Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jackson Dias

[ENTREVISTA] Nelves

Recommended Posts

iMasters:Conheçam um pouco mais sobre o ilustre Nelves, admirado por todos que utilizam e apreciam a arte com grafita.

 

 

Lnk para galeria Nelves

 

 

Segue abaixo alguns trabalhos:

 

Imagem Postada

 

 

Imagem Postada

 

 

Imagem Postada

 

 

Imagem Postada

 

 

 

ENTREVISTA

Abertura

 

 

 

 

iMasters: Nelves, o que é arte, o que ela representa para você e para a sociedade?

 

Arte realista, que é meu caso, é o prazer que sinto que com as mãos posso, senão copiar exatamente, mas me aproximar da natureza, poder expressar toda sua luz, detalhes e texturas! O realismo impressiona e é admirado por público enorme no mundo todo, embora contestado por muitos, os quais têm meu respeito, nenhuma arte é unanimidade! Não tenho nenhuma preocupação em ser visto, admirado ou mesmo conhecido. Posso até decepcionar pessoas mas nem mesmo me preocupo em divulgar, defender ou concorrer com outros estilos, há espaço pra todos! Fico feliz em fazer e, principalmente, ensinar quem também gosta dessa arte!

 

 

iMasters: Sem dúvida, estamos muito curiosos para saber quando e como tudo relacionado à arte começou em sua vida. Conte-nos um pouco.

 

Para que vocês entendam mesmo quando e como tudo começou na minha vida, vou convidá-los para um link aberto no meu site: Como o desenho passou a fazer parte da minha vida

 

 

iMasters: Suas obras deixam óbvia a originalidade de um grande mestre. Qual (ais) sua(s) fonte de tamanha inspiração e criatividade?

 

Vamos explicar melhor essa história de grande mestre, me vejo apenas como alguém apaixonado por ilustração! Na verdade sou um ilustrador que adora dar aulas de lápis de grafite que é a técnica que me apaixonei dentre tantas que já trabalhei!

Não é preciso INSPIRAÇÃO para se realizar trabalhos de realismo, mas trabalho duro, persistência e muuuuuita paciência! Principalmente, CURTIR O FAZER, se isso é inspiração, eu tenho bastante!

CRIATIVIDADE? Nem concordo com isso, desenho de realismo é pura observação, é se apaixonar por copiar a natureza mesmo, seja do natural ou através de uma imagem!

 

 

iMasters: Como se sente em ser consagrado um mestre na arte dos desenhos hiper-realistas?

 

Acho que tenho um bom trabalho apenas, como já disse, fruto de muita persistência e dedicação, o que está ao alcance de todos!

 

iMasters: Você já passou pela situação de alguém falar mal dos seus desenhos, isso o fez refletir e melhorar ainda mais ou o desanimou de alguma forma?

 

Acho que evoluímos o tempo todo, aprendo a cada dia, com cada trabalho realizado, com meus alunos, desenhando em cada aula presencial, muitos dos meus trabalhos, até mesmo mais recentes, ficam longe do que sou capaz de realizar hoje, agora, mas ao contrário de me envergonhar deles, tenho muito orgulho, eles marcam uma época, um registro daquele momento, um aprendizado!

Estou sempre muito satisfeito comigo mesmo, com cada trabalho, não me cobro, me dou a chance de que posso evoluir no próximo se este não ficou como eu esperava, querer perfeccionismo é não se permitir que pode evoluir, que aprendemos a vida toda, querer perfeccionismo o tempo todo faz muito mal!

 

iMasters: Você prefere fazer seus desenhos em um ambiente totalmente silencioso, ou gosta de ouvir alguma música durante o trabalho?

 

Na maioria das vezes ouço músicas, converso muito com minha esposa que fica sempre ao meu lado, muito raro eu ficar em silêncio!

 

iMasters: Quando estava começando, você se espelhava em alguém e dizia consigo mesmo: um dia quero ser igual a... Ou isso nunca ocorreu?

 

Sim, com certeza, alguém de nome Oliver, conto esta história, em detalhes, no convite para um link no meu site, na pergunta 2! Assim como aconteceu comigo, acontece com muitos que hoje olham meus desenhos, vai servir de incentivo, tudo é possível, basta querer e se dedicar!

 

iMasters: Sem dúvidas suas obras são hiper-realistas, há algum nível além do que você já se encontra? Em suma, você acha que dá para melhorar suas técnicas para atingir algo além da perfeição (partindo do ponto que suas obras já são perfeitas)?

