Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Augusto

[Resolvido] COMODO Internet Security...

Recommended Posts

Eu sei que a subseção se destina a problemas de rede, e o título é sobre um software (firewall), mas o problema tem a ver pois está afetando o funcionamento da mesma.

 

Antes de instalá-lo funcionava bem uma rede micro-empresarial entre Windows XP como servidor e Windows Vista Starter Edition (mais pra caolho) como cliente.

 

Porém, "brincadeirinhas" e falhas administrativas do usuário da máquina (que não sabe quase nada de informática e sobra para mim) trouxe um vírus por MSN e tive de formatar.

 

De tanto fazer (4 formatações em dois meses) decidi colocar um firewall e, de graça, achei melhor o COMODO Internet Security.

 

Instalei e tudo funcionou exceto a comunicação do cliente (Vista) com o servidor (XP) no quesito Impressoras.

 

Lembrando, antes do Firewall, funcionava, inclusive a instalação de uma outra impressora de rede,pelo recurso do Windows.

 

Agora não funciona, nem mesmo este recurso do Windows. Ele até encontra a impressora em \\Servidor\EPSON, porém, ao conectar, pede a instalação de um driver adicional que falha após tentativa, acusando falha na versão do mesmo.

 

Justifica, pois o driver foi instalado no servidor XP e, o modelo da impressora, uma multifuncional da EPXON (CX3200) párou, aparentemente, de fornecer drivers para impressão nesse Sistema Operacional.

 

Para o scanner até tem, contolador de impressõa, não.

 

Já liberei todas as portas que achei referências na Internet: 137, 138, 139, 9100. Todas UDP e TCP.

 

E memso assim, nada.

 

Por isso, queria saber como retornara funcionalidade sem ter deremover o tão necessário firewall. Ou isso, ou ficarei até os 80 anos consertando aquele PC (já que a dona é mais mão de vaca que o Tio Patinhas).

 

Por enquanto, é isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema e decidi editar esta mensagem com a solução que é, no mínimo, bizarra difícil de aceitar.

 

O motivo de ser bizarra é que se faz necessário uma porta LPT1 e, no notebook cliente que precisa de comunicação com a Impressora não há porta LPT1

 

Enfim...

 

Para funcionar, primeiro de tudo asseugurem-se de que a rede funciona entre as máquinas e compartilhe a impressora instalada no Servidor.

 

No cliente, inclusive Windows Vista Starter, execute no Primpt de Comando:

 

net use LPT1: \\NOME_DO_PC_SERVIDOR\NOME_DA_IMPRESSORA_COMPARTILHADA
Feito isso, abra a pasta de Impressoras e adicione uma nova, porém ao invés do de praxe via Rede, adicione uma Impressora Local

 

Em Usar uma porta existente, escolhe LPT1: (Porta de impressora)

Avance e escolha o driver, seja na Lista nativa, com Disco ou por Windows Update.

 

Dica: Impressoras muito antigas têm drivers para o Windows Vista diretamente pelo Windows Update e qualquer "impossibilidade legal" de se usar o recurso, você pode usar o Catálogo do Windows Update (acessível somente pelo Windows Internet Explorer)

 

Com o driver em mãos, caso o mesmo não tenha sido instalado dos outros modos, em Com disco, aponte para o caminho do driver baixado, instale (ignorando assinatura digital do mesmo, se necessário), defina um nome para a Impressora e imprima uma página de teste.

 

Obs. #1: Esse passo-a-passo foi feito DEPOIS de liberadas as portas citadas no post do problema. Então pode ser necessário abri-las também.

 

Obs. #2: Antes de testar essa solução que funcionou, no micro Servidor com Windows XP SP3, alterei o modo de compartilhamento para não ser o "simplificado recomendado" e atribui permissão de impressãopara todos os usuários.

Talvez possa ter influenciado na solução. Mas é só um talves ^^

 

Créditos: Seir Cram por resposta no tópico do ChicagoTech

 

Espero que ajude mais alguém http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.