Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dedezinh@

Desenhar...

Você acha que desenhar bem, depende apenas de força de vontade ou além disso é necessário algum tipo de dom?  

99 votos

  1. 1. Você acha que desenhar bem, depende apenas de força de vontade ou além disso é necessário algum tipo de dom?

    • Acredito que tudo depende da vontade.
      41
    • É necessário sim algum tipo de dom.
      15
    • Acredito que uma coisa leva a outra.
      28


Recommended Posts

estou aqui pra convidar você´s pra participarem do desafio de desenho. Vamos lá galera.

<{POST_SNAPBACK}>

Isso aih!

Todo mundo convidado pro desafio de desenhos a mão Imasters...=D

É um tópico pra cima ae....ehuaehuae

Vamo ae galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta discussão está muito interessante. Difícil responder com clareza. Mas minha opinião é que todo mundo nasce com capacidade de se expressar. Alguns escolhem seu caminho baseados na facilidade ou na emoção e desafio da descoberta. Isso não importa. Uns preferem a música, outros o desenho, e com base no gosto, na satisfação e na própria facilidade de criar música ou desenho, vão ao longo da vida se especializando. Mas, sim todos podem se expressar, o desenho é só uma destas formas de expressão. E desenhar bem, vai depender da dedicação, do empenho, do treino, assim como qualquer outra atividade que a pessoa escolher fazer. Mas todos em síntese podem aprender a desenhar, assim como aprenderam a falar, a ler e escrever. Fazer isso bem feito, é que revela o quanto a pessoa se dedicou e o quanto tem afinidade com o negócio. Só que tem gente impaciente, que teima em querer aprender a desenhar bem da noite pro dia, sem nunca ter se dedicado a isso, fica difícil essa pessoa produzir alguma coisa boa, sem um mínimo de esforço. E mesmo aqueles que adoram desenho, e desenharam a vida toda, também tiveram que estudar, e se empenhar pra fazer algo bom. Enfim, acredito que mesmo tendo DOM, é preciso esforço, estudo e dedicação pra fazer algo impressionante.Mas o chato mesmo é que tem muito professor ruim por aí. Pessoas que não deveriam se meter a ensinar nada. Isso contribui ainda mais pra criar essa nóia de que só os ILUMINADOS (aqueles que tem DOM) conseguem desenhar. Não caiam nessa. Qualquer um pode desenhar bem mesmo não tendo muita facilidade com isso. Os professores poderiam ser mais abertos a este tipo de aluno. Mas o que vejo por aí é uma predileção enorme por gente que vai fazer o curso de desenho e já desenha muito bem, então esse aluno vira o modelo da turma e é lógico dá muito pouco trabalho pro professor. Isso não deveria existir. Isso não deveria existir mesmo, todos deveriam ser aceitos, desenhar bem é um objetivo a ser atingido, uns vão conseguir mais rápido outros podem demorar mais, mas nem por isso são menos capacitados.Abraços, a todos!Se quiserem conhecer meu site visitem: www.desenhotudo.comT+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, sabe qual é o grande lance da coisa? É que desenhar é ver. A pessoa tem que aprender a ver de uma certa maneira, com calma, com paciência, observando e absorvendo cada detalhe daquilo que ela quer desenhar e passando isso com tranquilidade pro papel. Essa é a grande sacada. Depois de aprender a ver e fazer vários desenhos observando coisas, objetos, paisagens, pessoas, etc aí vem as técnicas. Existe um jeito de medir a proporção, pra evitar distorções, existem vários jeitos de criar a ilusão de profundidade no desenho, existem inúmeras maneiras de criar efeitos, transmitir sentimentos e dar mais impacto e realismo ao desenho. E estes jeitos e maneiras é que são as técnicas. E aprender as técnicas ajuda até mesmo quem acha que não tem dom pro desenho. Agora imaginem o que o estudo de técnicas pode fazer por alguém que já tem alguma facilidade? As técnicas de desenho são formas testadas, praticadas e aprovadas por vários artistas (ex. perspectiva, luz e sombra, etc.). Estas técnicas são uma maneira de fazer alguma coisa bem feita e com mais facilidade, extraindo o máximo do material empredago no desenho. Se todos começassem a encarar o desenho deste jeito (como um caminho a seguir, com calma, indo do básico ao mais avançado) ficaria muito mais fácil aprender e produzir desenhos bons. Só que todo mundo quer mesmo é anoitecer a amanhecer desenhando bem, isso não existe! Ninguém faz nada como num passe de mágica. Independente se tem facilidade (dom) ou não é preciso esforço.Existe um ditado chinês que fala mais ou menos isso: "O seu sucesso é do tamanho do esfoçor que você pe capaz de fazer".Sou professora de desenho. NÃO! Sou estudante! Na verdade sou ESFORÇANTE de desenho. Só que agora estou me metendo a ensinar o que aprendi (ao longo de 17 anos de esforço) no meu site. SE vocês acharem interessante estudar desenho online, visitem: www.desenhotudo.comAbraços!T+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, sabe qual é o grande lance da coisa? É que desenhar é ver. A pessoa tem que aprender a ver de uma certa maneira, com calma, com paciência, observando e absorvendo cada detalhe daquilo que ela quer desenhar e passando isso com tranquilidade pro papel. Essa é a grande sacada. Depois de aprender a ver e fazer vários desenhos observando coisas, objetos, paisagens, pessoas, etc aí vem as técnicas. Existe um jeito de medir a proporção, pra evitar distorções, existem vários jeitos de criar a ilusão de profundidade no desenho, existem inúmeras maneiras de criar efeitos, transmitir sentimentos e dar mais impacto e realismo ao desenho. E estes jeitos e maneiras é que são as técnicas. E aprender as técnicas ajuda até mesmo quem acha que não tem dom pro desenho. Agora imaginem o que o estudo de técnicas pode fazer por alguém que já tem alguma facilidade? As técnicas de desenho são formas testadas, praticadas e aprovadas por vários artistas (ex. perspectiva, luz e sombra, etc.). Estas técnicas são uma maneira de fazer alguma coisa bem feita e com mais facilidade, extraindo o máximo do material empredago no desenho. Se todos começassem a encarar o desenho deste jeito (como um caminho a seguir, com calma, indo do básico ao mais avançado) ficaria muito mais fácil aprender e produzir desenhos bons. Só que todo mundo quer mesmo é anoitecer a amanhecer desenhando bem, isso não existe! Ninguém faz nada como num passe de mágica. Independente se tem facilidade (dom) ou não é preciso esforço.Existe um ditado chinês que fala mais ou menos isso: "O seu sucesso é do tamanho do esfoçor que você pe capaz de fazer".Sou professora de desenho. NÃO! Sou estudante! Na verdade sou ESFORÇANTE de desenho. Só que agora estou me metendo a ensinar o que aprendi (ao longo de 17 anos de esforço) no meu site. SE vocês acharem interessante estudar desenho online, visitem: www.desenhotudo.comAbraços!T+

