Daniel St 0 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2009 Boa tarde Pessoal. Sou novo aqui na iMasters e gostaria de tirar uma dúvida. Segue exemplo simples: Possuo um arquivo chamado "funcaoX.prg" Dentro desse arquivo tenho uma funcao basica escrita em Delphi Begin if x = 0 then ShowMessage('X é igual a 0') else ShowMessage('X é maior que 0'); end; Existe como eu fazer ele executar essa função em tempo de execução partindo do arquivo? Esse somente é o exemplo, pois minha ideia seria importar essa função para dentro um BD, onde ao abrir a tela, ele importaria essa funcao para o evento OnClick de um botao por exemplo. Sei que é algo meio utópico talvez por ser uma linguagem compilada, mas caso alguem saiba alguma forma, eu agradeço. Um abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2009 Para trabalhar com o BD, sugiro que programe uma stored procedure dentro do BD, onde você codificaria o que o mesmo deverá executar quando o sistema enviar o comando execute da procedure (com os parâmetros necessários para a execução da mesma). No sistema, tudo o que precisaria fazer é programar seu botão para chamar esta procedure e depois processar o retorno da mesma em caso de sucesso ou falha. Quanto a usar funções, o delphi trabalha com Units para isso... você pode criar um .pas onde pode existir N funções que use em vários forms diferentes. Para poder utilizá-las, tudo o que precisaria era dar um add na lista de uses do form neste arquivo e então chamar a procedure no seu programa. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel St 0 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2009 Certo, também pode ser uma alternativa... Mas assim, a ideia é a seguinte, montar um gerenciador de telas (um emulador) que busque os dados da tela e suas respectivas funcoes do banco e emule-as. Como se pega-se o .pas e o .dfm e executasse, mais ou menos como um interpretador. queria ver se havia essa possibilidade Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raficcha 1 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2009 Escreva um interpretador, é o jeito. Qualdo você escreve as funções no delphi elas são compiladas em linguagem de máquina. O que você está querendo é uma tipo um "Pascal Script" (versãointerpretada, e não compilada, da linguagem Pascal) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel St 0 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2009 Ufa, achei q nao tinha chance de fazer algo assim... mas, desculpe minha ingenuidade, como faço isso? uma dica? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites