tcn 1 Denunciar post Postado Fevereiro 8, 2010 Bom Dia Warcraft, Parabens pela Iniciativa cara, Curso fico show de bola e bem simples, com certeza vai ajuda o pessoal que ainda é não tem a lógica de programação Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lasc199 0 Denunciar post Postado Fevereiro 17, 2010 Gostaria de parabenizar o grupo pela iniciativa quanto ao presente curso. aproveito tb para manifestar minha vontade em participar. Grande abraço a todos! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago Barbosa 0 Denunciar post Postado Fevereiro 18, 2010 Pow Warcraft! Maravilha. Muito bom seu artigo, espero que continue. Vlw!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 14, 2010 Muito boa a aula pena que nao pode dar continuidade. Abração Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eziquiel Ap 0 Denunciar post Postado Abril 3, 2010 Tópicos da Aula: • Aula 01 - Algoritmo • Introdução à Lógica de Programação • Itens Fundamentais do Algoritmo • Variáveis • Exercícios Propostos [iNICIOAULA] • Introdução à Lógica de Programação: Para um computador executar operações é necessário que ele seja programado, e esta programação é feita através de uma linguagem que "ele" entenda. Os computadores só executam instruções expressas em linguagem de máquina (forma numérica) e isto gera vários incovenientes para o ser humano. Diante de tais problemas, surgiram as linguagens simbólicas de fácil compreensão para o homem, que são traduzidas para a linguagem de máquina por um programa chamado compilador. A primeira destas linguagens foi o Fortran, com característica técnicas e científicas. Com o passar dos tempos, muitas outras linguagens surgiram, especificamente voltadas para problemas de natureza comercial e administrativa. Para elaborar um programa é necessário ter toda a sequência de passos e operações estabelecidas de modo formal para a resolução do problema. Para isso, encontraremos, neste curso, uma técnica muito útil e ficiente que é o algoritmo. • Algoritmo: Um algoritmo é uma estratégia para resolver um desejado problema. Ele está associado ao desenvolvimento de uma técnica capaz de encontrar uma solução para este problema. Os dados do problema são a entrada do algoritmo e a solução corresponde à saída deste algoritmo. Considera-se a entrada como uma variável independente básica, a partir da qual são produzidas as saídas do algoritmo. Os algoritmos são escritos quase que livremente em língua portuguesa, apresentando a estratégia desejada, contendo algumas sentenças especiais com formato predefinido. A apresentação de um algoritmo é formada por uma sequência de instruções ordenadas em linhas de maneira a dar em seu decurso a solução do problema. Exemplo de um algoritmo: algoritmo "semnome" var nome: caractere sexo: caractere idade: inteiro altura: inteiro peso: inteiro totalm: inteiro totalf: inteiro idm: inteiro idf: inteiro maiorpeso: inteiro menorpeso: inteiro menoralt: inteiro medm: real medf: real i: inteiro inicio menorpeso <- 1000 menoralt <- 1000 para i de 1 ate 2 faca escreval ("Nome: ") leia (nome) escreval ("Sexo: ") leia (sexo) escreval ("Idade: ") leia (idade) escreval ("Altura: ") leia (altura) escreval ("Peso: ") leia (peso) se sexo="M" entao totalm <- totalm + 1 idm <- idm + idade fimse se sexo="F" entao totalf <- totalf + 1 idf <- idf + idade fimse se (sexo="M") e (peso > maiorpeso) entao maiorpeso <- peso fimse se (sexo="M") e (peso < menorpeso) entao menorpeso <- peso fimse se (sexo="F") e (altura < menoralt) entao menoralt <- altura fimse fimpara medm <- idm/totalm medf <- idf/totalf escreva (medm, medf, maiorpeso, menorpeso, menoralt) // Seção de Comandos fimalgoritmo Se você ainda é iniciante, não tente entender este algoritmo, você entenderá ele apenas daqui a algumas aulas. • Variáveis: Uma variável corresponde a uma posição de memória cujo conteúdo poderá variar durante a execução de um programa. Em uma equação matemática A + B = 7, A e B representam posições de memória que conterão as parcelas da equação, e os valores da mesma são infinitos. As variáveis são identificadas por um nome que é composto de um ou mais caracteres, o primeiro caractere deve ser uma letra e não poderá conter caracteres especiais (?