Flw tudo..srsrQualquer pessoa com habilidade de traçar uma linha reta em uma folha de papel ou fazer um circulo razoavel a lapis é capaz de desenhar, pq essas são as exigencias minimas.O que manda o desenho ser bom ou não, é a capacidade de VER. quem desenha mal, é pq VÊ MAL, agora quem tem desenhos perfeitos, quer dizer que a pessoa VÊ PERFEITAMENTE aquilo que a rodeia. Ver é perceber.Flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, sabe qual é o grande lance da coisa? É que desenhar é ver. A pessoa tem que aprender a ver de uma certa maneira, com calma, com paciência, observando e absorvendo cada detalhe daquilo que ela quer desenhar e passando isso com tranquilidade pro papel. Essa é a grande sacada. Depois de aprender a ver e fazer vários desenhos observando coisas, objetos, paisagens, pessoas, etc aí vem as técnicas. Existe um jeito de medir a proporção, pra evitar distorções, existem vários jeitos de criar a ilusão de profundidade no desenho, existem inúmeras maneiras de criar efeitos, transmitir sentimentos e dar mais impacto e realismo ao desenho. E estes jeitos e maneiras é que são as técnicas. E aprender as técnicas ajuda até mesmo quem acha que não tem dom pro desenho. Agora imaginem o que o estudo de técnicas pode fazer por alguém que já tem alguma facilidade? As técnicas de desenho são formas testadas, praticadas e aprovadas por vários artistas (ex. perspectiva, luz e sombra, etc.). Estas técnicas são uma maneira de fazer alguma coisa bem feita e com mais facilidade, extraindo o máximo do material empredago no desenho. Se todos começassem a encarar o desenho deste jeito (como um caminho a seguir, com calma, indo do básico ao mais avançado) ficaria muito mais fácil aprender e produzir desenhos bons. Só que todo mundo quer mesmo é anoitecer a amanhecer desenhando bem, isso não existe! Ninguém faz nada como num passe de mágica. Independente se tem facilidade (dom) ou não é preciso esforço.Existe um ditado chinês que fala mais ou menos isso: "O seu sucesso é do tamanho do esfoçor que você pe capaz de fazer".Sou professora de desenho. NÃO! Sou estudante! Na verdade sou ESFORÇANTE de desenho. Só que agora estou me metendo a ensinar o que aprendi (ao longo de 17 anos de esforço) no meu site. SE vocês acharem interessante estudar desenho online, visitem: www.desenhotudo.comAbraços!T+

