
int quantidade;
float totalpago;
struct Tvendas * prox;
}vendas;
typedef struct Tpremio
{
int numsenha;
int numcliente;
char nome[30];
char curso[10];
struct Tpremio * prox;
}premio;
produto * pro;
vendas * ven;
premio * pre;

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o certo seria:

 

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bom caso esteja disposto a tentar +..

a gente orienta ;D

 

[]s

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