Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago de Oliveira Cruz

[Tutorial]Passo a Passo como abrir um arquivo externo no flash

Recommended Posts

Bom, hoje vou ensinar como fazer um loadMovie() de filmes externos

Não é uma coisa dificil, é algo bem simples. Então vamos lá.

Passo a Passo:

1) Para iniciar um novo projeto vá em File -> New{ctrl + n} -> Flash File(Action Script 2.0)

2) Vemos que temos agora uma tela em branco 550x400 então vamos trabalhar com ela assim mesmo, não precisa mudar o tamanho do arquivo.

3) Na layer 1(camada 1) vamos clicar duas vezes com o botão esquerdo sobre o nome dela e vamos mudar o nome para carregador.

4) Agora vamos fazer a criação do movieclip que vamos usar como carregador ou mais conhecido por ai como:alvo ou container.

5) Para isso iremos em Insert(inserir) -> New Symbol(Novo Simbolo){ctrl + F8}, depois disso aparecerá uma telinha onde você vai poder esconlher entre Movie Clip, botão e graphic. Após criado o objeto você vai ter entrado nele, saia dele clicando no menu acima escrito scene 1(cena 1), para voltar ao palco onde estamos trabalhando.

6) Escolha a opção Movie Clip e nomeie onde está escrito, Symbol 1 para alvo.

7) Abra sua biblioteca Window -> Library(Biblioteca){ctrl + l}

8) Arraste o Movie Clip alvo que está em sua biblioteca para a tela. E centralizea. (Para centralizar você pode usar a ferramenta de alinhamento{window -> align[ctrl + k]}).

9) Após ter seu Movie Clip centralizado na tela, perceba que o mesmo encontra-se vazio não contem nada nele, deixe-o assim mesmo, vamos instanciar ele para que possamos carregar ele usando Action Script, que é a base da programação em flash.

10) Para isso precisaremos acessar a propriedades do Movie Clip, então selecione-o e acessemos as propriedades window -> Properties -> Properties{ctrl + F3}.

11) Após acessar as propriedades você verá uma caixinha na qual da para escolher novamente entre Movie Clip, button e Graphic. NÃO MEXA ALI! Deixe como está. E instancie no campo de texto logo abaixo onde tem escrito label o nome do movie clip. No nosso caso irá se chamar alvo.

12) Feito a instância vamos passar então a fazer os Actions então.

13) Para isso vamos criar uma nova camada só para as Actions. Vamos em Insert(inserir) -> Timeline(Linha do tempo) -> Layer(camada).

14) Feito isso agora vamos fazer a mesma coisa que no passo 3 e nomear como Actions.

15) Clique sobre o frame da timeline na camada Actions e coloque o seguinte código:

alvo.loadMovie("seumovie.swf");
// Ou
loadMovie("seumovie.swf",alvo);
16) Esse código é relativamente simples como se pode ver, você pode fazer isso para abrir arquivos .jpg, .png, .gif, entre outros.

E pronto você acabou de aprender como utilizar o loadMovie e acessar arquivos externos em seu flash.

Abraços e até a próxima.

Exemplo do que falo:

exemplo_loadMovie.rar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Berseck,

Tem como ao invés de carregar 1 só arquivo externo eu carregar 5 arquivos em sequencia?

É que como o arquivo externo estava muito grande eu o dividi em 5 partes, só que agora não estou conseguindo fazer essa ligação entre eles sem que ocorra uma pausa nesse intervalo...

Pode me ajudar?

desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Berseck,

Tem como ao invés de carregar 1 só arquivo externo eu carregar 5 arquivos em sequencia?

É que como o arquivo externo estava muito grande eu o dividi em 5 partes, só que agora não estou conseguindo fazer essa ligação entre eles sem que ocorra uma pausa nesse intervalo...

Pode me ajudar?

desde já agradeço

Tem sim... mas você quer carregar como? em sequencia? um termina o outro começa e assim vai?

Ou quer carregar todos de uma vez só no palco??

Para carregar todos em sequencia você vai ter que colocar uma função no final de cada um para descarregar ele e carregar o proximo

exemplo:

no ultimo frame coloque esse código:

loadMovie("novo arquivo", _root.alvo);

Agora se quiser carregar todos no palco de uma vez...

Para não sobrecarregar o sistema você usa a classe MovieClipLoader();

Ou coloca 5 containers e carrega os 5 de uma vez só...

loadMovie("swf1.swf", alvo1);

loadMovie("swf2.swf", alvo2);

loadMovie("swf3.swf", alvo3);

loadMovie("swf4.swf", alvo4);

loadMovie("swf5.swf", alvo5);

Que tbm deve funcionar...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Berseck,

Pode me ajudar?

desde já agradeço

Tem sim... mas você quer carregar como? em sequencia? um termina o outro começa e assim vai?

Ou quer carregar todos de uma vez só no palco??

Para carregar todos em sequencia você vai ter que colocar uma função no final de cada um para descarregar ele e carregar o proximo

exemplo:

no ultimo frame coloque esse código:

loadMovie("novo arquivo", _root.alvo);

Agora se quiser carregar todos no palco de uma vez...

Para não sobrecarregar o sistema você usa a classe MovieClipLoader();

Ou coloca 5 containers e carrega os 5 de uma vez só...

loadMovie("swf1.swf", alvo1);

loadMovie("swf2.swf", alvo2);

loadMovie("swf3.swf", alvo3);

loadMovie("swf4.swf", alvo4);

loadMovie("swf5.swf", alvo5);

Que tbm deve funcionar...

Abraços

Então... para carregar um loadmovie o tuto foi 10!!! Mas me tira uma dúvida... pq quando faço um loadmovie com um level acima (4) do que esta em meu palco principal (2), este loadmovie que chamei (4), fica com propriedades do botão do palco (2), mesmo o load preenchendo todo o palco?

Um abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Epa desculpa a demora, mas antes tarde do que nunca!

Não entendi mto bem a pergunta?

Quando você carrega algo por cima... ele não fica com as propriedades do outro ele fica com as propriedades dele mesmo...

O que você tem que mudar é o depth() de cada um desses clips...

como na explicação foi feito tudo ali no palco todo mundo fica com 1.... e você tem que sobrepor eles na mão mesmo.

Mas as propriedades de todos os arquivos são de um MC normal.

Por isso não entendi a duvida

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Berseck.. Depois faz um com preloader.. Vivo me F********.. com esse negocio.. ahhauhua

=D

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Berseck, tem como eu carregar o filme apenas em uma determinada área do palco, mantendo o filme principal ?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Berseck, tem como eu carregar o filme apenas em uma determinada área do palco, mantendo o filme principal ?

Tem sim como foi explicado você cria um MovieClip alvo e joga nele o que você quer abrir.

Isso vale para arquivos SWF jpgs, ou outros.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.