/']^&%$#@) e nem ser uma palavra reservada da linguagem utilizada. Os nomes das variáveis deverão ser claros e objetivos, até mesmo para outros poderem entender o mesmo. Se em um algoritmo for necessário armazenar o total de vários números, um bom nome para esta variável seria soma ou total. As variáveis só armazenam valores de um mesmo tipo, isto é, precisaremos declarar no algoritmo, qual o tipo de dedado que a variável irá trabalhar, e não poderemos atribuir a esta variável valores diferentes do tipo declarado. • Exercícios Propostos: 1) O que você entende por algoritmo? 2) O que você entende por variável? 3) O que você entende por lógica de programação? 4) O que é um compilador? 5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo: [FIMAULA] Vocês devem ter percebido que não comecei a construção de algoritmos como prometido na 1ª aula. Fiz isto pois acho que primeiramente vocês devem aprender a teoria. Respondam as questões discursivamente e me mande por e-mail, responderei corrigido. Abraços, Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eziquiel Ap 0 Denunciar post Postado Abril 3, 2010 1) O que você entende por algoritmo? R=Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. 2) O que você entende por variável? R=variavel e um espaço reservado e no sistema e pode ser alterado no decorre do programa 3) O que você entende por lógica de programação? R= Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo 4) O que é um compilador? R=compilador e eo tradutor que transforma nossa linguagem para linguagem de maquina. 5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo: R=Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Everton. 0 Denunciar post Postado Junho 28, 2011 • Exercícios Propostos 1) O que você entende por algoritmo? R = Algoritimo é uma sequencia de passos especificos, afim de que se resolva um determinado processo e ou problema. 2) O que você entende por variável? R = Variável é um espaço reservado da memória podendo ser alterada durante a execução do script ou não. 3) O que você entende por lógica de programação? R = Lógica de programação é forma técnica de 'encaixar' os pensamentos de acordo com uma sequencia de etapas especificas e formais da programação, afim de que se execute um processo ou a resolução de um determinado problema. 4) O que é um compilador? R = Compilador é o tradutor e ou interpretador de uma determinada linguagem de programação para a linguagem de maquina, assim como o DEV C++ por exemplo. 5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo: R = C, Pascal, Cobol, Fortran, PHP etc. ps: Melhor seria se o tópico das aulas contivesse apenas a aula e a resolução dos exercícios efetuado pelos membros. Isto é, se o autor ainda continuar com as postagens do curso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paula_ 0 Denunciar post Postado Agosto 9, 2011 Tópicos da Aula: • Aula 01 - Algoritmo • Introdução à Lógica de Programação • Itens Fundamentais do Algoritmo • Variáveis • Exercícios Propostos [iNICIOAULA] • Introdução à Lógica de Programação: Para um computador executar operações é necessário que ele seja programado, e esta programação é feita através de uma linguagem que "ele" entenda. Os computadores só executam instruções expressas em linguagem de máquina (forma numérica) e isto gera vários incovenientes para o ser humano. Diante de tais problemas, surgiram as linguagens simbólicas de fácil compreensão para o homem, que são traduzidas para a linguagem de máquina por um programa chamado compilador. A primeira destas linguagens foi o Fortran, com característica técnicas e científicas. Com o passar dos tempos, muitas outras linguagens surgiram, especificamente voltadas para problemas de natureza comercial e administrativa. Para elaborar um programa é necessário ter toda a sequência de passos e operações estabelecidas de modo formal para a resolução do problema. Para isso, encontraremos, neste curso, uma técnica