Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

educadorgustavo

Servidor dedicado ou Database prórprio

Recommended Posts

Pessoal, próximo ano finalizarei um projeto de sistema web cuja estrutura é recepcionar fotos, vídeos e músicas dos usuários - um Facebook da vida http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_biggrin.gif . Como gosto de pensar com "um passo à frente", me prevenindo, tenho dúvidas se será melhor eu contratar um servidor de hospedagem "normal" ou se será mais vantajoso investir em um Datacenter próprio.

Tenho certeza que meu negócio dará certo - o sistema web, mas em relação às questões de escalabilidade e capacidade de armazenamento?

A Locaweb, UolHost, Insite, etc, oferecem alguns planos bons, mas são MUITO caros! Para meu sistema começar a gerar renda e ganhar status (ganhando investidores), tenho que possuir uma quantidade significante de usuários (100 mil pra cima), só que, até chegar lá, como manter o crescente depósito de arquivos?

Fazendo uma conta simples, se cada usuário for responsável em 1 ano por 500MB de dados, 100 mil usuários consumirão 5TB (arredondando) de armazenamento, fora as questões de banda (que será alta, pois o sistema possui muitos recursos em "tempo-real").

A maioria dos servidores alugados só nos "libera" entre 60GB e 120GB de dados para armazenar http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_mad.gif. Se formos adquirir um servidor dedicado o valor da mensalidade aumenta (até quadruplica) e a quantidade de espaço permanece quase a mesma.

Com R$ 2.500,00 conseguimos montar um servidor dedicado com o 2x mais memória DDR e 10x mais capacidade de armazenamento que as empresas oferecem.

Para mim, que moro em Aracaju/SE, um dos maiores problemas está na velocidade de transmissão dos dados, pois o Velox daqui só oferece até 1Mbps de transferência (mentira - nós já sabemos que é bem menos), logo, não adiantaria eu possuir um server rápido com uma conexão lenta, não é? Ou tem solução para isso?

Já pensei (como a maioria) em iniciar o sistema em servidor comum e depois ir pagando por espaço adicional, mas como já pesquisei, vai pouco-a-pouco ficando muito caro, praticamente insustentável (para quem ganha R$ 900,00 a.m.).

Enfim, alguém possui alguma sugestão sobre qual a melhor saída para se investir num sistema que captará grande quantidade de dados e grande quantidade de banda?

Queria saber como Mark (Facebook) conseguiu se virar antes de receber altos investimentos para criar seu Datacenter, pois aqui no Brasil, aparentemente, só tendo MUITO dinheiro para conseguir investir num negócio assim. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_happy.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

comece com uma solução simples

a medida que for crescendo, elabore projetos e propostas para obter financimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao entrar em contato por email com a Alog, UOLHost e outras, explicando minha necessidade, elas disseram que para sistemas web com esse foco (rede social) é necessário um servidor dedicado. A BRHosting, por exemplo, disse que "empresa honesta" nenhuma aceita colocar esse tipo de sistema em servidores compartilhados, ou seja, em servidores "baratos".

O que não entendo é porque as empresas de hospedagem (que pesquisei e contatei) não possuem planos em que o usuário possa ir comprando de pouco-a-pouco mais espaço e tráfego. Por exemplo: ou elas oferecem um plano A com 60GB ou o plano B com 120GB, mas por que não posso comprar de 10 em 10GB se o servidor não é dedicado?

Isso sem falar nos preços altos "sem sentido" dos espaços adicionais de disco. Pois com R$ 350,00 - R$ 450,00 conseguimos comprar um HD de 1TB, mas se formos comprar esse espaço no servidor... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_ohmy.gif

O que eu queria era uma empresa que me oferecesse gradualmente espaço e tráfego "ilimitado" para meu negócio crescer, começando num servidor compartilhado e, quando eu tivesse condições, passasse para um servidor dedicado (de R$ 450,00 a R$ 1.200,00 por mês).

Enfim...

Mas valeu pelo comentário, hinom.

E já que está no mesmo contexto, vou fazer outra pergunta:

Por causa dos preço altos dos servidores, estava pensando... e se eu direcionasse os arquivos dos meus usuários automaticamente para servidores de hospedagem gratuitos? Ai meus servidores só registrariam os links de acesso aos arquivos e, quando os usuários os solicitasse, o sistema buscaria os dados nos servidores onde estão hospedados e os exibiria em meu sistema.

Nesse caso, meu sistema funcionaria como um intermediador de arquivos.

No entanto, fico receioso quanto a velocidade da transmissão dos dados, pois, na prática, ficaria assim:

Usuário > Meu Servidor > Servidor onde está o arquivo > Meu servidor > Usuário

Se bem que quando adicionamos um vídeo do Youtube em nosso site/blog a seqüencia é a mesma, e nem por isso os usuários deixam de "esperar" pela resposta (entrega dos dados) do Youtube.

Vocês acham que isso pode dar certo? Acham que o sistema ficaria lento? (lembrem-se que tem muito Ajax - janelas pré-carregadas para não haver reload de página)

Desde já, agradeço as opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.