 

Há muitos níveis de realismo acima do meu, com certeza! Mas para mim é apenas uma questão de estilo, gosto de detalhes mas não acho que me aprofundo tanto neles como outros artistas, mas é preferência mesmo, estou satisfeito com o meu estilo! Quando falo em aprofundar no detalhes tem muito mais a ver com a escolha do original! Eu escolho originais com bons detalhes, os quais não serviriam ou não seriam adequados para outros artistas!

Veja, por exemplo, o trabalho fantástico e maravilhoso do Armin Mersmann (ou Nimra, como queiram), que trabalha com desenhos enormes (1mX70cm), na maioria das vezes, enquanto os meus dificilmente ultrapassam o tamanho A3, ele se aprofunda muito mais nos detalhes além de trabalhar uma extensão muito maior, obviamente seu tempo de execução para finalizar uma obra é dez vezes maior que o meu, é o estilo dele, o que ele gosta! Então não se pode comparar, temos estilos e gostos diferentes!

 

iMasters: Nelves, quais os conselhos você daria para uma pessoa que deseja iniciar na área de desenhos hiper-realistas?

 

Entender que é um trabalho que você deve sentir prazer em fazer, curtir o fazer, esqueça ansiedade e desejo de querer ver pronto logo! É uma terapia, é como curtir um quebra-cabeças que você monta pacientemente peça por peça, um pouco por dia e curte esse tempo todo!

 

iMasters: Qual o desenho que você gastou mais tempo para finalizá-lo. Quanto tempo gastou?

 

Tudo depende, é lógico, do conteúdo de detalhes de cada original, de uma maneira geral os maiores levaram mais tempo, pois em realismo você cobre áreas linearmente! Partindo deste princípio, dos que as pessoas conhecem expostos no meu site (muitos não tenho essa permissão), eu diria que o Tributo (1m altura) demorou mais tempo, mas me perdi nas horas, pois fiz até outros desenhos nos intervalos!

 

iMasters: Até hoje, qual o desenho que você fez que mais gostasse e por quê?

 

Gosto de todos, cada um tem sua história ou algo peculiar, um aprendizado, fica difícil dizer, sinceramente!

 

iMasters: O que mais gosta de ler ou ouvir, em suas horas vagas, nos momentos de lazer?

 

Como disse gosto de ouvir músicas enquanto trabalho e meu gosto é bem variado, a lista é extensa mas citando alguns principais: Michael Bubblé, Leonard Cohen, Elvis Presley, Elis Regina, Zé Ramalho, Almir Sater etc!

Meu hobby maior é a corrida, de preferência, vendo o amanhecer, que pratico há quase 30 anos, de três a cinco vezes por semana! Adoro livros sobre os pássaros do nosso país, tenho vários, gosto de ler e estudar cada um deles, acho fascinante observá-los na natureza, JAMAIS dentro de gaiolas! Quando viajo me acompanham livros, binóculos etc, além do tênis para correr!

 

iMasters: Você acredita que a arte de desenhar é um dom divino ou desenhar é questão de treino árduo e muita prática. Pegando esse ensejo qualquer um pode desenhar muito bem?

 

Desenhar realisticamente não é dom! É, antes de tudo, saber ver, o desenho não começa pelas mãos mas pelos olhos, desenho é pura observação! Só entendi que não tinha dom mas que sabia ver corretamente depois de décadas, é isso que passo para as pessoas nas minhas aulas e isso é algo que está ao alcance de todos!

 

iMasters: Quais materiais você utiliza para criar suas peças? São importados ou tudo nacional mesmo?

 

Não faço segredo do material que uso, é exatamente o mesmo que os meus alunos usam, a relação está nas informações no meu site, marcas e graduações dos lápis, papel, esfuminho etc!

 

iMasters: Teriam alguns livros ou alguma fonte de pesquisa para os que já conhecem um pouco da arte do grafite possam se especializar? De repente um livro que você já leu e que o chamou muito a atenção.

 

Um livro que recomendo é o da professora americana Betty Edwards, Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro, ele representa um marco na minha vida, foi o responsável por eu entender que desenho não é dom mas pura observação! A cada página que eu lia achava muita coisa familiar com o que se passava comigo há anos, era daquela maneira que eu via, o aprimoramento é que veio com o tempo de prática!!

 

iMasters: Para qual área uma pessoa depois que domina as técnicas do grafite poderá optar para fazer carreira e ganhar a vida desenhando?

 

Não preciso dizer que a arte, de uma maneira geral, é pouco valorizada em nosso país e viver exclusivamente dela é árduo, não estou dizendo nenhuma novidade, mas plenamente possível e muito gratificante sem grandes pretensões! Mas se você tem um bom trabalho deve procurar divulgá-lo, fazer um bom portifólio, é preciso que saibam que você existe, grandes chances aparecem de várias formas mas não espere, é preciso ir ao encontro delas, fazer acontecer, deve definir seu público alvo para ser correspondido de acordo, em termos de valores, cultura etc, isso vai depender muito de onde você está e do que pretende!

