Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Birtz

[Resolvido] Busca de dados usando IBQuery

Recommended Posts

Bom dia a todos, estou criando um sistema de cadastro de usuários no Delphi usando um banco de dados SQL (com iduser e nomeuser) e acesso ao mesmo através de componentes IBQuery. Gostaria de saber como faço para, no Delphi, ao digitar numa textbox o código de um usuario, no evento onexit dessa textbox, ele automaticamente procurar se aquele código já existe no banco de dados e, caso exista, preencha outro textbox com o nome daquele usuário.

Se possível, gostaria também de usar um Combobox no lugar da textbox do código do usuário, para no evento de criação do formulário, ele já adicionar como opções no combo os códigos já existente no banco de dados.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Birtz se você esta usando o banco sql server não sei se você vai conseguir conexão com o banco através do ibquery..

teria que ser o adoquery.

Mas isto a parte...

no evento onexit do edit

with adoquery1 do
    begin
        sql.clear;
        sql.add('Select * from usuarios where codigousuario = :pcod ');
        parameters.parmbyname('pcod').value := edit1.text;
        open;
    end;

if adoquery1.isEmpty then 
       application.messagebox('Usuário não encontrado para este código ','aviso', mb_ok)
    else
       edit2.text := adoquery1.fieldbyname('NOMEUSUARIO').asstring;

Caso queira usar a outra forma, ao invés do combo, utilize um lookupcombobox.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo, desculpe por me expressar mal, eu estou fazendo acesso ao bd por SQL mas o bd em si é InterBase. Mesmo assim a codificação que você passou funcionou perfeitamente, muito obrigado mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.