muito útil e ficiente que é o algoritmo. • Algoritmo: Um algoritmo é uma estratégia para resolver um desejado problema. Ele está associado ao desenvolvimento de uma técnica capaz de encontrar uma solução para este problema. Os dados do problema são a entrada do algoritmo e a solução corresponde à saída deste algoritmo. Considera-se a entrada como uma variável independente básica, a partir da qual são produzidas as saídas do algoritmo. Os algoritmos são escritos quase que livremente em língua portuguesa, apresentando a estratégia desejada, contendo algumas sentenças especiais com formato predefinido. A apresentação de um algoritmo é formada por uma sequência de instruções ordenadas em linhas de maneira a dar em seu decurso a solução do problema. Exemplo de um algoritmo: algoritmo "semnome" var nome: caractere sexo: caractere idade: inteiro altura: inteiro peso: inteiro totalm: inteiro totalf: inteiro idm: inteiro idf: inteiro maiorpeso: inteiro menorpeso: inteiro menoralt: inteiro medm: real medf: real i: inteiro inicio menorpeso <- 1000 menoralt <- 1000 para i de 1 ate 2 faca escreval ("Nome: ") leia (nome) escreval ("Sexo: ") leia (sexo) escreval ("Idade: ") leia (idade) escreval ("Altura: ") leia (altura) escreval ("Peso: ") leia (peso) se sexo="M" entao totalm <- totalm + 1 idm <- idm + idade fimse se sexo="F" entao totalf <- totalf + 1 idf <- idf + idade fimse se (sexo="M") e (peso > maiorpeso) entao maiorpeso <- peso fimse se (sexo="M") e (peso < menorpeso) entao menorpeso <- peso fimse se (sexo="F") e (altura < menoralt) entao menoralt <- altura fimse fimpara medm <- idm/totalm medf <- idf/totalf escreva (medm, medf, maiorpeso, menorpeso, menoralt) // Seção de Comandos fimalgoritmo Se você ainda é iniciante, não tente entender este algoritmo, você entenderá ele apenas daqui a algumas aulas. • Variáveis: Uma variável corresponde a uma posição de memória cujo conteúdo poderá variar durante a execução de um programa. Em uma equação matemática A + B = 7, A e B representam posições de memória que conterão as parcelas da equação, e os valores da mesma são infinitos. As variáveis são identificadas por um nome que é composto de um ou mais caracteres, o primeiro caractere deve ser uma letra e não poderá conter caracteres especiais (?/']^&%$#@) e nem ser uma palavra reservada da linguagem utilizada. Os nomes das variáveis deverão ser claros e objetivos, até mesmo para outros poderem entender o mesmo. Se em um algoritmo for necessário armazenar o total de vários números, um bom nome para esta variável seria soma ou total. As variáveis só armazenam valores de um mesmo tipo, isto é, precisaremos declarar no algoritmo, qual o tipo de dedado que a variável irá trabalhar, e não poderemos atribuir a esta variável valores diferentes do tipo declarado. • Exercícios Propostos: 1) O que você entende por algoritmo? 2) O que você entende por variável? 3) O que você entende por lógica de programação? 4) O que é um compilador? 5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo: [FIMAULA] Vocês devem ter percebido que não comecei a construção de algoritmos como prometido na 1ª aula. Fiz isto pois acho que primeiramente vocês devem aprender a teoria. Respondam as questões discursivamente e me mande por e-mail, responderei corrigido. Abraços, Apesar de o tópico não ser recente, vou responder as questões... gostei muito! Obrigada por ter esta iniciativa! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
edu.mota 0 Denunciar post Postado Setembro 16, 2011 Adorei a iniciativa vou fazer os exercicios, pena estar meio atrasdo hehehe porem gostaria de dar um palpite, mods retirem os dois posts com as resposta Assim quem ler o tópico já fica com a "cola", eu estava lendo tentando compreender e me deparo com as respostas, acho prejudicial ao aprendizado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Michel Frade 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Muito interessante a iniciativa, parabéns! Já tenho alguma noção, mas com certeza vou acompanhar as aulas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites