Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Google desafia Windows e anuncia sistema operacional

Recommended Posts

Google desafia Windows e anuncia sistema operacional

Chrome OS será aberto e virá com netbooks em 2010; empresa também está de olho no mercado de desktops.

A gigante de softwares Google está desenvolvendo um sistema operacional para computadores pessoais, em um desafio direto ao líder de mercado, o Windows, desenvolvido pela Microsoft.

O Google Chrome OS (operating system) será voltado inicialmente para netbooks, computadores portáteis menores, mais baratos e com menos recursos que os laptops.

Máquinas equipadas com o Google Chrome OS devem estar no mercado em meados do ano que vem. A idéia é, no futuro, usar o sistema operacional também em PCs.

"Rapidez, simplicidade e segurança são os aspectos-chave do Google Chrome OS", anunciou a empresa em seu blog oficial. Segundo a Google, o sistema operacional será uma "extensão natural" do seu navegador de internet, Chrome.

O novo sistema operacional será um software de código aberto ("open source"). Para a Microsoft, a notícia vem poucos meses antes do lançamento da nova versão do seu sistema, o Windows 7.

Volta aos princípios

Os autores do post, Sundar Pichai, vice-presidente de produtos do Google, e Linus Upson, diretor-engenheiro da empresa, disseram que o novo sistema foi desenhado "para ser rápido e leve, iniciar e levá-lo para a internet em questão de segundos".

"Os sistemas operacionais que os usuários têm à disposição foram desenhados em uma era em que não havia a rede", eles argumentaram, acrescentando que o Chrome OS é "nossa tentativa de repensar o conceito de sistemas operacionais".

A pesquisa levou os programadores de volta aos princípios, afirmaram. "Estamos redesenhando completamente a arquitetura de segurança subjacente do sistema, de forma que os usuários não tenham que lidar com vírus, programas malignos e atualizações de segurança."

Para a Google, um sistema operacional "tem simplesmente que funcionar".

A gigante de software já possui um sistema operacional para telefones celulares, que também pode ser usado em netbooks. O Chrome OS será voltado também para laptops e computadores de mesa de usuários que passam muito tempo conectados.

Competitividade

O anúncio pode mudar dramaticamente o mercado de sistemas operacionais, especialmente o nicho da Microsoft, cuja participação nele é de cerca de 90%.

"Este é um grande anúncio", disse um analista, Rob Enderle, presidente do grupo Enderle. "É a primeira vez que temos no mercado um sistema operacional competitivo de fato. Este tem o potencial de balançar as coisas e é a primeira tentativa real de fazer frente à Microsoft."

O analista disse à BBC que "a Google está chegando (neste nicho) de cabeça fresca", e que o Chrome OS "é o primeiro sistema operacional pós-internet, baseado em uma série de serviços da web, desenhado de baixo para cima e repensado para um mundo conectado".

No ano passado, a empresa lançou seu navegador Chrome, anunciado como para "pessoas que vivem na web - procurando informações, checando emails, acompanhando as noticias, comprando ou simplesmente mantendo o contato com os amigos".

Para Stephen Shankland, da CNET, o lançamento tem grandes implicações.

"Uma é mostrar quão séria é a proposta da Google de tornar a rede uma base não apenas para páginas estáticas, mas aplicativos ativos, especialmente os seus próprios, Google Docs e G-mail", ele afirmou.

"Outra é iniciar uma nova competição com a Microsoft e, potencialmente, dar uma nova razão para autoridades de regulação da concorrência prestarem atenção aos passos da Google."

Para outros analistas, as motivações da Google são bastante claras.

"Um dos principais objetivos da Google é tirar a Microsoft (do mercado), destruir sistematicamente a sua participação no mercado", disse Enderle. "A Google quer eliminar a Microsoft e esta é uma batalha única. A estratégia é boa. A grande questão é: será que vai funcionar?"

Em um blog popular, TechCrunch, o autor de uma postagem sobre o tema, MG Siegler, disse que é preciso "ser claro sobre o que isto realmente é".

"Isto é a Google soltando a mãe de todas as bombas sobre sua rival, a Microsoft."

A companhia de Bill Gates deve lançar o seu Windows 7 no fim deste ano para substituir o Windows Vista e o Windows XP, que já tem oito anos. Segundo a empresa, hoje 96% dos netbooks funcionam com Windows.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,...PERACIONAL.html

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta é uma grande noticia, espero que o resultado desse SO seja positiva, pois a google sempre teve grandes idéias.

Compartilhar este post

Link para o post

O novo sistema operacional será um software de código aberto ("open source").

Open Source ?!!! Ainda elaborado pelo Google .... Adeus Micro$oft !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a noticia, nao vejo a hora de lançarem para Desktops, concerteza vou fazer um dual boot :P

bye bye Microsoft que ai vem o Google :P

Compartilhar este post

Link para o post

Naum sei não... pra dar um tombo na MS tem que ser algo muito bem pensado com uma grande Gama de softwares a disposição do SO vejam que hoje quase tudo se baseia em windows, se fosse facil assim o Linux com os seus milhares senão milhões de colaboradores ja teria desbancado a MS faz tempo, acredito que atenderá somente uma fatia do mercado, e isso ja será uma noticia boa, pois concorrência gera melhoramento nos serviços ou no caso nos produtos...

