helionas 0 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2009 Pessoal estou precisando da ajuda de vocês para implementar a Ficha Técnica de produtos em um sistema para indústria de calçados. Estou com um dilema danado, quem sabe alguem de vcs que programa ou ja programou para PCP pode me dar uma substancial ajuda . Eis o Problema: Fiz uma tabela de Estoque. Neste Estoque estão todos os insumos que a fabrica irá utilizar... tudo tudo mesmo. Afinal é o estoque de materias primas e outros... Tmb devo montar uma tabela para inserir nesta ficha tecnica todos os produtos que serão utilizados. Somente com este problema... Vamos supor que o modêlo seja na Ordem 100 e o modelista desenvolveu este modelo da seguinte forma: Cabedal - (parte principal do calçado) em couro Preto Sola - Fornecedor XX - Código XX - Cor : Preto Laço - Fornecedor XX - Código XX - Cor: Branco Enfeites- 1 Fivela - Fornecedor XX - Código XX - Banho: Níquel Fosco. Até ai tudo fica fácil , pois você irá inserir nesta ficha técnica justamente este materiais que já estão ou estarão no estoque. Esta Ficha Técnica ficará agregada a esta Ordem 100 - Toda Vez que Vender esta ordem eu deverei utilizar a quantidade e o material estipulado nesta Ficha ok. Agora o que vou propor (Acontece na realidade) é o seguinte "Calcanhar de aquiles" O representante mostra a foto e ou a amostra ao cliente e este não gostou da modelagem e ai pede para fazer substituições: - Em vez da Sola ser na Cor Branco - pede para ser na cor :Marron - Pede para substituir o Banho da Fivela de Níquel Fosco para Dourado - As vezes altera até a Cor do Couro de Preto para Marrom! Ai como eu vou lidar com estas variavéis neste produto? - Se eu soltar este pedido do jeito que o cliente quer na Ficha de Produção não irá sair a Sola na cor Branco, pois a sua Ficha Técnica esta registrado cor:Preto. Também o pessoal da produção não irá colocar a Fivela na cor Dourada e sim na cor Níquel Fosco. Pois estes materiais estão gravados na Ficha técnica - O Comprador da empresa não irá adquir esta fivela na cor dourada pois o seu relatorio de consumo daquele lote que consta este pedido esta somente na cor níquel fosco!!! Pessoal é justamente ai é que eu não consigo entender como lidar com estes materiais variáveis em uma Ficha Técnica ok. Qdo. o produto sai tudo certinho e não há mudanças na hora da venda ou substituição de material na hora de fabricar fica tudo fácial fazer ... mas o pessoal na prática troca bastante estes materiais ... As vezes falta o Couro do Fornecedor XXX e vai ou couro ou material sintético no lugar e ai como fica minhas ordens de trabalho , relatorio de consumo - Compras e tudo mais. Deu agora para entender o meu "dilema"... Fico no aguardo de uma solução para o meu caso. Obrigado a todos que leiam e possa me ajudar. Até breve/Hélio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2009 Amigo... nesse caso eu recomendo que você force a gravação de uma nova ficha técnica com as novas especificações... não tem como montar uma mesma ficha técnica que atenda N casos diferentes se as especificações diferem entre um produto final e o outro... eu trabalhei na área têxtil há alguns anos e lá tinhamos que montar fichas para gerar o tecido no tear... apesar de usar o mesmo produto/fornecedor, a sequência de entrada (raport) dos fios no tear variava de produto final para produto final, o que obrigava a cadastrar N fichas técnicas, uma para cada tipo de produto final. No seu caso não será diferente: se o produto apresentado não agradar o cliente e ele pedir mudanças, o que terá que fazer é trocar a ficha técnica do produto da ordem de pedido do cliente. Não sei como você está montando o seu sistema, mas o melhor seria montar o cadastro de fichas técnicas independente de ordem de serviço e ligar na ordem de pedido a ficha técnica escolhida.[]'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
helionas 0 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2009 Ok Colega! Obrigado por ter respondido. Vou raciocinar no que me informou, tlvz não tenha outra solução mesma a não ser ficar fazendo novas fichas técnicas para cada ítem dos pedidos. QQ forma, obrigado pela "força". Sds/Hélio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2009 Talvez você possa facilitar o trabalho do usuário se der uma opção do tipo "Gerar nova ficha técnica a partir da ficha técnica atual" ... Se o usuário do sistema só vai mudar em alguns poucos pontos, esta poderia ser uma idéia interessante, caso a amarração dos dados do sistema permita isso. De todo modo, fica a sugestão.[]'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
helionas 0 Denunciar post Postado Dezembro 19, 2009 Olá Chrnos beleza!! Depois de pensar e repensar resolvi fazer uma reunião com o fabricante e propus-lhe o que segue: As ordens serão assim codificadas - 117-01 - 117-02 - 117-03 - / 200-01 - 200-02 etc Assim Dentro da mesma modelagem - iriamos fazer no máximo 05 variações seja ela de cores, materiais e ou solados. Se por ventura houver a necessidade de criar outra variação dentro do mesmo modelo a gente copia a ficha técnica original e faz a alteração para a nova variação , mas isto é em último lugar, pois os modelos deverão ser criados com o máximo de cuidado e atenção quanto a combinação de cores - materiais para que os lojistas não fiquem dando uma de modelista. Desta forma, fica tudo padronizado, e a digitação será o seu curso normalmente, o operador não tem que se preocupar com variações disto ou daquilo. Pois se não for assim, teríamos que contratar várias pessoas para cuidarem deste ítem de entrada e aí fica travado todo o fluxo de serviço do PCP. Depois de explanado exaustivamente com o pessoal da direção e produção,concordamos em montar no máximo 05 variações de fichas técnicas por modêlo. Assim, não sobrecarregaria o pessoal do PCP e ficar prestando atenção, qto. as mudanças propostas pelos representantes e clientes. Os catálogos serão impressos com estes cinco tipos diferentes de modelagem. As vezes para resolver determinado problema a gente ter que passar para os nossos clientes a dificuldades e todo otrabalho de programação para fazer com que o computador entende o que eles querem que façam!! Obrigadão pela sua atenção e... Feliz Natal e bons códigos para o Novo Ano a todos desta nossa maravilhosa comunidade !! Salve o Delphi!!! Hélio Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites