Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Patrique

Software crianças sem movimento a se comunicar

Recommended Posts

Software ajuda crianças sem movimento a se comunicar

 

Crianças com necessidades especiais, ao chegar em casa, gostam de conversar com os pais sobre o dia, mas muitas delas não conseguem falar e se expressar direito. As universidades de Dundee e Aberdeen, na Escócia, desenvolveram um software chamado Como foi seu dia na escola hoje?, que permite às crianças comunicação com os pais. As informações são da Press Association.

 

"Para uma criança com deficiências motoras severas e fala limitada ou inexistente, manter uma conversa é geralmente muito difícil e limitada a respostas de uma ou duas palavras", disse Rolf Black, da Universidade de Computação Dundee ao site IT Pro. "Para que ela possa contar uma história mais comprida, é necessário um aparelho de comunicação (que ajude a criança a) formar frases. Isso pode ser algo muito complexo (para uma criança operar), reduzindo seu potencial de manter uma conversa", completou.

 

Em resposta a esse desafio, os pesquisadores desenvolveram o How was school today?. O funcionamento interno do aplicativo é bastante complexo, mas sua operação é simples. Em cada lugar por onde a criança passa com sua cadeira de rodas, um sensor registra tudo, desde as horas em que ficou no local até o relato de um adulto responsável que esteve com ela. Cartões eletrônicos permitem às pessoas registrarem quando interagiram com a criança e que outras atividades ela realizou ao longo do dia.

 

Com as informações coletadas, um gerador natural de linguagem (NGL - na sigla em inglês) cria frases simples para descrever o que a criança fez e do que ela tomou parte durante o dia.

 

"Já na primeira semana em que começamos a utilizar o sistema, notamos os benefícios aos alunos, professores, terapeutas e pais em geral. Ele permitiu à criança ter o controle da conversação sem precisar da nossa ajuda", informou Sue Williams, diretora do colégio Corseford, em Glasgow, onde dois alunos testam o produto.

 

A Universidade de Aberdeen informou que mais testes serão feitos no futuro, mas não tem previsão para lançamento ou preço de mercado.

 

Fonte: Terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otima noticia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.