Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Chead

Freelancer - É necessario registro?

Recommended Posts

Galera, nao sei se criei o tópico na área correta, caso não peço a gentiliza que algum moderador mova o topico para a area correta.

É o seguinte, estou ingressando na área de freelancer a mais ou menos 1 ano, porém nunca tive registro algum.

Trabalho na area de design/arquitetura e vai e vem algum contratante me pede no final de cada trabalho uma nota fiscal.

É aí que eu preciso de ajuda. É necessário registrar para entregar uma nota fiscal ou só de exercer a atividade de freelancer sem registro ja é contra as regras?

Gostaria de saber também a questão de contrato. Como prosseguir com um contrato no caso do freelancer querer apresentar um ao cliente sem ter o registro? Vi modelos disponíveis para download na web e todos eles podem um numero de ISS e INSS do freelancer, que no caso de nao possuir registro nao ter.

Aguardo respostas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu trabalhei muito tempo sem registro na área de freela. Mas para clientes pequenos.

Atualmente presto serviços na área de programação, tenho de emitir notas fiscais, como tenho empres aberta não tenho problema nenhum quando a isto.

Mas se você quer prestar serviços grandes para empresas importantes deve ter uma segurança quanto a responsabilidade das duas partes.

Com isto, um contrato seria ideal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.