Compartilhar este post

Link para o post

Longe de virus, de programas maliciosos?

pra mim essa parte foi para cutucar a Apple, hehe! ficam por ai dizendo "o MAC OS não tem muito isso"

Compartilhar este post

Link para o post

O navegador não derrubou o IE e o SO tbm não vai derrubar o Windows. É como o Edultra disse, não é tão simples assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Longe de virus, de programas maliciosos?

pra mim essa parte foi para cutucar a Apple, hehe! ficam por ai dizendo "o MAC OS não tem muito isso"

e num é verdade?

Hacker invade Mac em 10 Segundos

O navegador não derrubou o IE e o SO tbm não vai derrubar o Windows. É como o Edultra disse, não é tão simples assim.

Calma hargon, isso leva um pouco de tempo até pq ainda esta em fase de desenvolvimento.

Em relação ao navegador mesmo estando em desenvolvimento ainda ja é melhor do que o IE em relação a velocidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao navegador mesmo estando em desenvolvimento ainda ja é melhor do que o IE em relação a velocidade.

Ainda prefiro o IE do que o chrome, para quem tem uma carroça para navegar, o IE é uma mão na roda. O chrome trava muito...

Sobre o S.O, eu acho que vai ser dificil, mas vamos esperar. Ainda bem que é Open Source :D

Compartilhar este post

Link para o post

ie e windows na veia.... sempre!

Windows forever!

As únicas coisas que me interessam do google definitivamente é

1º - Buscador Google, pois é o melhor buscador da atualidade.

2º - Gmail, pois é o melhor webmail gratuito da atualidade.

3º - Google Maps, por conta de sua API phodastica.

O resto é resto.

Compartilhar este post

Link para o post

O sistema operacional da Apple é muito bom! Há muitas falhas, tal como Windows e Linux, e possivelmente Google Chrome OS.

Gosto muito do OS da Apple,acho bem elegante, leve, enfim, é um sistema muito bom.

O problema é: seu preço! Devido o hardware ser específico, isso faz, junto com leis de importação e burocracias, que chegue muito caro aqui no Brasil.

Quem sabe eu consiga um Mac um dia. Possivelmente vai ser quando tiver emprego fixo ou uma renda mensal que da para dizer: "Pronto! Posso cobrir o pagamento do Mac".

Por enquanto, vou ficando com o Windows e Linux, que estou usando agora.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que embora o Sistema dificilmente chegue a metade de usuários fará com que a microsoft perca o monopolio e uma grande fatia. Se não fosse pelo Firefox, Chrome a internet seria muito pior com este Internet Explorer principamente no que concerne a privacidade(rápida) e outros recursos. A Microsoft não usa um conceito muito importante o da simplicidade, leveza e gratuidade. Esta nova geração de produtos gratuitos ajudará na inclusão digital e para os equipamentos mais compactos como netbooks.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu sou da época Win 3.2, penso que uma empresa com um leque de serviços gratuitos como a Google tem, e com a capacidade que a WAVE trará de interação, não será tão difícil quebrar as pernas da MS. Eu sou um geek que adora ver uma boa disputa entre os grandes, e tá nascendo ai a guerra que a Netscape "tentou" fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

e tá nascendo ai a guerra que a Netscape "tentou" fazer.

Naquela epoca a Netscape não era nada e a M$ tinha dominio sobre o monopolio dos S.O ( foi o que derrubou a Netscape )

Hoje a M$ treme diante da gigante Google.

A historia pode ser bem diferente...

Compartilhar este post

Link para o post

pode nunca se confirmar mas éuma sombra preocupante para o MS assim como o bing foi para o google

é um lindo contra-ataque

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal do google sabe muito bem o que é o mercado de sistemas operacionais.

Quem chegar primeiro e com mais recursos úteis abocanhará a maior parte do mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo o S.O. tendo os mais variados recursos, ainda terá, na minha opinião, o maior inimigo dos concorrentes do Windows: Os aplicativos desenvolvidos por terceiros (mesmo as gigantes como Adobe e outras).

Analisando o mercado atual, digamos que 8% dos softwares desenvolvidos para Windows, tem sua versão (ou similar) para Linux, e 2% para MAC. E olha que estes 2 estão no mercado a pelo menos 10 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

a verdade é essa mesmo

o windows tem muitos aplicativos a seu lado

mas em compensação do google podemos esperar mais facilidades em relação a esta criação de softwares, muitos deles do próprio google e eles devem partir para grandes parcerias

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto de Win. Não uso Win.

Agora, é muita prepotência dizer que um sistema que nem nasceu direito vai desafiar o Win.

Isso é mais marketing para ganhar dinheiro, elevar ações do que a verdade.

Infelizmente Win e IE são pragas que demorarão para sair de cena. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/closedeyes.gif

P.S.: Pra quem falou ai em cima do OS da Apple, utilizo ele a dois anos e não tem nenhum vírus ou programa malicioso. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.