Flw tudo..srsrQualquer pessoa com habilidade de traçar uma linha reta em uma folha de papel ou fazer um circulo razoavel a lapis é capaz de desenhar, pq essas são as exigencias minimas.O que manda o desenho ser bom ou não, é a capacidade de VER. quem desenha mal, é pq VÊ MAL, agora quem tem desenhos perfeitos, quer dizer que a pessoa VÊ PERFEITAMENTE aquilo que a rodeia. Ver é perceber.Flw
é realmente isso....eu mesmo pensava assim.. queria acordar da noite pro dia... ou em 1 mes aprender a desenhareu ainda fao que nao desenho porcaria alguma, mais melhorei o que sabia... pq no começo do ano não sabia nada, se eu treinasse 1 hora por dia....qnto não daria no final do ano.... mais creio que ja melhorei bem.... antes ficava esperando vir uma divindade tocar minha cabeça *plim* "agora você sabe desenhar" rs*nossa eu fico puto com isso de em um curso de desenho ter o preferido principalmente como você citou o cara ja entra e sabe desenharcomeço do ano entrei para o curso de desenho industrial... pá ...ta la matéria de desenhofiquei com o ** nã mão quando vi o desenho de um monte de gente da minha sala..... me senti um lixo total,... achei que não ia conseguir nadanão recebi muita atenção como outros que já desenhavam bem, mais como eu gosto de desenho nem liguei e procurei aprendere aprendi.... não tudo , mais evolui bastante.... enqnto alguns que ja desenhavam ate desistiram, pois na hora que uma REGRA é aplicadatipo "você tem que seguir esse passo....e vale tanto" ai o cara não quer seguir uma regra, desenha assim, assim, com essa proporçãonão se adequa ao que foi proposto....pois tem suas MANIAS já de desenhista.... eu como nao sabia nada estava aberto para aprender de tudoe pude aprender bem mais..... mesmo que não recebendo uma atenção total como outros que a mandavam bem no desenhodeveria ser igual para todos realmente....... acho que até o contrario..quem nao sabe é que deveria ser explorado para aprender ...e não quem ja sabe......fazer o que né ..... !! eu creio que tem pessoas com DOM para o desenho, assim como um aprende melhor tocar guitarra, o outro aprende cantar melhor do que tocar uns instrumento, um outro sabe fotografar melhor do que o outro que desenha e tb é fotografo.......mais todos precisam estudar bastante para se aperfeiçoar ! eu creio que EU por exemplo não tenho o DOM de desenhar... mais que se eu estudasse mais concerteza eu iria aprender bastante....mais por falta total de tempo não da infelizmente........acho que é legal tb quando um novato conhece gente de gabarito que pode sempre estar ensinando, trocando informações.... pq apreder sozinho não tem comocom o tempo a pessao perde o interesse, fica cansativo, a evolução as vezes fica estagnada em um ponto....... eu sou meio que assim.... preciso sempre estar com alguem que saiba mais para trocar informações, perguntar como faz auqilo ou isos.... .alguns são mais ligeiros, autodidatas..... ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim,eu vo por minha opiniao na forma mais simples de se dizer.