 

iMasters: Deixe uma mensagem para as pessoas que se inspiram nos seus trabalhos.

 

Para essas pessoas, além de me sentir lisonjeado e imensamente agradecido, deixo uma certeza: é algo ao alcance de todos, muito mais próximo do que você imagina!

Gostar é imprescindível, esse é o dom! Só assim vai ter dedicação, paciência, disciplina e muito trabalho! Aliás, como tudo na vida da gente ao perseguirmos um sonho! Bastar querermos!

 

 

 

iMasters: Nelves, agradecemos a colaboração com a entrevista, será de grande enriquecimento para todos os desenhistas e leitores iMasters.

 

 

 

Jackson Dias: Ao fórum:

 

Nobres, não sei ao certo se o Nelves terá um tempinho sobrando para mais perguntas, pois tem grande ocupação com as aulas de desenho. Mas não custa nada tentar.

 

 

- Cada membro terá direito ao máximo de 3 perguntas.

- Perguntas ofensivas será excluídas sem aviso prévio (e de acordo com a ofensa o membro poderá ser punido).

- Perguntas repetidas serão excluídas.

 

Movimentem seus questionários...

 

Observação: Postem todas as perguntas nesse mesmo tópico. No prazo de uma semana a contar da data de hoje, 20 de agosto de 2009 enviarei as perguntas para o Nelves. E logo mais postarei aqui.

 

 

Jackson Dias

(Moderador Global)

Equipe iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao iMasters por nos proporcionar esta entrevista. E parabenizar aqui o Nelves por seus trabalhos que são maravilhosos (o Jô achei que fosse foto pb de tão real).

 

Gostaria de perguntar ao Nelves, o que uma pessoa que quer começar agora, tem que ter em mente? e o que vai definir se esta pessoa tem ou não capacidade de evolução.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente! Parabéns iMasters, por conseguir um entrevista deste porte e parabens, é claro, ao Nelson alves, desenhos INCRÍVEIS, muito bons, a ponto de não parecerem desenhos, e sim fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa demais ele muito bom, esta de paraben;

 

Tenho uma pergunta,com lápis que podemos chamar de normais, como faber e folhas canson normais da para conseguir bons efeitos de realismo?

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabéns ao nelves pelo seu belíssimo trabalho

 

parabéns aos idealizadores desta entrevista já que o entrevistado é uma referencia em nosso país

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns aos responsáveis pela entrevista!

 

E nossa, é sempre bom demais ver tamanho talento dentro do nosso país, e da nossa comunidade! Como sempre arrasando Nelves, muito sucesso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista... excelentes desenhos... Sem dúvida o Nelves é um profissional no qual devemos nos espelhar.

Não sei se dá tempo, mas minha pergunta seria: Alguém já pediu que ele desenhasse, mas não incluindo algum defeito que a pessoa tivesse? O que ele acha disso?

Se não der mais tempo para passar essa pergunta a ele eu entendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde a todos. Lung parabéns pela entrevista, o Nelves é um mestre na arte e um mestre em humildade também.

Lá vai minha pergunta:

 

Nelves, percebi em seus desenhos que procura captar bem a expressão (emoção) da pessoa, podemos ver o olhar, algumas expressões... O que você faz para isso? Tem algum lance, como mergulhar no sentimento da pessoa? Captar esse sentimento de aguma forma para que você possa reproduzi-lo no desenho? E você acha que ter sensibilidade é imprescindível para quem quer desenhar? Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Silas

 

Agradeço de coração suas palavras em relação ao meu trabalho!

Capacidade de evolução todos nós temos, com certeza, é próprio do ser humano! O que vai definir o nível que essa pessoa vai alcançar é sua determinação e disciplina!

 

Abraços

 

nelves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa demais ele muito bom, esta de paraben;

 

Tenho uma pergunta,com lápis que podemos chamar de normais, como faber e folhas canson normais da para conseguir bons efeitos de realismo?

:)

 

 

Olá Welton

 

Não vou dizer que não dá, mas é preciso muito mais experiência para se trabalhar com material não adequado, pois, não oferecem uma diversidade de tons necessária com um único lápis, como os importados!

 

Abraços

 

nelves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista... excelentes desenhos... Sem dúvida o Nelves é um profissional no qual devemos nos espelhar.

Não sei se dá tempo, mas minha pergunta seria: Alguém já pediu que ele desenhasse, mas não incluindo algum defeito que a pessoa tivesse? O que ele acha disso?

 

Acho normal, é comum esse tipo de pedido, só não dá pra fazer milagres, mas uma ajudazinha sempre é possível! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.