Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dlouis

[Resolvido] Problemas no 3D MAX

Recommended Posts

Olá senhores, sou novo no fórum e novo n aárea 3D também.

recentemente comecei a fazre a modelagem de um ambiente 3D, mas não consigo de jeito nenhum colocar as texturas da biblioteca nos objetos.

tenho o 3Ds MAX 2010.

o que acontece é que na caixa "Material map/Browser", na opção "brows from" marcado a opção "Mtl library" não aparece nada!

na opção "FILE" se eu clico em open, ele não consegue abrir os mateiais dentro da biblioteca "materiallibrary" do 3dsmax. baixei alguns materiais e coloquei lá, mesmo assim não aparecem. se eu os coloco em outra pasta, eles abrem. tentei colocar o arquivo "mrArch_DesignTemplates" em outra pasta para ver se conseguia acessar, como fiz com os outros, mas ele não abre.

segue abaixo uma imagem do material editor. gostaria que me ajudassem, pois sem as texturas o 3dmax perde a graça!

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o mestre quist estivesse por aqui ele te salvava, mas espero que alguém com conhecimento suficiente venha aqui te dar um help mano. Estranho isso aeee

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece a mesma coisa no meu 3D Max 2010 (Versão genérica ;S)

Pensei que fosse por ser genérica mesmo, as vezes vem com coisas deste tipo...

Se alguém conseguir resolver agradeço ;D

Compartilhar este post

Link para o post

como eu uso a versão 9 (anterior a de vcs), não tenho como dar uma olhada nas configurações do 2010. uma outra coisa que me passou pela cabeça é se vcs estão usando o mentalray como o render defaul. geralmente, pelo menos na versão que eu uso, por default o render é o scanline, nativo do 3ds max. os materiais do mentalray só funcionam se o mentalray estiver habilitado como render. para verificar isso, pelo menos na versão 9, é preciso abrir as configurações do renderizador (botão render scene dialog, a direita do material editor), na aba common, descer até assign renderer, clicar nos ... do lado de production, e selecionar o mentalray. também vou reforçar e pedir para vcs verificarem se quando vcs tentam abrir os materiais no material editor, se ele vai para a pasta do 3dsmax que fica nos meus documentos (ou my documents). caso isso esteja acontecendo, é só abrir a pasta 3dsmax que fica dentro da pasta arquivos de programas (ou program files), no disco onde foi instalado o 3ds, geralmente o c:

fora isso, a única coisa que posso imaginar é que a cópia de vcs esteja corrompida, ou até mesmo tenha vindo sem os arquivos, já que as vezes as cópias, aham, genéricas, vem sem esses arquivos. até onde eu me lembro, a versão 9 vinha em 2 cds, um com o programa e outro com as bibliotecas de materiais, e a pessoa que disponibilizou a cópia pode ter deixado esses arquivos de fora para não ficar com um arquivo muito grande.

peço desculpas se eu estiver pensando em soluções que vcs já verificaram, mas como eu não sei o grau de conhecimento de vcs sobre o 3ds, prefiro pensar no básico primeiro.

Alguém aí que usa a versão 2010 consegue imagina algum outro motivo para isso estar acontecendo?

Compartilhar este post

Link para o post

voce abre o material editor, escolhe um slot vazio, ai clica lá em standard ou get material, vai abrir o material/map browser, ai você clica em mtl library e tá vazio http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_w00t.gif - mas pra resolver é facil -

mais abaixo no material/map browser mesmo, tem as opções File clica em OPEN.. > vai abrir uma janela, ai você vai lá em C:/arquivos de programas/autodesk/3ds max 2010 (onde está instalado o programa), nessa pasta vai ter um monte de outras pastas, ai você procura uma que com o nome materiallbraries (algo assim não lembro o nome da pasta certinho agora, mas vou ver e amanha eu coloco aqui, mas acho q é isso mesmo).

Os materiais estão todos ali, o primeiro material (3d max eu acho) são aqueles basicos que tem quase todo tipo (metal tecido pedra, etc), só os que tem a palavra "pro" na frente eu nao consegui usar.

segue o link do youtube do argentino ou mexicano, sei lá, explicando:

Espero poder ter ajudado e desculpa qualquer coisa. Feliz ano novo

ulfreitas, que bom que você conseguiu resolver o seu problema. e foi exatamente o que eu já havia dito nesse tópico e neste outro. Talvez eu tenha me expressado mal :) em todo o caso, foi bom você ter postado o link do vídeo para outros usuários que tenham o mesmo problema.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal andei pesquisando ai na internet e encontrei um video no youtube onde um cara resolvia esse problema só que no caso o dele tambem era a versao 9, eu tentei em casa com o meu 3d 2010 e resolveu, outro problema é q o cara era espanhol ou mexicano ou argentino sei lá, ele falava tudo enrolado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_sad.gif

mas o negocio é o seguinte.

voce abre o material editor, escolhe um slot vazio, ai clica lá em standard ou get material, vai abrir o material/map browser, ai você clica em mtl library e tá vazio http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_w00t.gif - mas pra resolver é facil -

mais abaixo no material/map browser mesmo, tem as opções File clica em OPEN.. > vai abrir uma janela, ai você vai lá em C:/arquivos de programas/autodesk/3ds max 2010 (onde está instalado o programa), nessa pasta vai ter um monte de outras pastas, ai você procura uma que com o nome materiallbraries (algo assim não lembro o nome da pasta certinho agora, mas vou ver e amanha eu coloco aqui, mas acho q é isso mesmo).

Os materiais estão todos ali, o primeiro material (3d max eu acho) são aqueles basicos que tem quase todo tipo (metal tecido pedra, etc), só os que tem a palavra "pro" na frente eu nao consegui usar.

segue o link do youtube do argentino ou mexicano, sei lá, explicando:

Espero poder ter ajudado e desculpa qualquer coisa. Feliz ano novo

Compartilhar este post

Link para o post

Funcionou ;D

Compartilhar este post

Link para o post

ulfreitas, que bom que você conseguiu resolver o seu problema. e foi exatamente o que eu já havia dito nesse tópico e neste outro. Talvez eu tenha me expressado mal :) em todo o caso, foi bom você ter postado o link do vídeo para outros usuários que tenham o mesmo problema.

Abraço!

Ah foi mal cara, realmente você respondeu, é q eu só parei pra ler agora q você falou, fiquei com preguiça de ler antes http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_laugh.gif hehehe. valeu kemoth, e desculpa não quero tirar teu crédito.

E que bom q o problema não era por ser genérico, eu ja tava ficando nervoso, afinal paguei R$ 30,00 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_w00t.gif

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ah foi mal cara, realmente você respondeu, é q eu só parei pra ler agora q você falou, fiquei com preguiça de ler antes http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_laugh.gif hehehe. valeu kemoth, e desculpa não quero tirar teu crédito.

E que bom q o problema não era por ser genérico, eu ja tava ficando nervoso, afinal paguei R$ 30,00 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_w00t.gif

Abraço

Relaxa cara, hehehe, eu é que tava ficando preocupado, porque eu tinha certeza que o problema era esse, mas ninguém resolvia!

Compartilhar este post

Link para o post

PS: para facilitar, crie um atalho lá na materiallibraries que está direcinando para a correta...

Clique no botão merge em vez do botão open... assim você pode adicionar várias de uma vez só...

dai seleciona o arquivo clica em all na janela que vai abrir e abre o arquivo...

Se quiser pode salvar a biblioteca com tudo todos os materias em caso de bug... é so clicar em save as...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.