 

Existem aqueles que realmente tem um dom, porém esforço,dedicação e treino podem superar isso.

 

PS:Desculpa da uma de covero e "ressucitar" o tópico,é que eu vi o último post errado,só agora me toquei que a gente ta no mes 11 e não 10 =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim,eu vo por minha opiniao na forma mais simples de se dizer.

 

Existem aqueles que realmente tem um dom, porém esforço,dedicação e treino podem superar isso.

 

PS:Desculpa da uma de covero e "ressucitar" o tópico,é que eu vi o último post errado,só agora me toquei que a gente ta no mes 11 e não 10 =P

 

Que isso amigo.. é sempre bom "ressucitar" os tópicos aqui do fórum.. pra levantar as discussões.. pois as opiniões mudam de época para época...

 

O topico iniciou em 05/2005..

 

E até hj o pessoal posta nele...srrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, com certeza é força de vontade, você pode ter o dom do tamanho q você quiser, mas se você nunca desenhar pessoas "normais" superarão você de olhos fechados... O lance é o seguinte: desenhar além de ser força de vontade, é simplesmente DESENHAR, quanto mais você desenha, mais você se aprimora e tal, dom? é uma incerteza o máximo q ele faz é te dar um empurrão, mas não vai ser o dom que vai segurar um lápis e fazer o desenho pra você....

 

Desenho não é dom, não é só força de vontade, não é só habilidade com as mãos, desenho é a capacidade de observar melhor. Quanto mais coisas você enxergar numa imagem (tanto imagem real como mental, criada pela sua mente), mais perfeito o trabalho saíra. Fora isso, é só praticar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dom para mim é inteligencia.

 

 

Dom em ingles é Gift que seria um Presente de Deus.

 

 

Feliz ou Infelzimente uns tem mais inteligencia que outros e os que tem mais absorvem melhor qquer coisa e os outros nao tanto. E claro se você treinar, treinar treinar e treinar... uma hora pega no tranco e vai embora.

 

 

Para mim desenhar é saber anatomia dos objetos a serem desenhados. mesmo pq tem gente que faz desenhos MARAVILHOSOS so com linhas soltas. e Pq?

 

pq sabem anatomia.

 

 

 

Abraços pessoal

 

 

e que topico baum esse sô!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, falar que não sabe desenhar é só um pretexto pra não aprender...

Nunca pratiquei desenhos, até o dia que resolvi começar, gostei e percebi que se tiver uma base legal, observar, nunca se esquecer dos detalhes e nunca desistir, qualquer um que tiver lápis, borracha, estilete e papel é capaz de fazer maravihas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, falar que não sabe desenhar é só um pretexto pra não aprender...

Nunca pratiquei desenhos, até o dia que resolvi começar, gostei e percebi que se tiver uma base legal, observar, nunca se esquecer dos detalhes e nunca desistir, qualquer um que tiver lápis, borracha, estilete e papel é capaz de fazer maravihas...

Concordo com você.

 

Tudo bem q é um exagero falar que a pessoa da desculpa. Tem gente q so gosta de apreciar e tal... mas que você falow boas verdade falow.

 

Abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O dom facilita tudo, mas se a pessoa não tiver força de vontade não sai nada!!! Por isso digo que dom não é tudo, só vai fazer com que a pessoa aprenda mais rápido!!! Mas tudo depende de força de vontade!!! Se não, não haveria tantas pessoas que desenham muito bem!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.