Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

P3rukao

Criar, instalar e utilizar módulos

Recommended Posts

Pessoal,

eu estou com muita dificuldade pra dar os passos iniciais com o joomla. Eu fiz uma área administrativa para os meus sites, porém ela dá muito trabalho quando tenho que editar alguma coisa, e principalmente quando tenho que instalá-lo em um site novo. Eu queria entender as principais diferenças entre o modo de se fazer páginas no joomla e o modo tradicional de se programar com o php.

Pra terem uma idéia de quais são as minhas dificuldades, eu vou dar um exemplo:

Tenho uma página com alguns inputs de texto, outros para upload de arquivos, e um campo de texto utilizando o fckEditor para adição de textos.

A maioria das minhas páginas são assim... e cada uma trabalha com uma tabela diferente do meu banco de dados. No lado cliente [na página princial do site] eu puxo essas informações e publico-as...

Uma das minhas dificuldades em fazer isso com o joomla, eh que ele me parece servir apenas como uma estrutura de publicação de conteudo para blogs... e meus sites nem sempre seguem uma mesma estrutura... preciso sempre personalizá-los para cada cliente.

Então, como eu poderia fazer isso?? Seria utilizando módulos? Se sim... O que eu preciso fazer para criar um e utilizá-lo em meu site...

Eu preciso ter controle completo sobre o conteudo a ser postado, geralmente são noticias... mas também tem alguns campos para textos institucionais do site... ou alguma outra informação que eu queira exibir em uma determinada página do meu site...

Sei que essas perguntas já devem ter sido feitas muitas vezes... mas não encontrei nenhum tópico ou site q me tirasse essas dúvidas..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim gabriel, terá que utilizar módulos, acredito que o maior problema esta no entendimento da utilização dos modulos do joomla e da criação da template adequada para o seu cliente, bem primeiro faça o seguinte em um servidor local instale o joomla e o pacote de tradução do mesmo, entre na area administrativa e va em extenções administrar módulos, clique em novo e passe o mouse em cima da lista que aparece (lista dos modulos que acompanham o pacote original do joomla!), cada modulo é responsável por um tipo de exibição, seja a exibição de apenas um artigo (artigo em destaque), varios artigos (mais acessados ou ultimos publicados), dentre varios outros como formulários, e demais módulos que você instalou.

Bem para a adaptação de uma template para Joomla é necessário saber o que cada modulo faz, e o posicionamento do mesmo no arquivo index.php no qual será exibida a informação coletada pelo módulo, a utilização de formulários externos sem a devida instalação pelo Joomla acessando o banco de dados através de um wraper é considerado uma falha de segurança o aconselhado é criar o instalador do template ou modulo, ou joga-lo na pasta adequada e que seja feito o acesso pelo usuario joomla! evitando assim injections pelo acesso direto.

Para esclarecer a sua duvida e passar links ou comentar o que é necessário, teria saber que tipo de informação é demonstrada no site, pois noticias ja existem estes modulos que citei acima, para exibição de determinados conteúdos em determinadas areas do site tambem é necessário o entendimento do que é seção e o que é categoria, e conhecimento da criação de links nos menus apontando para layout de exibição de artigo, seção ou categoria que é o padrão de exibição do joomla, mas como não sei bem o que você ja conhece sobre o joomla fica um leque muito grande de informações a serem repassadas de uma só vez, então responda ai pra nos...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.