Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

helionas

Separação de cheques automatizada

Recommended Posts

Bem pessoal, já no finalzinho do ano, estou eu envolvido em mais um desafio. Parece-me que sou daqueles que recebem projetos do tipo "Rabo de Fuguete!!"

Eis a questão proposta:

1- Utilizamos o D7 +DbExpress + FB 2.1;

2- Sistema de Representação de Calçados

3- Existe um sistema rodando redondinho a + de 4 anos e a Representação faz bom uso deste.

Agora quer implementar em uma rotina automatizada de seleção de cheques para pagto. explico:

Os vendedores, fazem a venda, retornam ao Escritório, e este faz a coleta nas fábricas e retornam ao

cliente para fazerem a entrega dos sapatos e neste momento fazem o recebimento da venda através de cheques

pré-datados.

Este cheques que são vários - fazem um certo montante e volume. Dai o escritorio faz um resumo financeiro

de qto. devem a estas fábricas, separam os respectivos cheques dentro de uma média de 45 dias e com valores

próximos ao do débito financeiro.

Entregam para as fábricas em pagamento os respectivos cheques. A comissão é deduzida no ato do pagamento e

o escritorio retém este cheques.Pronto está consumado o problema.!

O Escritorio quer automatizar esta rotina de selecionar cheques para pagamento para cada fábrica no momento

do retorno da entrega, seguindo os mesmos parametros da seleção manual. (que dá uma dor de cabeça a quem separa estes cheques) pois tem que ficar atendo à média de 45 dias, os cheques não podem passar muito do valor ou ficar muito aquem deste.

Isto sobrou pra mim! - No momento estou pedindo ajuda a vocês de dar-me uma ponta-a-pe´de como terei que realizar esta tarefa de automatização!!

1- Separar os cheques por lote de acerto,

2- Verificar o Valor a ser pago para cada fábrica

3- Listar os cheques possíveis para pagamento do débito na média de 45 dias.

 

Agradeço de antemão,quem possa me ajudar. QQ "suspiro" é válido. Quem sabe, alguem de vcs. tem uma Cabeça mais

esclarecedora e pode me dar um estalo, para prosseguir. Até breve.

Gratos/Hélio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia explicar melhor esta parte :

 

"separam os respectivos cheques dentro de uma média de 45 dias e com valores

próximos ao do débito financeiro."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Itepi

Esclarecendo-lhe...

Seguinte: As vendas são efetuadas para pagto. com cheques pré-datados em 3 pgtos. de 30/60/90 dias. Qdo.fazem a entrega, recebem dos logistas estes 3 cheques nos prazos acima, ou um único cheque no prazo de 45 dias. Pronto. Estes cheques retornam ao Escritório de Representação. O Escritório digita todos estes cheques no sistema para registro e uso no pgto.às fábricas de calçados. Então de posse deste cheques o Escritório de Representação, faz a separação de cheques para pgto. às fábricas sempre na média de 45 dias.:

1- Fábrica Klin - montante da venda - 4.500,00

2- Este valor é pago com os próprios cheques pré-datados recebidos dos Lojistas.

3- Procurar cheques que atendam a este valor e que somados e dividos atingem a média de 45 dias para liquidação, pois se a média passar muito digamos 50 ou 60 dias... nossa "chiam" pois eles entregaram o sapato para serem pagos na média de 45 dias (30/60/90).

4- É justamente aí que temos que automatizar... Fazer com que estes cheques já digitados sejam selecionados em valores e prazos para pagamentos destes 4.500,00.

5 - São recebidos divs. cheques com dvs. valores mas sempre na média de 45 dias.

Deu pra entender...

 

Imagine você de posse de uma calhamaço de cheques que foram recebidos em pagamento digamos de um montante de 60 a 100.000,00 reais por entrega, e depois este montante de 100.000,00 tem que serem rateados para cada fábrica de sapato que fazem parte deste montante. Este valor de Vendas bruto devem serem zerados ao fim do pagamento de cada entrega.

Se precisar de novos esclarecimentos é só pedir, estou aberto a qq solicitação, afinal preciso de qq luz que diga Hélio, tenho em mente que deve ser por aqui ou por ali. Não é moleza!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara pensei em algo com relação ao valor,

 

primeiro tem que ser feita uma consulta no banco de dados procurando o menor valor enquanto o valor for maior q o desejado :

SELECT MIN(VALOR) FROM CHEQUES WHERE VALOR >= 4500

Obs.: No lugar de 4500 você utiliza uma variavel

 

Se o valor localizado for 25% maior que o desejado descarta e faz outra pesquisa, dessa vez procurando o maior valor enquanto o valor for menor que o desejado :

SELECT MAX(VALOR) FROM CHEQUES WHERE VALOR < 4500

 

Guarde esse valor em uma variavel, pois é o cheque que chega mais perto do valor que você deseja pagar ao fornecedor.

Depois disso veja a diferença entre o valor desejado e o valor encontrado, vamos supor que nesse caso tenha sido 500 reais.

ai faça um range desse valor, de 5% pra mais, ficando 500 à 525. ai faça uma nova consulta utilizando esses valores

SELECT MIN(VALOR) FROM CHEQUES WHERE VALOR BETWEEN 500 AND 525

 

Vá aumentando o range de 5 em 5 porcento até encontrar um valor, por exemplo:

10% - 500 à 550

SELECT MIN(VALOR) FROM CHEQUES WHERE VALOR BETWEEN 500 AND 550

 

15% - 500 à 575

SELECT MIN(VALOR) FROM CHEQUES WHERE VALOR BETWEEN 500 AND 575

 

 

Com o valor encontrado compare com o da primeira consulta o que falamos ser 25% maior do que o valor desejado, e escolha o menor entre os dois.

 

Foi isso que consegui pensar, porem não testei nada, foi uma idéia que veio a minha cabeça apenas, provavelmente precise de adaptações, pois envolve 1 ou 2 cheques para o pagamento do fornecedor o que é inviavel as vezes, ai provavelmente você tera que fazer uma 3ª verificação para no caso de mais de 2 cheques.

 

Se tiver alguma ideia com relação a média de 45 dias, te aviso, porem acho que é soh encaixar uma condição nos SELECTs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Itepi. Parece-me uma boa idéia. você suscitou uma dúvida de que poderia ser mais de um cheque... A resposta é sim. As vezes, dependendo dos valores, há até 15 ou mais cheques, depende dos valores das vendas de cada entrega. Tem clientes que compram 1.000,00 reais e dividem em 3 ou 2 pagamentos. As vezes, dependendo do valor a ser pago à fábrica, pode ser um ou dois cheques que na média de aproximadamente 45 dias. Na média surgiu-me a idéia de pegar cada cheque depositado e verificar a quantidade de dias que resta da data do "acerto" com a fábrica até a data do "Bom para". Assim, com estes dias iria ver as médias. O Duro desta questão é que trabalhamos com duas variáveis... 1ª - Separar os valores de cheques até próximo ou além do valor a ser pago. 2ª - Que este cheques selecionados fiquem os seus respectivos vencimentos próximos à média de 45 dias. Viu só o desafio!!

De qq forma já estou lhe agradecendo pelo interesse em me ajudar. Aproveito para lhe enviar minhas saudações de feliz natal, e que Deus nos ilumine para chegar a uma forma de conclusão com isto aqui. Até breve /Hélio.. Ia me esquecendo... Pessoal faço aqui uma extensão das minhas saudações a todos desta maravilhosa comunidade. As vezes a gente esquece que milhares de outros colegas estão lendo nossos post's e não somente um ou outro colega.Fica ai o registro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.