Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Krz

Usuários em grupos com permissões específicas

Recommended Posts

Boa noite galera!

Venho aqui pedir a ajuda de vocês. Comecei a trabalhar com Joomla a pouquissimo tempo, praticamente não sei fazer nada ainda no sistema.

Queria saber se e possível criar um cadastro de usuário e criar permissões de áreas que ele pode ou não acessar. Por exemplo, uma intranet onde existem as áreas: Administração, Cadastro, Recebimento, Manutenção, TI, RH, Forum de discussãoentre outros.

Como quero aplicar um sistema em uma intranet, cada usuário teria permissões de acesso.

Por exemplo, o pessoal da administração teria acesso as áreas "administração, cadastro, recebimento e forum de discussão", o pessoal da TI teria acesso geral, o pessoal da manutenção teria acesso somente a manutenção.

E apesar de um certo usuário não ter permissão para acessar tal área, ele ainda asism poderá vê-la no menu, mas sem poder acessá-la, sendo exibida de uma cor diferente no menu e uma mensagem de acesso restrito a tal área.

Basicamente cadastro de usuáriops em grupos, e tais grupos teriam as permissões definidas.

Alguem sabe me dizer se é possivel fazer isso com joomla e se for possivel, ,se é necessária a utilização de algum plugin e quais seriam.

Ou se for impossivel fazeê-lo com joomla, se alguem conhece algum outro CMS ou sistema, seja pago ou gratuito, que torne isso possível

Desde já agradeço.

Att, Rodrigo Cardoso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É + ou - isso

O problema é que esse ACL só modifica o menu que aparece conforme o usuário logado. Ele não bloqueia o conteúdo que não aparecer no menu!

Se o usuário pegar um link de algo que não existe no menu, ele consegue acessar normalmente tal conteudo.

COmo vou implantar o sistema em uma intranet e na empresa que trabalho os usuários dos pcs não são fixos e não posso desabilitar o histórico dos navegadores, esse ACL não seria eficiente.

Procurei outros ACL, que criassem permissões por grupo e bloqueassem o acesso, até encontrei um com versão gratuita e paga, mas o gratuit não funciona em sections e categorias, tem uma versão trial, mas também não funciona direito, e o pago custa 60 euros =x

Tentei ver outro CMS que fizesse tal trabalho, encontrei um, o Xoops, que faz perfeitamente o que eu quero. Me permite criar grupos com permissões independentes.

Consegui por exemplo criar os grupos "adminsitração", "recebimento" e "gerência" e colocar usuários neles. Com isso consegui fazer configurações de itens a serem mostrados em cada grupo e bloqueio de conteudo onde tal grupo não tinha acesso (O sistema mostra mensagem de acesso negado). Mas pra minha total infelizcidade, o sistema não tem gerenciamento de seções e categorias já instalado. As mesmas só podem ser criadas com uso de módulos, e os módulos que permitiam a criação de seções e categorias que eu encontrei bugavam ¬¬'

Alguem conehce algum outro CMS, ou uma maneira de alterar os grupos do joomla de maneira a realmente bloquear o acesso a conteudos específicos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou você utiliza uma extensão (paga ou gratuita), ou espera o lançamento do joomla 1.6 que ja vem integrado esta possibilidade.

Modulos de ACL:

noixACL - Gratuito

JUGA - Comercial

Outros:

http://extensions.joomla.org/extensions/access-a-security/backend-a-full-access-control

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta Edultra

Com a sua citação sobre a versão 1.6 do Joomla, fui ao site oficial e dei uma pequena procurada sobre informações da nova versão e gostei bastante do que eu vi.

pra quem quiser ver também: http://developer.joomla.org/coordinator-blog/304-joomla-16-alpha-2-released.html

Vou baixar a versão 1.6.0 Alpha 2 e testar.

Se o sistema de gerenciamento de usuários e grupos funcionar como o do CMS Xoops, é certeza de que irei implantar o Joomla na intranet da empresa onde trabalho *-*

Agradeço novamente pela ajuda =P

Compartilhar este post

Link para o post

Precisando estamos ai, no momento temos que esperar realmente a versão 1.6 para ter um controle nativo de nivel de acesso, alem do que já é oferecido hoje pelo joomla

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.