Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hunger

Scroll em diagonal

Recommended Posts

Fala povo...Bom, tenho uma dúvida... acabei criando todo o layout para uma coisa e na hora H não me toquei que não sabia fazer funcionar.Preciso fazer aquele efeito de scroll onde, conforme o mouse se movimenta, a figura se mova ao contrário. O lance é que sei fazer movimentar horizontal ou verticalmente, mas do jeito q desenhei a parada aqui preciso q se movimente em diagonal, senao a figura uma hora fugiria da vista... isto é possivel?agradeço desde já...Marcos Hunger.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala carneirinho.... só você mesmo...rsera isso mesmo. na verdade, nao precisa ter tanta liberdade de movimento, porque a área onde passará a figura é limitada, o ideal mesmo seria apenas rolar na diagonal... mas isso deve ser só ajustar ne...me de entao as coordenadas q darei um jeito aqui!valeu!marcos hunger.

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe nao preciso nem comentar q vim aqui só para olhar se alguem havia respondido, e ao inves de voltar a trabalhar fiquei assistindo a sua animação do carneirinho ali.....putz, mto bom velho... ficou show de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse código usei naquele mapa, a largura do palco você coloca em nScreenWidth e altura você coloca em nScreenTop, qquer duvida poste ai novamente.

abraço,

Carneirinho

onClipEvent (load) {

nScreenWidth = 670;

nScreenTop = 350;

nMaxRate = 18;

function moveLeft(nPixels) {

this._x -= nPixels;

if (this._x< - 396) {

this._x = - 396;

}

}

function moveRight(nPixels) {

this._x += nPixels;

if (this._x>19) {

this._x = 19;

}

}

function moveDown(nPixels) {

this._y -= nPixels;

if (this._y < - 350) {

this._y = - 350;

}

}

function moveTop(nPixels) {

this._y += nPixels;

if (this._y>10) {

this._y = 10;

}

}

}

onClipEvent (enterFrame) {

if (_root._xmouse < nScreenWidth/2 && _root._xmouse>0) {

moveRight(nMaxRate-_root._xmouse*nMaxRate/(nScreenWidth/2));

} else {

if (_root._xmouse>nScreenWidth/2 && _root._xmouse<nScreenWidth) {

moveLeft(_root._xmouse*nMaxRate/(nScreenWidth/2)-nMaxRate);

}

}

if (_root._ymouse < nScreenTop/2 && _root._ymouse>0) {

moveTop(nMaxRate-_root._ymouse*nMaxRate/(nScreenTop/2));

} else {

if (_root._ymouse>nScreenTop/2 && _root._ymouse<nScreenTop) {

moveDown(_root._ymouse*nMaxRate/(nScreenTop/2)-nMaxRate);

}

}

}

Compartilhar este post

Link para o post

valeu...

entao, o unico detalhe é q a parada nao pode se movimentar por todo o palco, mas apenas em uma área determinada... estou colocando um link para uma pag com o modelo pra você visualizar melhor. no caso, irá passar uma lista com os nomes das pizzas nesta barrinha amarela.... e pela posição da barrinha é q preciso q a lista passe meio q em diagonal....... o q me diz... será que teria como definir que se movimente em um eixo?

Molde

Ficarei aguardando... enquanto vou tentando...!

abço.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente nao consegui.... se você (carneirinho), ou mais alguem tiver alguma sugestão a partir do q virem, me deem um toque... to meio q dependendo de resolver essa parte pra poder prosseguir, ok?valeu....marcos hunger.

Compartilhar este post

Link para o post

eu vi sua imagem, mas não entendi o que você quer, pode explicar melhor?

entao, é o seguinte.... este será o cardapio de pizzas. na área branca aparecerá a foto da pizza, com o nome e seus ingredientes. ta tarja amarela (com listras) estarão os nomes das pizzas.... a minha idéia é esta lista vá passando conforme você mexe o mouse, por isso queria jogar o efeito de scroll. mas pelo desenho, a parada tem q rolar em diagonal. sacou....

Compartilhar este post

Link para o post

É mais facil você fazer um movieclip com as paradas em diagonal, e fazer ele se mover conforme a posição do mouse, você consegue fazer um movieclip atravessar assim na tela com motion né?

Compartilhar este post

Link para o post

opa...

entao, no final das contas eu resolvi fazer esquema de botaozinho mesmo..... pra cima e pra baixo e tals.... ja dei um jeito. o pior é q agora acabei com outro problema....rs... é ridiculo mas estou apanhando novamente.

tp, qdo você pára o mouse em cima do nome de uma pizza, a descrição aparece na área branca. o problema é que, se você rolar um pouquinho o texto dos nomes, e colocar o mouse em cima daquela mesma pizza, a descrição aparece fora de lugar, porque acompanha o movimento do texto.

bom, dificil explicar ne, entao joguei na net pra você ver... clique ae no botao e como exemplo veja a pizza de alho e atum. coloque o mouse em cima, depois role um pouco o texto e coloque novamente em uma das duas...

Exemplo

você tem alguma sugestão?

valeu...... e dessa vez to enchendo o saco ne....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo, não sei em que ponto do trabalho você está, mas se aceitar umas sugestões ae vai:Imagino que no rollOver do botão além da descrição da pizza tb apareceria a imagem da pizza na parte branca maior, certo? Se for isso uma opção é trabalhar com XML, mais complexo, porém mais fácil para efetuar futuras atualizações.A outra opção é criar um MC com todas as descrições em quadros específicos e nomeados, e através do rollOver de cada botão utilize "tellTarget" para chamar a animação correpondente.São apenas sugestões, vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Ai ja está bem mais facil, faça dois campos de textos dinamicos no palco vazios, selecione a fonte e cor de fonte que você quer e posicione, no campo decima você clica nele e no campo var você digita "pizza" sem aspas e no debaixo você digita "ingredientes" tb sem aspas, e nos botões você irá usar uma só ação pra todos, só mudando o texto que irá aparecer:

on(rollOver){

_root.pizza = "Nome da pizza";

_root.ingredientes = "ingredientes aqui";

}

on(rollOut){

_root.pizza = "";

_root.ingredientes = "";

}

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Ai ja está bem mais facil, faça dois campos de textos dinamicos no palco vazios, selecione a fonte e cor de fonte que você quer e posicione, no campo decima você clica nele e no campo var você digita "pizza" sem aspas e no debaixo você digita "ingredientes" tb sem aspas, e nos botões você irá usar uma só ação pra todos, só mudando o texto que irá aparecer:on(rollOver){_root.pizza = "Nome da pizza";_root.ingredientes = "ingredientes aqui";}on(rollOut){_root.pizza = ""; _root.ingredientes = ""; }abraço,Carneirinho

É uma solução, mas ae não vai ter os efeitos do texto...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que vai, você transforma esse texto num movieclip e dá o nome de instancia pra ele de "pizzaria" por exemplo e sem aspas, dai você faz a animação com o campo de texto dinamico e coloca a ação stop(); no primeiro frame, e a mesma ação no ultimo frame que é o fim da animação, dai você coloca essa ação nos botões:

on(rollOver){

_root.pizzaria.gotoAndPlay(2);

_root.pizzaria.pizza = "Nome da pizza";

_root.pizzaria.ingredientes = "ingredientes aqui";

}

on(rollOut){

_root.pizzaria.pizza = "";

_root.pizzaria.ingredientes = "";

_root.pizzaria.gotoAndStop(1);

}

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

fala...

valeu carneirinho e public 2004 pela ajuda... no final das contas há uns dias eu não conseguia acessar o imasters e com o prazo pra entrega do trampo acabei dando o meu jeito.... desencanei do efeito do texto e fiz um esquema de cenas.... cada vez q apertava o botão partia para um outro "bloco" de pizzas.

vou colocar o link aqui para vcs verem como ficou... o site ainda nao está finalizado, mas ja fiz bastante coisa... é q precisava do cardápio logo...

mais uma vez obrigado, com certeza poderei usar esses códigos que você mandou aqui em algum outro trampo.

ver o cardápio

abço,

marcos hunger.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.